Taaqui

Está com dificuldades para manter a audiência da sua rádio?

audiência rádio
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você não está conseguindo manter a audiência da sua rádio? O envolvimento do ouvinte é essencial para uma estação de rádio de sucesso. Mas você interage com seu público? Ao procurar maneiras de aumentar seu público, geralmente, as pessoas pensam logicamente sobre o número de ouvintes. Quanto mais ouvintes, melhor, é claro. 

Mas a audiência de nossas rádios da web é medida principalmente em termos de horas transmitidas. Ou seja, o que importa é o número total de horas ouvidas, independentemente do número de ouvintes. Por isso, listamos 8 ações importantes para que você faça com que seus ouvintes permaneçam mais tempo ouvindo sua rádio e voltem cada vez mais. Vamos lá?!

Anime-se para animar sua audiência  

A audiência da rádio quer ouvir uma programação entusiasmada, interessante em que ele se identifique. Se você realmente gosta do que faz, não será difícil fazer seu sorriso brilhar através das “ondas de rádio”. Interaja com o público. Estimule que eles liguem, enviem um e-mail, etc. Faça o possível para que eles interajam com você também..

Mesmo que a sua estação não inclua segmentos de conversa, você ainda pode manter as coisas interessantes e interagir com os ouvintes através das redes sociais. É apenas outra maneira de ter uma voz, receber solicitações e coletar feedback!

Aproveite que as redes sociais existem, então use-as para manter seus ouvintes. Jogue o cartão de interatividade envolvendo-se no Facebook, Twitter ou Instagram. Responda a perguntas, comente, poste … qualquer coisa que conecte seus ouvintes à sua marca o ajudará a construir a fidelidade do público.

Considere a criação de podcasts sobre tópicos relevantes

Produzir um podcast é uma alternativa para criar mais variedade. Pode ser uma mesa redonda, com os convidados debatendo algo que possa interessar aos ouvintes, uma série de notícias ou um tópico específico que você deseja abordar em profundidade. O arquivo pode fazer parte da sua programação e atrair mais audiência para sua rádio web.

A audiência de rádio gosta de se sentir representada, gosta de ouvir o que as outras pessoas têm a dizer e querem se identificar com as histórias. Portanto, planeje entrevistas que possam interessar seus ouvintes.

Mantenha a relevância e aumente a audiência

Quer se trate de música, esportes ou notícias, você deve se manter relevante. Fique atento às tendências musicais e aos novos lançamentos. Se uma banda que normalmente está em alta e vai lançar um novo álbum, adicione algumas músicas desse álbum em sua programação.

Faça do seu rádio uma referência em seu campo

Este é o conselho mais óbvio, mas ao mesmo tempo o objetivo mais difícil de alcançar. Quanto mais credibilidade for a sua rádio em seu campo, em seu gênero musical, mais ouvintes ficarão por lá por muito tempo e voltarão com frequência. Ou seja, seja útil no seu nicho, ajude por menor que seja, isso fará da sua rádio uma referência para ouvir com a maior frequência possível!

Use Jingles engraçados e criativos

Os jingles devem acompanhar o ouvinte sem apressá-lo. Eles devem servir como uma transição sem marcar qualquer interrupção em seu tom musical. Devemos evitar jingles que são muito intrusivos, muito repetitivos, vamos deixar isso para as rádios FM. Use os jingles para fazer sua audiência lembrar da sua rádio, uma boa opção é usar o humor e criatividade.

Leia também: 5 formas de como ganhar dinheiro com web rádio?

Torne o acesso mais fácil

Se os ouvintes não conseguirem chegar facilmente à sua estação, sua audiência da rádio não vai aumentar. Puro e simples, sua estação deve ser acessível de qualquer lugar. Garanta que os ouvintes possam encontrá-la no desktop e no celular.

Em nossa plataforma de rádio você tem acesso a um site administrável no qual os ouvintes têm uma conexão rápida. Você já tem uma plataforma de web rádio? Clique e conheça mais. Além do site é importante que sua estação esteja presente nas Redes Sociais.

Criatividade é tudo

O envolvimento com o seu público não precisa ser apenas uma comunicação direta, você também pode ser criativo, por exemplo: concursos e brindes. Obviamente, isso não é necessário, mas pode ser uma adição divertida à sua programação regular. Quem não gosta de ganhar brindes?

Já parou para pensar porque as grandes estações fazem isso?

E você não tem desculpas. Na era das redes sociais, as ideias para concursos são ilimitadas! Você pode pedir aos ouvintes para postar sobre sua estação nas redes sociais e marcá-lo, e você pode selecionar um vencedor aleatório. Você pode fazer uma pergunta trivial relacionada à música e a primeira pessoa a responder corretamente vence. 

Você pode postar pistas para um local escondido e a primeira pessoa a resolvê-lo e chegar antes que o tempo acabe vence. Então, se você tem um público local, pode considerar arranjar um prêmio de uma empresa local. Se você tem produtos da estação, pode distribuí-los. Ou, se você está trabalhando com um orçamento, seja criativo com o prêmio! É provável que seu público seja motivado por algo de baixo custo ou mesmo gratuito, você só precisa conhecê-los para entender o que pode ser. E isso é fácil de descobrir, pergunte a eles. Simples assim!

Faça antecipação

Você quer que seus ouvintes fiquem ou voltem com frequência? Antecipe o que vai acontecer de forma interessante, sem sobrecarregá-los com mensagens de auto-promoção. Diga o que vai acontecer em 30 minutos, em duas horas ou hoje à noite! Lembre-os de compromissos, shows, listas de reprodução a não perder. 

Eu sempre falo a mesma coisa…

Coloque em prática, você não precisa de 300 dicas, mas sim de usar uma dica com consistência e constância, aprimorando sempre que necessário. Se você não conseguia manter sua audiência de rádio, agora isso pode ser passado, mas para isso você precisa agir. Só depende de você! 

E antes de ir deixe um comentário pra gente. O que achou? Esse conteúdo fez sentido para você? Nosso objetivo é te ajudar a ter uma rádio de sucesso e seu comentário vai nos mostrar se estamos no caminho certo Conta com a sua ajuda. Até logo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *