Taaqui

Como fazer o roteiro de um programa de rádio? 

Roteiro de programa de radio
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Planejar o roteiro de um programa de rádio é a melhor maneira de garantir que a rádio entregue o melhor conteúdo possível. O roteiro de um programa de rádio serve para dar uma visão clara de como será a comunicação com o ouvinte e qual melhor forma de passar as informações para prender o público pelo máximo de tempo. 

Aqui, você entenderá como fazer um roteiro para: programa de rádio musical, programa de rádio católico, programa de rádio gospel ou programa de rádio educativo que prende o ouvinte em seu canal. Para te ajudar a começar a escrever seu roteiro, reunimos nossas melhores dicas para criar um script.

Vamos la?

Por que fazer um roteiro de rádio?

É importante que você faça um roteiro, mas também é essencial que você entenda o porquê essa ferramenta é importante para conseguir tirar o máximo de proveito dela.

O roteiro é essencial no mundo da comunicação e do audiovisual, é ele que irá guiar a organização, planejamento e forma que as informações serão transmitidas para prender e entreter o ouvinte do início ao fim, determinando se seu programa será sucesso ou não.

O não pode faltar em um roteiro?

Por mais simples que pareça o roteiro é uma ferramenta poderosa e traz mais organização e assertividade para quem quer aumentar a audiência da rádio, mas é necessário seguir todos os passos.

Reunimos as informações que não pode faltar para seu roteiro de rádio ser um sucesso. Veja abaixo: 

Frases objetivas, simples e curtas

Quando você ouve rádio,  faz outras atividades em simultâneo? Geralmente as pessoas ao ouvir rádio estão trabalhando, dirigindo, malhando, etc. 

Elas estão fazendo outras atividades.

Por isso, se você quer conquistar o ouvinte é importante que todas as frases sejam de fácil assimilação e compreensão. Frases curtas, objetivas e simples torna a rádio acessível a todas as pessoas.

Ordem e sentido

Um roteiro organizado ajuda o ouvinte que conectou agora em sua rádio entender a programação. Se o ouvinte ficar perdido sem entender o que está acontecendo a aumenta a probabilidade dele mudar a rádio e não voltar mais.  Organize a ordem das matérias e atrações.  

A organização também diminui a ocorrência de furos e permite que você transmita as informações que mais conectam o seu público com a rádio no tempo certo.

Sem organização é muito comum o locutor perder o tempo certo e incluir informações demais em curto espaço de tempo. Ou mesmo deixar informações importantes de fora.

Assim, fica muito mais fácil organizar as frases que caibam no tempo certo, mas que sejam claras e de fácil entendimento com todos os dados importantes e interessantes para que o ouvinte sinta-se confortável e continue assistindo.

Duração de músicas e notícias

Com informações organizadas e planejadas o locutor consegue passar os melhores conteúdos ao ouvinte no tempo certo de entrada e saída de todas as informações, seja música, comercial, programete, etc.

Fazendo o ouvinte ter uma experiência agradável para retornar mais vezes, indicar a outras pessoas e incluir sua rádio na rotina dele, aumentando a audiência.

Isso ajuda o locutor a ter uma visão clara de tudo que precisa fazer, distribuindo e controlando o tempo certo de notícias e quadros. Um locutor sem um roteiro para seguir é pego de surpresa com notícias e participantes. Aí aumenta as chances de acontecer o famoso branco, quando ele não sabe o que dizer ou fazer.

Pesquisa e planejamento

Uma rádio para ser bem sucedida deve ser acolhedora, entusiasta e envolver emocionalmente seu ouvinte em qualquer tipo de programação, sem deixá-lo perdido. 

Por isso, pesquisa e planejamento são necessários para que você consiga aplicar melhorias contínuas e esteja prevenido para qualquer problema que possa surgir.

Veja aqui: Roteiro de apresentação pronto para rádio

Como fazer um roteiro de rádio?     

Agora que você entende a importância de usar essa ferramenta, vamos ensinar os passos principais para você montar um roteiro para qualquer um desses tipos de programas, como:  programa rádio musical, programa de rádio católico, programa de rádio gospel ou programa de rádio educativo. Veja abaixo:

Planejando 

Antes de escrever um roteiro de programa de rádio é necessário conhecer bem seu público a fim de estabelecer o tom e a linguagem que usará.

Por exemplo, se o seu público-alvo é de 40 a 60 anos e católicos, usar gírias NÃO é uma ótima maneira de ajudá-lo a se relacionar com seu conteúdo.

Você deve usar uma linguagem que seu público se identifica e costuma utilizar.

Já conhece seu público? Então, no próximo passo você irá definir qual tipo de formato é o seu programa: entrevista, noticiário, boletim, musical, etc.Depois, estabeleça o assunto e objetivo que será tratado durante a transmissão.  

Escrevendo

Escreva como se estivesse falando com um grupo de amigos. Não torne seu roteiro muito formal, tente torná-lo o mais casual possível, esse detalhe gera conexão com os ouvintes.  Existe 2 princípios que vão te guiar nessa missão:

  1. Objetividade: fala direta e informal
  2. Clareza: evitar frases de duplo sentido e palavras difíceis de pronunciar ou entender o significado para melhorar a compreensão da mensagem e conseguir passar a mensagem no menor espaço de tempo.

Dica: Se mesmo assim você estiver com problemas para fazer seu roteiro parecer natural, grave-se falando sobre o assunto. Você pode então voltar e ouvir e escrever as frases-chave.

Diferenciando-se

Não há maneira certa ou errada de escrever um roteiro de rádio, mas lembre-se de deixar sua personalidade brilhar! Não hesite em contar histórias curtas sobre sua vida, isso também ajudará você aparecer com um amigo mais próximo, gerando conexão com o ouvinte.

Fale diretamente com seus ouvintes e inclua-os em sua transmissão usando palavras como “nós” e “você”, isso ajudará a criar um sentimento de proximidade entre você e seu público.

Agora, vamos revisar o passo-a-passo

  1. Conheça seu público e escolha o tema.
  2. Escreva o texto base com as dicas que passamos.
  3. Escolha as trilhas musicais
  4. Organize a sequência para a produção
  5. Hora de gravar!

Roteiro spot de rádio exemplo  

Um spot de rádio usa a locução humana simples ou mista e os elementos sonoros — como músicas de fundo e efeitos especiais. Existem vários tipos de spots, como: comerciais, promocionais (como sorteios de ingressos ou CDs), comemorativos (datas especiais), institucionais (horários de programas e programetes da própria estação), dentre muitos outros.  

Defina o tipo do seu spot e siga o exemplo abaixo para montar o seu  

Roteiro de rádio exemplo        

 Ainda não ficou claro como fazer o roteiro de um programa de rádio? Trouxe um modelo que para te ajudar. Defina seu objetivo e siga o exemplo abaixo para montar o seu roteiro.

Nosso objetivo é ajudar você a ter uma rádio sucesso que agrade seus ouvintes por isso criamos a plataforma de rádio web completa para te ajudar nesse processo.

Este conteúdo esclareceu suas dúvidas sobre montar um roteiro que agrade o ouvinte? Deixe seu comentário é muito importante para nós.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *