Equipamentos para rádio online: quais são os melhores?

Se você está investindo tempo para pesquisar, isso significa que está empenhado e  deseja os melhores equipamentos para sua rádio online, faz todo sentido, por isso, vamos facilitar esse caminho para você. Neste artigo montamos uma lista com os equipamentos mais importantes para uma web. Depois de adquirir seus equipamentos, basta se inscrever no software de transmissão de web rádio completa ou em qualquer outro, para colocar sua rádio no ar. Vamos lá!

Como montar uma rádio web profissional?

Ter uma rádio online, é simples, barato se comparado a uma rádio profissional e pode ser muito rentável, caso se dedique a isso.Graças aos avanços da tecnologia, você consegue colocar sua rádio no ar em 5 passos, você vai precisar de:

1- Equipamentos
2- Uma plataforma de rádio online
3- Configurar seu software, na nossa plataforma ensinamos como fazer em 5 minutos.
4- Montar sua programação
5- Divulgar e fazer dinheiro com o que ama

Nossa plataforma oferece as ferramentas para gerenciar sua música, colaborar com outros DJs e ser ouvido por milhões de ouvintes online. Se você está ansioso para colocar sua estação em funcionamento, você pode agora mesmo! Mas aqui estamos no primeiro passo ainda, então vamos falar sobre os melhores equipamentos que vão te ajudar a construir uma rádio online de sucesso.

Lista de equipamentos necessário para montar uma rádio web

Agora, vamos falar sobre seu kit rádio online – todos os equipamentos que você não pode iniciar a rádio sem porque vai comprometer a qualidade da sua transmissão e limitar as atividades da sua rádio. Se quer uma rádio completa e com qualidade na entrega do som, sem gastar muito, confira a lista abaixo.

1- Conexão de internet estável

Bom, a rádio online é transmitida totalmente pela internet, então, se faz mais que necessário uma conexão de boa qualidade e uma alta taxa de upload para não atrapalhar sua transmissão e causar travamentos e quedas excessivas.

2- Computador

Qualquer computador que você já possui deve funcionar bem, mas se não quer sofrer com um pc lento e que trava o tempo todo o melhor é se certificar de escolher/incluir disco rígido SSD, pois, não transmitirá ruídos de rotação incômodos e excessivos que podem estragar sua transmissão. E também é mais veloz e evita travamentos, se unido a uma boa memória 8G +. Outro item importante que deve ter no seu computador ou notebook para operar sua rádio online são portas USB e entrada para fone de ouvido.

3- Microfone

Se você planeja manter as coisas simples e apenas reproduzir faixas de música, você nem precisa de um microfone. Mas se você deseja transmitir ao vivo e fazer coisas como apresentar músicas e discutir notícias e eventos atuais, você definitivamente vai precisar de um. A maioria dos computadores têm microfones internos, mas você descobrirá rapidamente que a saída de som está aquém do desejável.

Se por acaso você não tiver um microfone por perto, deve investir em um imediatamente. Qualquer opção de baixo custo, como um microfone Blue Yeti USB, será uma grande melhoria na qualidade do som dos microfones internos.Existem 2 tipos de microfones mais usados: os condensadores e dinâmico. A escolha vai depender do seu objetivo. Clique aqui e entenda como escolher cada um.

4- Fones de ouvido

Um bom conjunto de fones de ouvido vai te ajudar a ouvir a si mesmo e seus programas, além de te auxiliar a monitorar as transições, garantindo que sejam contínuas e os níveis de áudio sejam ajustados corretamente. Fones de ouvido comuns fariam o trabalho, mas muito melhor é um produto como os fones de ouvido DT 770 PRO de Beyerdynamic, que produzem frequências altas e baixas e tudo o mais com incrível precisão.

5- Mesa de som para rádio online

A mesa de som para estúdios de web rádio pode profissionalizar sua transmissão. Se está começando agora, este item ainda é indispensável, mas é bom pensar nele para o futuro, quando for aumentar o porte da sua rádio online, pois ela vai introduzir uma maior qualidade técnica, quando o assunto é mixagem de áudios e controle dos microfones. Clique aqui e entenda mais sobre como escolher mesa de som para web rádio.

6- Espaço para equipamentos

À medida que você começa a se sentir mais confiante sobre a transmissão e o futuro de sua estação, pense em utilizar um espaço dedicado onde o equipamento pode ser adicionado facilmente. Você pode não ter um quarto vago, mas uma mesa resistente que pode acomodar confortavelmente uma configuração de expansão para seu estúdio doméstico é uma obrigação e, claro, certifique-se de colocá-la em um local ideal com baixos níveis de ruído e o mínimo de perturbação .

7- Software de transmissão

Agora você vai precisar de um software de transmissão para que o conteúdo produzido chegue até os ouvintes. Existem versões pagas e gratuitas para serem adquiridas, sua escolha vai influenciar nas funções e qualidade da sua transmissão.

Transmitir rádio online

Na Taaqui você cria uma Web Rádio Completa na internet, sem complicações. Criamos planos ideias para sua rádio, agora com novo site administrável, ficou mais fácil a junção de web rádio com a câmera no estúdio, temos o site ideal para inserção de conteúdos e transmissão de sua rádio, você poderá tanto transmitir ao vivo, quanto preparar uma programação gravada e deixar rodando automaticamente através do AutoDJ, sem pagar muito. Clique aqui e saiba mais.

Qual o custo para montar uma web rádio?

O custo para montar uma rádio é relativo porque cada região tem um preço de venda e também dependerá dos equipamentos que você precisa. Então, vamos fazer um custo mínimo com os equipamentos indispensáveis para transmitir sua web rádio? Os valores que vamos colocar podem variar de acordo com sua cidade e empresa que escolher fazer a compra. Vem comigo!

O investimento mínimo será:

Internet – 100,00
Computador – 3000,00
Microfone – 200,00
Fones de Ouvido – 50,00
Software de Transmissão – 99,90
Total: 3.449,90

Mas, se você já tiver computador e internet fica mais barato ainda:

Microfone – 200,00
Fones de Ouvido – 50,00
Software de Transmissão – 99,90

Total: 349,90

Agora é só começar! Você já sabe quais são os melhores equipamentos para montar sua web rádio e quanto custa para montar sua web rádio do zero. Leia os artigos que linkamos, eles servem como auxiliares para aprofundar ainda mais o assunto e retirar todas as dúvidas sobre equipamentos para rádio online.

Equipamentos resolvidos? Agora vamos deixar sua web rádio atraente

 

 

O que achou? Deixe nos comentários, nosso objetivo é te ajudar a ter uma rádio de sucesso e seus comentários nos auxiliam a melhorar cada dia mais.

20 Comments

  1. Benedito Guterres Filhosays:

    Muito tentador, as informações são bem precisas estou maravilhado com tudo,
    ter uma radio web é meu sonho de realização, e todo esse material vem em um
    momento de idealização agora é só aguardar o primeiro passo obrigado.

    1. Ficamos super felizes em compartilhar informação para gente é muito gratificante ter comentários como o seu Benedito, e com toda certeza estaremos à disposição para ajudar na criação de sua rádio online e na realização desse sonho, conte conosco! 🙂

  2. Muito bom o trabalho apresentado por vocês. A dificuldade principal é a falta de patrocinadores para as rádios web, em valores que possam suportar este investimento. Estou operando em casa, com a rádio sertanejaweb, a segunda no Brasil, no segmento sertanejo, segundo a pesquisa do site “radios.com.br”, atingindo 80.000 ouvintes. Desejo sucesso para toda equipe liderada por você.
    Abraços – armando campos

  3. Salve Salve amigos Taaqui.
    Como estão todos?
    Acabo de ler as dicas valiosas para iniciar minha Rádio Web.
    Estou desenhando projeto de Crowdfunding para minha WebRádio. Vou apresentar as soluções de vcs nesta iniciativa de financiar início das transmissão.
    Assim que iniciar a divulgação do projeto para angariar fundos faço chegar até vcs, blz..?
    Cheers…
    Joca – Cervejoca.

    1. Que bacana Joca, ficamos felizes pelo feedback, dessa forma conseguimos entender que estamos preparando materiais que realmente ajudam as pessoas. Desejo sucesso em sua caminhada e neste projeto de sua rádio, conte conosco! 😀

  4. D Canalesays:

    Olá amigo! Li todo o conteúdo apresentado e achei as informações de grande valia. Com certeza essas informações nos direcionam a um norte que nos inspiram a seguir em frente sempre. Obrigado pelas dicas. Tmj. Fica com Deus.

  5. Sou leigo no assunto .de rádio web ….mas drogadamente viciado em música ….quero montar uma rádio …..e vou ! ….ando pesquisando tudo…estou pisando leve no assunto …. Mas já já chego ….

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, agradecemos seu comentário! Caso queira conhecer um pouco sobre nossa empresa, nosso contato é 21979993725 😃

  6. Valdemirsays:

    Graça e Paz! Li todo o conteúdo apresentado e achei as informações bastante esclarecedoras e inspiradoras. Com certeza essas informações nos direcionam a seguir e buscar nosso sonho sempre. Grato pelas dicas. Deus continue abençoando “TAAQUI”.

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, tudo bem? Que legal!! Nós temos um cliente que possui uma rádio com essa mesma temática, caso queira nos conhecer um pouco mais, nosso WhatsApp comercial é 21982794932. Ficaremos no aguardo 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *