8 Ideias de Assuntos Para Quebrar a Mesmice Nas Rádios

Uma rádio que não inova na programação tende a ficar esquecida. E uma rádio esquecida não gera renda. Sei que nem sempre as ideias surgem com facilidade, mas existem formas de fazer com que boas ideias brotem. Se você está sem ideias para sua programação, vem com a gente porque separamos para você uma lista de 8 assuntos para quebrar a mesmice e encantar surpreender seus ouvintes. Não vai faltar tema interessante para falar na rádio depois que ler esse artigo.

Cultura

Aproveite os livros, peças ou poesia como parte de seus programas, explore como essas obras surgiram e como foram informadas pelas experiências do autor. A história de um artista que persevera em criar sua obra-prima pode ser tão atraente quanto qualquer coisa que ele cria e é uma ótima adição ao seu catálogo de ideias para o rádio. Se você tem um talento artístico, escreva seus próprios contos ou poesia para os ouvintes em sua programação de rádio.

Recomendação

Tenha um momento de recomendações, seja de um artista, música, álbum, receita, produto, livro, jogo, filme, destino e outras recomendações para seus ouvintes. Aproveite assuntos que você esteja interessado no momento, deixe seus ouvintes saberem! Ou pergunte a eles, fale sobre o interesse deles, assim você aprende novas coisas também, mescle os assuntos, use a criatividade.

Teorias da conspiração

As teorias da conspiração podem fazer parte da programação de rádio. Todos nós gostamos de ouvir sobre as “verdades secretas” por trás de nossas vidas, mas também gostamos de ouvir que as pessoas estão erradas.  Examine as diferentes teorias da conspiração e veja a probabilidade de a teoria ser verdadeira. Se você provar que uma conspiração é falsa,  é boa uma informação para compartilhar. O YouTube é um bom canal para você procurar mais sobre esses assuntos.

Você sabia?

Você conhece ou aprendeu recentemente um fato novo e interessante no qual seus ouvintes tem  interesse?  Ou mesmo poucas pessoas conhecem? Ele pode fazer parte da sua programação de rádio. Transforme-o em um tema interessante para seu programa e conte aos seus ouvintes. Você também pode pedir a  opinião deles e aproveitar para fazer um quadro de enquetes. Lembre-se de uma coisa muito importante que vou falar agora: as pessoas adoram dar a própria opinião sobre as coisas. Contudo, isso fará com que elas interajam e criem uma conexão cada vez mais forte com sua web rádio.

Momento Nostalgia

Reveja ou recapitule uma música, álbum, evento (concerto, festival, premiação, evento esportivo, etc.), livro, jogo, show ou filme. Você lembra daquela música que fazia sucesso na sua época de infância e quase todos da mesma idade conhecem? É ótimo para estimular o sentimento de nostalgia e conectar os ouvintes com você.

Mas vou falar algo muito importante agora, para o momento nostalgia dar certo, você só vai usar esse exemplo se o seu público for parecido com você ou da mesma idade. Se não for, você deve procurar assuntos nostálgicos da época do seu público. Nunca esqueça do seu público, todo conteúdo deve ser produzido pensando nos seus ouvintes.

Leia também: Abertura de Programa de Rádio: 5 formas de fazer uma abertura

Relacionamentos

Problemas de relacionamento é algo com que todos nos identificamos. Estou falando de todos os tipos de relação: familiar, amizades, romance ou casamento. Nenhum relacionamento é tranquilo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mergulhe em assuntos, como: Como o casamento afeta um relacionamento?

Quando é a hora de deixar de ser um amigo e como ficar conectado com amigos e familiares que você não vê com a frequência que gostaria? Peça a seus ouvintes para enviar perguntas a serem respondidas. Uma ótima dica é fazer parceria com especialistas e convidá-lo para participar do programa. Essa atitude vai estreitar os laços com os ouvintes e te  tornar uma figura confiável para eles, fazendo com que eles voltem mais vezes, até se tornarem fãs.

Convidado

Convide especialistas para participar da sua programação de rádio. Mas não se prenda a especialistas, você pode convidar amigos, familiares, músicos e outras pessoas notáveis ​​para o seu evento de rádio ao vivo. Você pode ter uma conversa com eles ou fazer com que seu convidado dê uma palestra. O importante é ser interessante e agradável, aproveite as mensagens que seus ouvintes já deixaram para você e escolha os temas que mais geram dúvidas ou engajamento.

Viagem pela história

Quem não conhece sua história, acaba repetindo-a. Transmita um programação de rádio que tem o poder de levar seus ouvintes por uma viagem no tempo. Explore eventos e pessoas famosas que moldaram o mundo que conhecemos hoje ou considere aqueles menos conhecidos e esquecidos que ainda nos impactam e traga um momento de reflexão para o público. Lembre- se de pedir opinião também.

Programação de rádio: Na prática

Agora, você está há um passo de fazer um bom programa de rádio, vamos organizar o roteiro. Você já tem os assuntos listados, não adianta ficar olhando um monte de ideia e não fazer nenhuma. Por isso, colocamos 08 assuntos, quanto mais ideia mais difícil é escolher. Escolha a que você julga que seu público vai se identificar e faça o teste. 

Mas não adianta sair fazendo de qualquer jeito, existe um passo a passo para criar um roteiro bom que vai te ajudar a organizar as ideias e até mesmo inovar para criar algo encantador. Clique aqui e veja como fazer um roteiro de rádio.

O que achou das ideias? Listamos 8 temas interessantes para seu programa de rádio, não perca tempo e comece já a planejar o seu programa, caso precise de sugestões de nomes de programas de rádio é só clicar. Achou que íamos te abandonar? Já pensamos em tudo!

Só nesse artigo você tem as ideias para sua programação de rádio, passo-a-passo para o roteiro e criação do nome do programa. Agora só depende de você, vá atrás dos seus objetivos, não deixe nada te parar. Se tiver qualquer dúvida deixe nos comentários, estamos sempre de olho e logo responderemos.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *