Como divulgar minha web radio sem gastar: 5 ideias 

Como divulgar minha web radio sem gastar? É possível? Claro, há solução para quase tudo nesse mundo, mas saiba que se você não quer investir dinheiro, terá que investir tempo e um pouco de dinheiro sim (rs), bem menos do que pagar um profissional, mas não dá para zerar totalmente o investimento, em todos os casos.

Eu vou explicar o porquê quando esse investimento for necessário, não se preocupe. Mas, vamos priorizar estratégias que você mesmo pode fazer com um pouco de estudo e muita força de vontade de fazer sua rádio online dar certo, pense no objetivo final. Vamos lá!

Divulgando minha web rádio: 5 ideias

1- Colocando sua web radio no Google para aumentar as visitas

A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é a prática de ajustar certos elementos do seu site para aparecer em uma posição mais alta nos rankings dos mecanismos de pesquisa, como o Google, o mais usado e desejado buscador do mercado.

Com o tempo, uma estratégia de SEO sólida garantirá que sua estação de rádio seja a estação mais visível e reconhecível da área. Embora a maioria das estações de rádio não necessariamente use seu site como um meio para vender algo, os sites ainda são absolutamente necessários para o sucesso e a popularidade contínuos de qualquer marca.

Você pode usar seu site para hospedar concursos, publicar listas de conjuntos e divulgar informações. Talvez seus anfitriões possam contribuir com uma coluna semanal, ou você pode até publicar as transcrições de entrevistas exclusivas no ar.

Novamente, você está limitado apenas pela sua criatividade. Analise o comportamento do seu grupo demográfico principal e aperfeiçoe a funcionalidade que eles desfrutam de outros sites. 

Analise o comportamento do público no site, perfis de redes sociais e qualquer meio de comunicação que encontrar dos seus amigos de profissão. Veja quais perguntas não estão sendo respondidas, dúvidas, reclamações e até elogios. Isso vai te ajudar a ter sempre novas ideias para criar conteúdo e programação que realmente gera conexão com o seu público-alvo ideal.

Investimento: Tempo + cursos para aprender otimização do mecanismo de pesquisa. Ou um profissional para fazer esse trabalho.

2- Você já tem um site que recebe visitas?

Então, nossa segunda dica é o uso de E-mail marketing. Se você já tem um site que recebe visitas, então, tem uma grande oportunidade em suas mãos de transformar esses visitantes em fãs ao continuar se comunicando com eles, enviando novidades, ofertas e promoções.

Uma lista de e-mail pode ser usada para praticamente qualquer coisa – publicidade, organização de eventos, realização de concursos, avisos sobre programações, ofertas e muito mais.

O melhor do marketing por e-mail é o quão pessoal você pode torná-lo. Através do uso de um software, cada e-mail pode ser configurado para endereçar destinatários individuais por nome. Esse tipo de email marketing personalizado é uma das melhores maneiras de fortalecer a fidelidade à marca. Muitas vezes resulta em referências boca a boca, com um aumento na percepção geral do público.

Investimento: software gratuito (até 1000 contatos) + tempo para produzir os conteúdos + mais tempo para analisar e otimizar os resultados dos seus emails.

3- Agrados, quem não gosta?

Organizar concursos e distribuir prêmios no ar pode levar as pessoas a ouvir e até mesmo encorajar compartilhamentos nas redes sociais. Por exemplo, se você estiver realizando um concurso, a “taxa” de entrada para cada participante pode ser dois compartilhamentos de mídia social ou publicações promovendo a estação. 

Algumas estações de rádio mantêm sua audiência ouvindo por um tempo antes de anunciar um vencedor ou uma palavra secreta em “código”. Se você estiver dando um prêmio no ar, defina um bloco de tempo para fazê-lo, mas não um horário específico, para que as pessoas continuem ouvindo.

Investimento: aqui o investimento pode ser mínimo dependendo da sua criatividade, pergunte o interesse do seu público ou faça troca com patrocinadores.

4- Vai começar daqui há 1 hora

Anuncie sua exibição, através dos endereços de e-mail dos seus membros e peça-lhes que o sigam nas Redes Sociais da sua rádio online. Quando você planeja transmitir um programa, envie notificações a todas essas mídias, meia hora antes do início do programa e, novamente, alguns minutos antes do horário do programa.

Se seus seguidores estiverem online quando você enviar estas notificações, é provável que eles assistam ao seu programa. Continue a aumentar sua base de fãs fazendo com que os fãs o sigam nas Redes Sociais para que você possa enviar esses anúncios pré-show e ganhar seguidores mais dedicados.

Investimento: Você irá precisar de tempo para produzir e programar os avisos, mas pode contratar algum profissional para deixar esses avisos escritos e programados para você

5- Vamos bater um papo

Use recurso de chat box para conhecer mais seu público e pegar contato deles para avisar sobre programação pelo email-marketing ou whatsapp. Assim, os usuários podem fazer perguntas ou comentários. Responda ao maior número dessas perguntas e comentários que puder.

Fazer com que o seu público sinta que faz parte do programa é uma excelente forma de fazer com que volte ao seu próximo programa. Se eles gostarem de seu programa, o suficiente, podem até contar a outras pessoas sobre ele, ajudando seu público a crescer por meio da propaganda boca a boca.

Investimento: no software de transmissão de rádio da Taaqui você tem acesso ao recurso de comentários e pode incentivar os ouvintes a responder suas perguntas lá. Para outros sites o preço pode variar.

Divulgar minha web radio sem gastar: se o tempo não for problema…

Pense o que é melhor para você, se tempo não é o problema, então, comece hoje mesmo. Se o seu tempo for escasso e a grana estiver curta, separe 1 hora por dia e escolha uma dessas 5 ações para colocar em prática. Mas se tiver grana, peça ajuda de algum profissional e foque na programação da sua rádio. Não dá para fazer tudo sozinho, você irá precisar de ajuda.

Pensando em facilitar ainda mais sua vida, criamos planos ideias para sua rádio, você terá acesso a um novo site administrável para: facilitar a junção de web rádio com a câmera no estúdio,  inserir conteúdos e transmissão de sua rádio. Além disso, você poderá tanto transmitir ao vivo, quanto preparar uma programação gravada e deixar rodando automaticamente através do AutoDJ, sem interrupções, clique e entenda mais.

Assim, te sobra tempo para outras funções importantes, como divulgar sua web rádio sem gastar (dentro do possível). O que achou? Deixe nos comentários

 

17 Comments

  1. Somos uma sociedade de homens Batista e estamos com radio na web para meios de evangelismo. se posivel, gostaria que nos ajuda a publicar ou divulgar nosso trabalho. a principio, estamos operando em testes, mas ja estamos com aplicativo na playstore. segue abaixo o web site e link para baixar pela plystore…

    https://smhbassociacaomatace.webradiosite.com/

    na playstore abaixo;

    https://play.google.com/store/apps/details?id=net.radiostreamapp.smhbassociacaomatace

    Grato e que Deus abençoe a todos. Paz!

    1. Que bacana Domingos, isso mesmo, aos poucos vai evoluindo. Desejamos sucesso a programação de sua rádio online, um forte abraço! 😀

  2. Isso me motiva muito, pois é onde pretendo chegar para ter, alem de ferramentas, um entendimento para dominar totalmente a pratica alcançando o pricipal objetivo que é a expanção da palavra de Deus.

    1. Que legal Ricardo, ficamos felizes que de alguma forma nossos materiais tem lhe ajudado, conte conosco. Desejamos sucesso em sua caminhada, se cuida!

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, obrigada pelo comentário! Ficamos felizes que o nosso conteúdo tenha sido útil para você. 💙

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, agradecemos seu comentário. Esperamos que nosso conteúdo seja de grande valia para você. 😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *