Email Marketing Para Web Rádio: Tudo o Que Você Precisa Saber

Em um cenário onde a internet é o principal meio para trocar informações, uma das formas mais comuns de efetuar uma boa comunicação com os clientes é através do Email Marketing.

O termo consiste em uma estratégia de Marketing direto que abrange toda a comunicação realizada por email, especialmente quando envolvem campanhas, eventos e promoções. A estratégia oferece vantagens para quem deseja obter mais ouvintes e firmar parcerias, assegurando que atinja um maior público e obtenha um retorno significativo.

Por isso, confira alguns motivos para investir no Email Marketing para sua Web Rádio.

O que é email marketing?

Em algum momento você já deve ter notado uma mensagem de Email Marketing em sua caixa de entrada, captando a sua atenção por oferecer uma promoção irresistível da temporada, além de um bom cupom de desconto para mais itens.

No entanto, diferente do incômodo Spam, a prática não tem o objetivo de lotar sua caixa de entrada com emails de origem duvidosa ou insistir para que você compre todos os itens do mundo.

Por isso, antes de qualquer loja te enviar emails, é preciso ter o seu consentimento para receber as mensagens, assim como é preciso que você solicite o cancelamento quando não há mais interesse nas promoções ou conteúdo.

O Email Marketing está presente nas mais diversas formas no dia a dia:

  • Promoções de viagens
  • Liquidação em e-commerce
  • Confirmação de pedidos em lojas online
  • Promoções de cursos
  • Anúncios de evento

A história do Email Marketing

 

O início

Em meados de 1970, a prática surgiu como uma forma de captar clientes e informá-los sobre as novidades de tecnologia para a época. Inicialmente feita através de correios, se manteve como um dos principais meios de comunicação por um bom tempo, porém, também passou a ser enviada por alternativas como fax e mala direta.

Na época, o gerente da Digital Equipment Corp – empresa pioneira de computadores, enviou cerca de 400 emails para promover os serviços da companhia. O resultado foi eficiente e a empresa obteve um retorno em 13 milhões de vendas.

A década de 90

Anos depois, na década de 1990, ainda que os canais mais utilizados fossem o telefone e o clássico correio, o email surgiu como um recurso a mais para contribuir para as estratégias de marketing. O Hotmail surgiu como um serviço de email gratuito em 1996, seguido por AOL e Yahoo em 1993 e 1996, respectivamente.

Não demorou para que aquele cenário se tornasse perfeito para captar o interesse do público e levar mais informação até eles. No entanto, com toda a popularidade dos serviços de email crescendo, ações foram necessárias para lidar com o spam e facilitar a entrega da informação de forma mais segura.

Leia mais: 5 dicas para atrair mais ouvintes com as redes sociais

Tipos de Email Marketing

Existem diversos tipos de usar o Email Marketing para uma estratégia efetiva. E ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a comunicação via email não tem apenas o objetivo de captar um cliente.

Primeiramente o objetivo é levar a informação até o leitor, e caso aquela mensagem desperte o interesse, o leitor será um cliente em potencial. Por isso, confira algumas das principais formas de email:

Comercial

Geralmente voltado para o setor de e-commerce, consiste em mensagens objetivas e que apelam para o recurso visual. Assim que o email é aberto, logo o cliente se depara com ofertas, cupons e promoções diversas, com o objetivo de levá-lo para o site.

Essa clássica estratégia é uma forma de manter os clientes atentos sobre as novidades e funciona melhor com um bom design.

Newsletters

As Newsletter são mais objetivas e possuem uma forma de comunicação clara. O objetivo principal dessa forma é manter o interesse do usuário e torná-lo mais próximo da marca com o auxílio de emails informativos.

Email de serviço

Essa forma é utilizada como um recurso de comunicação exclusiva, geralmente desenvolvido de acordo com o perfil de clientes do mailing da sua radio. Em geral, um email de serviço é programado a fim de agilizar o atendimento e divulgar programação, patrocinadores, novidades, serviços e etc.

Muito utilizado no setor de e-commerce, serve como uma maneira de passar mais segurança ao cliente, além de fornecer lembretes de itens pendentes no carrinho e ofertas exclusivas.

Leads

Existem muitas formas de gerar leads, seja pelas redes sociais ou campanhas, essa prática de marketing favorece a compreensão do interesse por sua programação.

Além disso, serve para enviar emails com conteúdo relevante para os destinatários, a fim de aproximá-los para preparar o caminho e divulgar patrocinadores e sua programação.

Alguns dos objetivos da geração de leads são:

  • mailling com clientes em potencial 
  • criação de base de assinantes de newsletter

Por que investir nessa estratégia?

O Email Marketing oferece muitas vantagens ao usuário e no Brasil é uma das formas favoritas de comunicação do público. Portanto, o recurso se torna muito mais do que uma forma de apenas enviar e receber mensagens.

O recurso torna o recebimento de informações mais acessível, tanto como um aliado do cotidiano de quem não consegue ficar atento às novidades em tempo real, quanto para quem vai investir, pois possui formas de custo amigáveis.

.

Por isso, alguns benefícios do Email Marketing incluem:

  • Agilidade: torna o processo de captar um cliente mais fácil, pois é possível ter um controle de interesses.
  • Engajamento: ao receber a mensagem, caso o conteúdo seja atrativo, o cliente não hesita em clicar no email.
  • Segmentação: é possível enviar conteúdos relacionados aos principais interesses baseado em faixa etária, localidade ou sexo.
  • Personalização: captação de público por meio de emails personalizados.
  • Acessibilidade: torna a informação mais acessível para quem não consegue acompanhar as novidades em tempo real.

Vantagens do Email Marketing para web rádios

O Email Marketing é uma boa opção para estreitar o relacionamento com o público e entender como está funcionando a entrega do seu conteúdo. Além disso, é possível ter um controle de quantas pessoas estão engajando com as novidades da sua rádio, além de favorecer o balanceamento de ouvintes que acompanham o seu conteúdo com frequência.

Sendo assim….

Como você pode analisar o email marketing pode ser uma ferramenta para se manter mais próximo dos seus leitores, realizar alguma campanha de marketing ou promoção na rádio.

Se você investir no email marketing você vai entender que é uma forma eficaz de divulgar a sua web rádio. Agora me falem esse conteúdo te ajudou? Deixe abaixo nos comentários que sempre respondemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *