Web rádio Sertaneja: como criar a sua em poucos minutos

As rádios digitais principalmente web rádio sertaneja tem se destacado bastante num cenário onde o público tem investido cada vez mais nos serviços de streaming. Por contarem com transmissão através da internet, as web rádios unem a nostalgia das rádios clássicas com a tecnologia em ascensão.

Logo, as web rádios se diferenciam por oferecer uma maior acessibilidade aos ouvintes e algumas contam até mesmo com aplicativos para tornar a experiência melhor. De fato, não dá para viver sem música e ainda que serviços como Deezer e Spotify façam sucesso por conter uma ampla quantidade de Playlists e Podcasts, a sensação promovida por  uma rádio ainda é uma das favoritas.

Por isso, confira alguns motivos para investir numa Web rádio sertaneja em 2021 e começar a tornar o seu sonho real.

Como funciona uma Web Rádio?

Para uma web rádio funcionar como o esperado, além dos equipamentos necessários para manter as transmissões é preciso fazer uso de um streaming de rádio para que a programação funcione adequadamente.

 Diferente das rádios analógicas que utilizam receptores, as rádios digitais não necessitam de antena para levar o sinal até os ouvintes. Logo, para que uma rádio digital funcione perfeitamente é necessário um serviço de streaming.

Portanto, o atual meio de propagar levar o sinal de uma rádio online é a internet, o principal meio de comunicação da atualidade que conta com opções acessíveis e populares com uma alta presença de público. 

Quais as vantagens de uma Web Rádio Sertaneja?

De acordo com pesquisas, o celular é o aparelho mais utilizado dessa geração, o que fez diversos setores enxergarem na tecnologia dos smartphones um aliado em potencial para expandir seus projetos. Afinal, o dispositivo é capaz de fornecer muitas possibilidades para criadores de conteúdo em diversos segmentos e para as rádios online não seria diferente.

A clássica Rádio analógica precisou ser renovada para encaixar sua utilidade na demanda atual, buscando atender a um novo público que preza pela acessibilidade de conteúdo direto no celular e fazendo uso apenas da internet como canal.

Por isso, muitas rádios trataram de fazer seus perfis nas redes sociais para ampliar o alcance através da Web, enxergando a vantagem oferecida pela internet para divulgar a nova forma de streaming, programando suas transmissões e levando mais conteúdo aos seus ouvintes de maneira simples e objetiva.

O que é necessário para criar uma Web Rádio Sertaneja?

Antes de criar uma web rádio sertaneja e começar a fazer sucesso com sua transmissão, primeiramente é necessário avaliar alguns pontos na proposta de conteúdo que você deseja oferecer aos seus ouvintes. Sendo assim, é preciso fazer uma análise desde a estrutura idealizada para a rádio, público-alvo, tipos de conteúdo que serão abordados, além de definir os principais gêneros musicais que vão fazer parte do processo de conquistar o seu público. 

No entanto, é preciso fazer uma pesquisa das melhores opções de softwares, suporte e meios de divulgação para fazer com que a sua rádio conquiste e ofereça um serviço de boa qualidade aos seus ouvintes. Por isso, hoje em dia é possível contar com um leque de opções desde softwares, sistemas de playlists, equipamentos e dicas diversas para começar a planejar a sua rádio online. 

Motivos para criar uma Web Rádio Sertaneja

Em algum momento você já deve ter notado o quanto uma boa parte do público brasileiro ama música sertaneja, com destaque de preferência para o sertanejo universitário que tem nomes notáveis na indústria, como Marília Mendonça e Gusttavo Lima, que marcam presença nos rankings de serviços de streaming como Spotify.

Além disso, não é preciso pensar muito para  lembrar dos refrões mais chicletes e dos artistas que são referência na atualidade, principalmente quando os hits são feitos por duplas como Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano e as duplas femininas Simone e Simaria ou Maiara e Maraísa, que conseguem se manter em alta a cada lançamento.

No entanto, se você for divulgar músicas que possuem direitos autorais você irá esbarrar no ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, que com base na Lei de Direitos Autorais brasileira prevê que a  utilização de músicas publicamente por toda e qualquer pessoa é passível de cobrança.

Sertanejo é um dos gêneros que dominam os serviços de streaming

A busca por serviços de streaming cresceu ainda mais após a pandemia, com muitas pessoas tendo seus interesses despertados pelo fácil acesso a qualidade e praticidade em ouvir faixas pelo celular, sem a necessidade de baixar músicas.

Portanto, esse é um cenário que fornece a oportunidade perfeita para criar uma Web rádio sertaneja dedicada a um gênero musical bastante popular e com potencial para alcançar muitos ouvintes que compartilhem de gostos semelhantes e que vão consumir esse tipo de conteúdo. 

Leia também: Email Marketing para Web Rádio – Tudo o que você precisa saber

Publicidade

Além de oferecer vantagens como alcançar uma audiência engajada com o seu projeto, é possível obter ainda mais com a proposta de uma web rádio. A publicidade para rádios tem foco em anunciantes que pagam para divulgar seus serviços através daquele canal com uma boa segmentação.

Portanto, se manter atento às tendências de marketing e buscar aumentar a presença da sua rádio nas redes sociais contribui para que mais anunciantes se identifiquem com sua rádio e queiram investir em parcerias. 

Além disso, estratégias como Email Marketing para Web Rádio são alternativas que agregam ainda mais a captar mais ouvintes, fazendo com que os que tenham contato com o seu trabalho, passem a recomendar para amigos e pessoas próximas, consequentemente, atraindo ainda mais audiência.

Investir em uma Web rádio em 2021, vale a pena?

E se você ainda está se perguntando se vale a pena investir em uma Web rádio em 2021, a resposta é clara. Em tempos onde a música está mais próxima do público e com uma qualidade de áudio incrível, investir na criação de uma Web rádio Sertaneja irá atrair a atenção de um público com grande interesse nesse gênero que está em alta.

Portanto, oferecer playlists atualizadas, notícias do gênero e informações relacionadas ao conteúdo abordado em seu roteiro de programação vai estreitar a comunicação com o público e mantê-los atentos.

O que você achou faz sentido? Investimos tempo e dinheiro em conteúdo porque queremos ver o seu sonho ou projeto ser realizado com todo o sucesso. Então, inscreva-se na nossa lista de e-mail para não perder as novidades, conteúdos e ofertas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *