Taaqui

3 dicas de como melhorar e tratar a acústica do Home Studio?

Um home studio, como o nome sugere se trata de estúdio de gravação estruturado dentro de uma residência, pode ser pequeno e mais simples, mas também pode ser maior e mais elaborado. Ao decidir montar um home studio é preciso considerar diferentes fatores desde a estrutura do local, os equipamentos necessários e saber como tratar acústica do home studio e realizar o isolamento acústico.

Além disso, para montar um home studio para além da estrutura física, e como mencionado acima é preciso ter equipamentos necessários como microfone condensador ou microfone dinâmico, computador com configurações apropriadas e fone de ouvido,cabo de rede e  roteador. Também é preciso, ferramentas de pós-produção como software de edição de áudio, que possibilita levar aos ouvintes um conteúdo de qualidade.

Como montar e tratar um home studio para web rádio?

Para montar um home studio acústico para web rádio, independente de você ser um radialista experiente ou um iniciante, o primeiro passo será montar esse estúdio: pense em um local bem estruturado, com os equipamentos corretos, pois  tem mais possibilidades de dar certo e fidelizar os clientes.

Lembre-se que também é necessário saber como tratar acústica do home studio.

Pense na estrutura do estúdio web rádio

A estrutura física do home studio é o primeiro aspecto a ser considerado por quem deseja montar um estúdio acústico para web rádio, porque será o local onde ocorrerão as gravações do programa, spots e vinhetas.

Desse modo, para que a transmissão ocorra com qualidade, é necessário pensar nos móveis, ou seja, uma mesa que será uma superfície básica para assegurar a qualidade do áudio, cadeira confortável, e pensar no isolamento acústico, no qual é preciso ter um tratamento acústico para assegurar a qualidade do áudio. 

Para isso, você poderá contar com painéis acústicos que realizam a absorção de frequências médias e altas, inserir espumas acústicas nas paredes para efetuar o bloqueio da passagem de som.

Como fazer tratamento acústico em home estúdio?

A forma de como tratar acústica do home studio é por meio do controle de ondas sonoras no ambiente interno, assim evita que o local fique muito grave, fique muito morta, ou seja, sem reflexões suficientes ou muito viva, ou seja, com reflexões diversas.

Desse modo, a forma de como tratar acústica do home studio é utilizando materiais densos, com elevado coeficiente de absorção, como vidro, lãs de rocha, pet e algumas espumas específicas. 

De maneira geral, no home studio será necessário assegurar que as reflexões não vão ser obstáculos do monitoramento, e garantir que os graves não vão ser um impedimento do processo de mixagem.

Sendo assim, com alguns painéis que podem ser produzidos por você, utilizando uma teoria básica, você terá o que é suficiente de como tratar acústica do home studio.

Se você desejar ir além, poderá utilizar um microfone omnidirecional exclusivo para medir acusticamente, e um software para compreender os pontos críticos de seu ambiente.

É importante mencionar, que algumas pessoas confundem como tratar acústica do home studio e como isolar acusticamente, que se trata de processos diferentes, acima mencionamos como tratar acústica do home studio, a seguir mencionaremos como realizar o isolamento acústico.

Isolamento acústico de se trata de impedir que sons saiam da sala, por meio de propagação da onda sonora, isto é, atravessando portas, paredes ou por meio de vibração, como bateria, amps no chão e outros. 

Para o isolamento será usado peso, massa, porta espessa de madeira, parede de concreto dupla.

Por fim, ambos processos são importantes, mas as ferramentas usadas em cada um, são distintas.

Como melhorar e tratar a acústica do Home Studio?

Existem formas de melhorar a acústica do Home Studio, e para isso, é preciso:

Equipamentos necessários 

Os equipamentos necessários têm a função de iniciar a produção e divulgação de seu conteúdo, por meio de áudio.

Nesse sentido, é necessário pensar na captação do áudio e para isso é preciso os seguintes equipamentos: microfone condensador, se o seu estúdio tiver tratamento de acústico, não será necessário um microfone dinâmico; computador configurado apropriadamente e fone de ouvido.

Em seguida, é necessário equipamentos de transmissão, para isso: é preciso roteador e cabo de rede, assim conseguirão estabelecer uma conexão com a internet.

Leia também: Equipamentos para rádio online: quais são os melhores?

Ferramentas para pós produção 

As ferramentas para pós produção, ou seja, o studio se encontra operacional, uma vez que conta com o computador e sua respectiva configuração adequada e os equipamentos de gravação de áudio. 

Então, são necessárias: software de edição de áudio que deve ser instalada no computador, para ser possível realizar cortes, incluir vinhetas, ajustar ritmo do programa, incluir efeitos sonoros.

Nesse contexto, também será possível trabalhar com faixas gravadas e concluir os programas.

Leia também: Microfone dinâmico: qual é o melhor para web rádio?

Escolha boas plataformas de transmissão 

Por último, é preciso ter uma plataforma de streaming de áudio que entregue o seu programa com qualidade para os seus ouvintes. 

De forma tradicional, as plataformas de áudio possuem diversas funcionalidades interessantes que auxiliam a administrar uma rádio web, como playlists, auto DJ, programetes prontos, transmissão ao vivo, ou transmissão gravada e instrumentos para produzir um site para sua web rádio.

Além disso, quando optar por uma plataforma de streaming, considere se a transmissão é de qualidade, contudo, considere outras funcionalidades que ela também oferta.

Sendo assim…

Para montar e tratar uma acústica de  home studio é preciso mais do que um ambiente, ou seja, outros fatores que são tão importantes quanto o ambiente físico, devem ser considerados.

Inicialmente, é preciso considerar que são necessários equipamentos para produzir e divulgar áudio, então é preciso ter microfone condensador ou microfone dinâmico, fone de ouvido, computador configurado adequadamente e equipamentos como roteador, cabo de rede para transmitir seu conteúdo.

Além disso, também é preciso um software de edição no computador para editar o áudio e incluir cortes, vinhetas, efeitos sonoros, ajustar ritmo do programa. E depois escolher boas plataformas para transmitir seu conteúdo.

Para além disso, é essencial tratar o acústico do home studio para que haja o controle de ondas sonoras internamente no ambiente e para que o mesmo não fique muito morto, vivo ou grave. É necessário um equilíbrio das ondas sonoras.

Tags
Compartilhe esse Post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

2 comentários em “3 dicas de como melhorar e tratar a acústica do Home Studio?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *