Criar web rádio: o que é preciso?

Você quer criar uma web rádio em casa de forma simples e transmitir para milhões de ouvintes online em todo o mundo? Hoje, isso é possível! 

A web rádio é mais acessível do que as principais rádios tradicionais, não exigirá grandes investimentos, mas é possível ter bons retornos financeiros. Nossa missão é te ajudar a entender tudo que você precisa para criar uma web rádio rentável, separamos 4 equipamentos simples que você vai precisar.

Vamos lá?!

Como funciona uma web rádio?

Esse conceito precisa estar na veia porque só entendendo como funciona, você conseguirá aproveitar ao máximo todas as oportunidades que uma web rádio pode gerar.

Uma web rádio é um fluxo de áudio que pode ser transmitido pela Internet. Isso é chamado de stream de rádio. Ao contrário das rádios tradicionais, para acessar a rádio o ouvinte deve estar conectado, seja pelo computador, tablet, ou smartphone. 

A vantagem é que a Internet permite que as estações de rádio online vão além das rádios tradicionais, que funcionam por meio analógico e dependem da localização para captar o sinal. Quanto maior a distância, maior a ocorrência de ruídos e interferências. Já na web rádio você alcança o mundo inteiro, sem limitação de distância e sem ter que passar por processos burocráticos que aumentam os custos.

Nem mesmo vai precisar de muitos equipamentos, mas vamos conversar sobre isso com mais detalhes no próximo tópico. O importante aqui é você entender como funciona a estação de rádio online para tirar o máximo proveito dela.

Tipos de web rádio

Existem vários tipos de estações de rádio online, generalistas e temáticas. Você pode escolher a sua. Já definiu qual será o tipo da sua rádio? Esse é um passo importante!

Além disso, reserve um tempo para olhar o que outras estações de rádio online estão por aí para ter uma noção de qual lacuna sua estação estará preenchendo, ou qual necessidade ou público você está atendendo.

Agora vamos à próxima etapa, que é: O que é preciso para criar uma Web rádio?

O que é preciso para criar Web rádio?

Você está começando do zero construindo sua própria estação, mas não tem certeza de qual equipamento precisa? Reuni exatamente os equipamentos básicos para iniciar uma estação de rádio online e colocá-la em funcionamento em pouco tempo. Veja abaixo:

1- Computador e conexão

Você precisa de uma máquina que tenha um bom desempenho, pelo menos 2GB de RAM. O  sistema operacional também é importante, qual você planeja usar? Windows ou macOS.

Bem, a maioria dos softwares de automação de rádio, programas de DJ e codificadores são executados no Windows. Portanto, o sistema operacional que você usa determina os programas disponíveis. No caso de macOS você ficará um pouco mais limitado.

Também é vital ter uma boa conexão de Internet. A conexão lenta causa atrasos no envio de dados ao servidor e pode causar interferências na transmissão ou mesmo sair do ar. Se isso acontecer com frequência, os ouvintes podem ficar irritados e desistir de acessar sua rádio para dar preferência a escutar as estações concorrentes.

Um ponto importante na hora de escolher seu provedor de internet é a taxa de Upload. Escolha uma conexão com no mínimo  300kbps de UPLOAD. Essa taxa é fundamental para evitar que os ouvintes desistam de acompanhar sua rádio porque ela mede a velocidade com que a sua internet envia os dados para as pessoas.

Agora, vamos dar uma olhada no lado do software.

2-  Software de transmissão

Os softwares de transmissão usam uma ampla variedade de programas para reprodução, incluindo programas de DJ, reprodutores de mídia e programas de automação de rádio online.

Eles podem ser divididos em duas categorias: Os que fazem apenas a transmissão do áudio e os que possuem também a opção de automação de áudio. 

Os programas que fazem transmissão e automação são práticos e mais completos. Não exigem muito conhecimento para funcionarem, geralmente esse softwares são pagos, mas com menos de 100,00 já é possível ter um bom programa de transmissão.

Quer criar uma  web rádio com apenas alguns cliques?

Na Taaqui você cria uma Web Rádio Completa na internet, sem complicações, com apenas alguns cliques. Agora ficou fácil, né? Em nossos planos você ganha um site administrável com a câmera no estúdio, notícias atualizadas, programetes e muito mais. 

Você poderá tanto transmitir ao vivo, quanto preparar uma programação gravada e deixar rodando automaticamente através do AutoDJ, sem interrupções. Clique aqui e conheça um web rádio completa com o melhor custo benefício do mercado.

3- Microfone para home studio

O microfone é indispensável para falar com seus ouvintes, fazer entrevistas e dar voz a itens de imagem de rádio. 

Separamos 2 tipos de microfones ideais para montar seu home studio

  • Dinâmico
  • Condensador

Os microfones dinâmicos não captam tantos ruídos do ambiente, são muito versáteis e resistentes. Geralmente, usados para a captação de voz e violão.

Já os microfones condensadores são equipamentos sensíveis que proporcionam uma qualidade de som de alto nível. Mas, por serem tão sensíveis, captam muito mais ruídos, por isso devem ser usados em ambientes acústicos controlados. São muito usados para usados para gravar voz, overs de bateria ou instrumentos acústicos.

Mas qual é o melhor?

Vai depender das suas necessidades. Você pretende gravar apenas trabalhos simples como voz e violão? Se for assim o microfone dinâmico é o suficiente. Comece com o simples depois, conforme a necessidade você troca alguns equipamentos. O importante é começar!

4- Fones de ouvido

Esse item vai te ajudar muito.Os fones de ouvido funcionam como retorno para que o radialista escute o que está sendo e faça os ajustes necessários, como: aumentar e diminuir o volume de músicas e vinhetas para que fiquem no tom escolhido.

Não é necessário que sejam fones caros, modelos simples que apresentem bom desempenho já são o suficiente. 

Esse artigo te ajudou? Deixe nos comentários isso nos motiva continuar trazendo conteúdo de qualidade para você montar uma web rádio de sucesso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *