Microfone para Locução: qual é o melhor?

A qualidade do microfone faz diferença na transmissão da sua rádio web. Mas, encontrar o microfone para locução ideal para sua voz não será difícil, se seguir as dicas que reunimos aqui.

Existem vários tipos de microfones e cada um tem suas peculiaridades, logo, muitas dúvidas surgem. Por isso, nos antecipamos e respondemos as perguntas mais comuns que recebemos aqui. Vamos lá!

Microfone para locução: qual é o melhor?

O microfone influência o tom e a qualidade das suas transmissões. Portanto, primeiro, você precisa compreender as diferenças dos 2 principais tipos de microfones usados em web rádio, assim, você conseguirá escolher o melhor microfone para sua voz.

Os microfones para web rádio podem classificados em dois tipos básicos:

1.Microfones dinâmicos

Esse tipo de microfone é ideal para gravar em locais sem tratamento acústico. Ele é o microfone mais comum e talvez o mais fácil de usar. Além disso, os microfones dinâmicos não precisam de alimentação externa para funcionar.

Normalmente, os microfones dinâmicos são adequados para a gravação de podcasts, livros de áudio e  web rádio.

2.Microfones condensadores

Microfones condensadores são os queridinhos dos locutores, a escolha perfeita quando você deseja que sua voz transmita um som claro e natural. Ao contrário dos microfones dinâmicos, eles exigem que você escolha uma interface de áudio com fonte de alimentação.

Os microfones condensadores podem ser a opção ideal para gravar sua voz com detalhes. Quanto mais clara for a voz, mais eficaz será a mensagem transmitida. Porém, eles são extremamente sensíveis e podem capturar todos os sons do ambiente, precisando ser usado em estúdios com  tratamento acústico ou você precisará tratar a gravação depois.

É importante observar aqui que os microfones condensadores são divididos em duas categorias.

  • Microfone para locução condensador de diafragma grande

Os microfones de diafragma grandes são populares por oferecer as gravações de voz mais naturalidade e clareza.

  • Microfone para locução condensador de diafragma pequeno

Os condensadores de diafragma pequenos fornecem um som relativamente mais nítido, aumentando a extremidade superior de sua voz.

Agora, você já tem noção das diferenças entre os principais tipos de microfone para locução. Mas, ainda não te respondi qual é o melhor microfone para a locução da sua web rádio, não é? 

Porque essa resposta não é tão simples assim. O melhor microfone vai depender do seu objetivo e local onde você fará suas locuções. 

Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor microfone para encantar seus ouvintes.

Por que a qualidade do microfone para locução é importante?

Se você está pensando que qualquer microfone fará o trabalho, desde que seja funcional, é melhor parar e ler esse artigo com atenção.

A qualidade do seu microfone desempenha um papel importante na determinação da qualidade geral das suas locuções. Mas cada microfone vem com sua própria lista de recursos e especificações, por isso, escolher o microfone perfeito para suas locuções vai ficar mais fácil com as dicas abaixo.

Escolhendo o melhor microfone para locução

O que torna um microfone de locução ideal? Existem alguns pontos que você deve se atentar na hora de escolher o melhor microfone para locução e  deixar sua a transmissão agradável para seus ouvintes.

Teste: Se você não está familiarizado com os diferentes tipos de microfones disponíveis no mercado, a melhor opção seria primeiro pegar um microfone emprestado.  

Se você tem um amigo ou colega que já tem seu próprio microfone, veja se ele pode te emprestar para que você possa levar o microfone para o seu espaço de gravação e testá-lo.

Caso não tenha como testar, não se preocupe. Continue lendo este artigo porque as próximas dicas vão te ajudar. 

Tipo de microfone: Lembra dos 2 tipos de microfone que falamos no início desse texto? Escolha o melhor de acordo com o ambiente que você usará para fazer as gravações.

Ambiente de gravação: onde serão realizadas as gravações? Em ambientes de gravação à prova de som, você pode usar um microfone sensível (microfones condensadores) para reproduzir as nuances da voz na locução, sem problemas de interferências sonoras.

Já em casos de gravações em ambientes que não possuem tratamento acústicos à prova de som, é melhor um microfone de baixa sensibilidade (microfone dinâmico) para ajudar a rejeitar o ruído ambiente. 

Depois de escolher o tipo de microfone, siga as próximas dicas. No final, vamos deixar uma lista de microfones dinâmicos e condensadores baratos.

Tipo de conexão: Primeiro, você precisa decidir sobre a conectividade:  USB digital ou XLR analógico tradicional. USB é uma opção mais compacta, ideal para uso em computadores. Já o  XLR é mais versátil e profissional, porém, mais complexo em termos de uso.

Padrão do microfone:  padrão está ligado sensibilidade e direção de captura de som equipamento. Eles são:

Cardióide – Um microfone unidirecional normal, grava sons diretos e laterais, mas não grava sons de fundo. Esse é um padrão mais adequado para narrações em off.

Subcardióide – capta mais sons ambientais e oferece mais presença de espaço, incluindo ecos iniciais. Ele grava sons diretos, sons laterais mais amplos e sons de fundo reduzidos.

Omnidirecional – grava sons uniformemente de todas as direções. De onde quer que venha o som, ele gravará igualmente

Bidirecional – grava o som em 2 direções. Por isso, se torna uma ótima opção para bate-papos e diálogos com pessoas sentadas em ambos os lados do microfone (cara a cara).

Itens adicionais para melhorar sua programação

 

Já escolheu seu microfone?

Veja uma  ferramenta para te ajudar a manter seu microfone para locução bom por mais tempo

 

Pop filter: não só influencia na qualidade da gravação, uma vez que auxilia na dispersão da pressão sonora exercida pelo ar emitido durante a respiração e controla as saturações sonoras captadas com o uso das letras B, P e T. Ele também favorece a durabilidade do microfone, pois, o protege dos respingos de saliva, responsável por prejudicar a vida útil dos microfones.

Ideal para microfones dinâmicos e imprescindível para os microfones condensadores, por serem extremamente sensíveis.

Ainda está em dúvida sobre qual microfone para locução é o melhor para você?

Para não restar nenhuma dúvida fizemos textos mais específicos sobre cada tipo de microfone com o objetivo de te ajudar a escolher o melhor para suas transmissões.

O que achou? Esse artigo te ajudou? Produzimos conteúdos exclusivos e enviamos por e-mail, cadastre-se! E Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários, sempre respondemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *