3 Dicas Para Transmissão de Web Rádio no Home Office

Use as dicas que mostraremos a seguir para transmitir um ótimo programa. Embora essas dicas sejam simples, elas podem guiá-lo para o sucesso no mundo da transmissão e hospedagem da transmissão de rádio. 

Todos nós sabemos como é difícil para você encontrar e construir sua “voz de rádio” e construir conexões mais fortes e personalizadas com seu público. Este artigo tem como objetivo ajudá-lo em sua jornada e tornar tudo mais fácil. 

Essas dicas são amplamente utilizadas por grandes profissionais de rádio em todo o mundo, e você também pode usá-las. Durante a pandemia, além de contar com equipamentos diferenciados para continuar transmitindo e manter a qualidade dos programas no plano do home office. 

Os profissionais do rádio também precisam se adaptar a essa nova rotina e improvisar no modelo home office. Essa nova rotina exige criatividade e abertura para novos comportamentos.

Leia também: Estúdio de rádio web: 6 etapas para montar o seu em casa

Como turbinar a sua transmissão de rádio no home office?

Na hora de gravar, a escolha do ambiente certo afeta diretamente a qualidade do som. 

No caso das entrevistas, a diretriz é usar o celular para gravar vozes separadamente, mesmo em plataformas de conversação como Zoom ou Skype.

Por exemplo, quando o entrevistado atende via WhatsApp, ele pode gravar sua fala com o microfone do telefone, e depois juntar tudo e editar no software de áudio. Este é um dos métodos que utiliza para melhorar a qualidade do som em casa. 

Além disso, as possibilidades de edição são muito maiores porque cada som pode ser processado separadamente. Em termos de edição, um dos softwares de áudio recomendados para quem não entende é o Reaper, que é gratuito e tem muitas funções. 

Se for possível comprar um microfone, o princípio orientador é escolher dispositivos capacitivos em vez de dispositivos dinâmicos.

Além de um bom conjunto de fones de ouvido que vai te ajudar a ouvir a si mesmo e seus programas, além de te auxiliar a monitorar as transições, garantindo que sejam contínuas e os níveis de áudio sejam ajustados corretamente. Fones de ouvido comuns fariam o trabalho, mas muito melhor é um produto como os fones de ouvido DT 770 PRO de Beyerdynamic, que produzem frequências altas e baixas e tudo o mais com incrível precisão.

3 Dicas para TURBINAR a transmissão de rádio no home Office

As dicas que iremos apresentar aqui, conforme já adiantamos, são bem simples, porém, muito eficazes quando seguidas a risca. Melhorar a transmissão de rádio é uma tarefa que depende muito do operante, mas que também exige outras coisas importantes como bons equipamentos e um bom espeço para o trabalho. Fazendo o básico que vamos ensinar vai ter uma melhora muito grande na sua transmissão em casa e você ficará feliz com o resultado final.

1- Escolha um bom lugar para gravar 

Não basta ter a comodidade de fazer a transmissão de rádio em home office, se não isso pode gerar uma má transmissão. Portanto, para iniciar nossas dicas, a primeira é a escolha do lugar adequado.

Conforme mencionado anteriormente,  durante a gravação, a escolha do ambiente certo afeta diretamente a qualidade do som. 

Sugere-se que você encontre uma sala de tamanho médio, de preferência com bastante mobília, que permita interromper frequências indesejadas que atrapalhem o resultado final da gravação.

Portanto, escolha o melhor lugar, mas sempre considerando as demais dicas, pois, por exemplo, terá que possuir espaço disponível também para os equipamentos.

2- Equipamentos

Os transmissores têm conseguido adaptar e manter a qualidade técnica da música ao vivo durante todo o ano, mesmo para os profissionais que estão em casa.

Para você que deseja transmitir ao vivo e fazer coisas como apresentar músicas e discutir notícias e eventos atuais, você definitivamente vai precisar de um microfone. A maioria dos computadores têm microfones internos, mas você descobrirá rapidamente que a saída de som está além do desejável.

Se por acaso você não tiver um microfone por perto, deve investir em um imediatamente. Qualquer opção de baixo custo, como um microfone Blue Yeti USB, será uma grande melhoria na qualidade do som dos microfones internos. Existem 2 tipos de microfones mais usados: os condensadores e dinâmico. A escolha vai depender do seu objetivo.

Leia também: Microfone para Locução: qual é o melhor?

3- Mesa de Som

Para quem precisa de uma transmissão de rádio completa e bem equipada em casa para enviar som diretamente sem passar pelo estúdio de gravação, é necessário  adquirir interface de áudio e uma mesa de som. 

A mesa de som para estúdios de web rádio pode profissionalizar sua transmissão. Se está começando agora, este item ainda é indispensável, mas é bom pensar nele para o futuro, quando for aumentar o porte da sua rádio online, pois ela vai introduzir uma maior qualidade técnica, quando o assunto é mixagem de áudios e controle dos microfones.

A mesa analógicas são bem versáteis, as mesas analógicas são comuns de serem encontradas em transmissões, gravações, shows, etc. Elas têm um custo baixo e podem ser usadas em um computador com auxílio um cabo adaptador. Então é uma boa escolha se você não pode gastar muito no momento e vai te atender muito bem.

Para concluirmos…

Para uma boa transmissão de rádio em home office, pode ser mais trabalhoso que transmitir direto de uma estação de rádio mais bem estruturada. 

Mas, se considerarmos a comodidade de trabalhar em casa, seguido as dicas acima para turbinar a sua transmissão de rádio em home office, tudo tenderá a ficar mais fácil e vantajoso. 

Agora é só colocar em prática todas as dicas arrasar nas transmissões a partir de hoje. Não esqueçam voltar aqui e contar como estão indo as transmissões.

Esse artigo ajudou você?

Nós queremos ajudar você a manter ou criar sua web rádio qualquer dúvida pode deixar um comentário que estamos prontos para esclarecer.

Leia também: 3 dicas de como melhorar e tratar a acústica do Home Studio?

4 Comments

  1. Gostei muito de toda a informação, sou radialista de formação e estou aposentado, porém, acabei de montar uma web rádio. Continuarei tento esse feedback com os senhores.
    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *