Estúdio de rádio web: 6 etapas para montar o seu em casa

Se você gosta muito de comunicação e tem vontade de criar um estúdio de rádio web, mas sente que precisa de mais informações, então, esse conteúdo é para você. Aqui reunimos todas as etapas que você precisa para iniciar o seu estúdio em casa, sem gastar muito.

Vamos começar por um estúdio básico, porém com qualidade suficiente para sua rádio online entregar a melhor experiência para os ouvintes porque dessa forma será possível monetizar sua rádio e viver do seu sonho. Faz sentido para você? Então, vamos lá!

Como montar um estúdio de rádio?

O momento de montar o estúdio de rádio web pode gerar muitas dúvidas e gastos. Mas eu quero te contar um segredinho … Você pode começar devagar, sem deixar a qualidade de lado, com apenas 6 etapas é possível configurar um estúdio de gravação em casa e programas excelentes que encantem seus ouvintes, até que você possa investir mais.

No entanto, você não precisa esperar mais, comece com o que você tem! Para te ajudar montamos o passo-a-passo para montar um estúdio de rádio web em casa

Escolhendo o cômodo perfeito em sua casa para montar o estúdio de web rádio

Escolher o cômodo perfeito é fundamental porque o local está diretamente relacionado com a acústica. Se você não pensar no local com antecedência e escolher qualquer cômodo, os ruídos podem atrapalhar muito a sua transmissão.

Infelizmente um áudio ruim pode fazer com que os ouvintes desistam de acompanhar sua rádio, mesmo que a programação seja boa. Aqui, a intenção é te alertar a pensar na localização com calma e estratégia. Ter um espaço dedicado dará a você foco e liberdade de gravar quando quiser, com qualidade de áudio e sem interrupções. Abaixo estão os pontos essenciais que você deve pensar na hora de escolher o cômodo.

1- Ruído

Às vezes, você pode esquecer de como a vida cotidiana pode ser barulhenta, desde portas de carro fechando fora de sua casa, vizinhos barulhentos, cachorro do vizinho ou até mesmo uma tarde chuvosa – tudo isso pode arruinar suas gravações!

Ao escolher um local para transmitir, preste muita atenção em quais salas transmitem os piores ruídos e escolha a mais silenciosa, de preferência escolha o cômodo onde você possa fazer tanto barulho quanto quiser.

2- Tamanho do cômodo para estúdio de web rádio

Você costuma ouvir que “quanto maior, melhor”, mas nem sempre é o caso quando se trata de escolher um espaço. Salas grandes, especialmente com tetos altos, tendem a ecoar áudio. Evite salas com dimensões iguais de largura e comprimento.

Se esse for o caso do seu cômodo, então, você precisará de tratamento acústico, equipamentos que tenham menos sensibilidade de absorver o som ou encontrar uma sala menor.

Escolha um tamanho que se adapte às suas necessidades, de modo que você tenha um lugar para seu equipamento enquanto ainda tem algum espaço livre caso precise – apenas se certifique de testar a acústica antes de decidir, essa ação evitará frustrações.

3- Acústica

É possível testar a acústica do seu cômodo da seguinte forma, além de observar o tamanho como falamos acima, você pode fazer um teste super simples: fale e bate palmas, e observe se há retorno de eco.

Depois, faça uma gravação teste para ter certeza que outros sons não vão atrapalhar sua transmissão. Caso a escolha seja não fazer tratamento acústico no local para gastar mesmo escolha o microfone dinâmico para sua transmissão porque ele é menos sensível ao som externo. Se possível peça o microfone de alguém emprestado e faça o teste.

Ahh, mas eu não tenho ninguém para pedir emprestado. 

Isso é normal, acontece, mas não é um grande problema. Use o YouTube como aliado e procure vídeos de pessoas testando o microfone em um local semelhante ao seu e faça perguntas. 

Inclusive você pode fazer perguntas aqui no final do artigo na área de comentário ou por e-mail, cadastrando-se na nossa para receber conteúdos exclusivos e se comunicar com a gente com mais rapidez. Vai ser um prazer te conhecer e ajudar com o seu sonho de ter uma web rádio.

Esse também foi nosso sonho há 8 anos, acreditamos nele, superamos muitos desafios e hoje estamos aqui vivendo dele. Essa é sua vontade também? Então, deixa uma mensagem nos comentários e cadastre seu e-mail, agora mesmo!.

4- Tapete

Salas com carpete e janelas pequenas são ótimas, pois minimizam as reverberações, o que significa que você não terá um ruído de fundo sonoro metálico em suas gravações. Você também pode pendurar cobertores densos para reduzir esse efeito.

5- Microfone ideal para estúdio de web rádio sem tratamento acústico

O ideal é usar um microfone com pouca sensibilidade aos sons externos. Isso tem benefícios e desvantagens, como tudo na vida. Entenda qual é o melhor microfone para esse caso e como escolher o seu, clique aqui.

6-  Posição dos alto-falantes no seu estúdio de web rádio

Muitos alto-falantes de monitor têm portas de graves na parte traseira. Se você os posicionar contra uma parede, eles não funcionarão corretamente. Verifique as diretrizes do fabricante para saber a distância mínima entre o alto-falante e a parede.

Ao contrário da crença popular, posicionar as caixas acústicas a um ou dois pés (30-60 cm) de distância da parede nem sempre resulta em uma resposta de graves mais uniforme. Na verdade, às vezes pode até ser prejudicial. O reflexo da parede pode causar mais problemas do que o acúmulo de graves que vem de ter seus alto-falantes perto de uma parede.

Solucionando o problema com os alto-falantes…

Posicione as caixas acústicas a uma distância mínima da parede (de acordo com o manual). Então, se possível, reduza os graves dos alto-falantes. A distância até a parede frontal e as paredes laterais devem ser desiguais. Se os alto-falantes estiverem à mesma distância da parede pode resultar no acúmulo de ondas estacionárias. Por sua vez, isso faz com que algumas frequências graves pareçam muito mais altas do que realmente são.

Nosso objetivo é te ajudar a gravar onde você puder

No final das contas, nosso objetivo é te ajudar a gravar onde você puder, mesmo que não tenha muitas opções de escolha. Então tenha estes pontos em mente ao escolher um local:

  1. Uma sala que se ajusta a você e ao seu equipamento;
  2. Use tapetes para minimizar reverberações;
  3. Quanto menos janelas, melhor;
  4. Pendure cobertores densos;
  5. Use microfone com pouca sensibilidade a captar sons externos;
  6. Posicione os alto-falantes longe da parede.

Não espere perfeição com sua primeira configuração! A ideia é começar a funcionar com poucos recursos. Quando escolher o espaço para gravar, será a hora encontrar o equipamento certo. Já pensamos nisso e fizemos outro artigo só sobre equipamentos para te ajudar.

O que achou deste artigo?  Deixe nos comentários e cadastre-se na nossa lista de e-mail.

 

18 Comments

    1. Que bacana Valdenir, ficamos felizes que tenha gostado. Sempre estaremos trazendo dicas e ajudas para melhorar ainda mais a criação de sua rádio online. Um grande abraço! 😀

  1. Alá equipe nota 10 da taaquí.org, exelentes dicas, estou em fase final do estúdio das minhas 2 web, onde devo usar para as mesmas e vai me ajudar muito, bem mais simples que pensava. Obrigado pelas dicas vai ajudar muita gente. Para mim foi muito útil estas informações.

    1. Uhuuuu Deudeste, estamos aqui sempre pensando em conteúdos que tenham esse objetivo, se 100% motivacional para que você não desista de realizar o sonho da sua rádio, tendo um estúdio. Sucesso meu querido, continue nós acompanhando! 😀

  2. bacana a intenção dom pessoal de disponibiiizar esse material, parabens pela abordagem do tema bem elaborado, tenho certeza que está sendo útil para muitos, pois pra mim sera primordial.
    muito obrigado!!!

    1. Oi Cesar, ficamos felizes que o objetivo esteja sendo alcançado estamos sempre em buscas de melhorias e de informações que possam ajudar no projeto de sua rádio online. Sucesso, desejo sucesso em sua caminhada, se cuida! 😷🙏

  3. Olá, me chamo João e publicarei um vídeo sobre como ter uma Web Radio, e gostei muito do seu conteúdo. Embora não pretenda reproduzir nenhum trecho na íntegra, gostaria de citar como fonte de pesquisa. Como vocês gostariam que isso ocorresse (nomes, empresas, etc.)? Obrigado!

    1. Olá João,

      Ficamos felizes, sinal que o conteúdo foi super aproveitoso e deseja passar para mais pessoas, pode citar nossa empresa e colocar o link da materia. Depois compartilha conosco o link para prestigiarmos com a audiência, um grande abraço e sucesso!

  4. Ola gostei da ideia de pendurar corbertores
    vou fazer um teste aqui onde moro tem uma janela para lado da rua e faz muito barulho de carros passando pois e uma avenida entao vou pendurar o coberto atraz do cortina para ver se abafa mais o barulho

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, agradecemos seu comentário! Ficamos felizes em ajudar. Esperamos que tenha dado certo. 😃

  5. olá
    Embora sejamos antigões (desde 1960 no Rádio AM) gostamos muito de conhecer e pesquisar sobre Rádio e suas novidades, Nossa Rádio infelizmente não é mais AM e não migramos para o FM porque a sociedade se desfez. Fiquei sozinho com o nome da Rádio e o sonho de 1960 martelando na minha mente quando meu pai inaugurou sua primeira AM. Esse sonho fez com que eu montasse minha Web Rádio, que tem todo o estilo das Rádios AM do passado.
    Já estamos com nome registrado; Site, Rádio bombando, mas tem muito coisa pra fazer ainda. Vou acompanhar as dicas de vocês.
    Grande abraço
    Irapuan Teixeira
    Radio Real AMW
    [email protected]
    [email protected]
    http://www.radiorealAMW.com.br

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, obrigada por compartilhar sua história conosco! Desejamos muito sucesso em sua caminhada. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *