Como montar uma rádio evangélica

A Taaqui foi citada na matéria da Gospel Prime, como uma das plataformas de rádio que vem ajudando as igrejas a manter seus fiéis ativos, mesmo nesse período de distanciamento social.

Se o seu objetivo é superar o distanciamento social e montar uma rádio evangélica online vamos te colocar por dentro de tudo o que precisa para ter uma rádio de sucesso. 

Um espaço exclusivo da sua igreja para compartilhar orações, músicas, cultos e muito mais.

Mas antes de te contar todo o passo a passo, vou te mostrar as oportunidades e vantagens de  montar uma rádio evangélica para sua igreja.

Como montar uma rádio comunitária evangélica

Primeiro, você precisa entender o que é uma rádio comunitária evangélica, a rádio comunitária não tem fins comerciais ela é voltada para os interesses da comunidade onde está inserida. 

Por este motivo a programação de uma rádio comunitária evangélica deve atender ao interesse de todos daquela localidade.

Antes de começar a criar sua rádio, veja abaixo quais as vantagens de criar uma rádio web gospel e o passo a passo.

Vantagens de criar uma rádio gospel

Se você ainda não entende quais as vantagens da rádio online e qual a diferença da rádio digital e online nós temos um artigo explicando tudo. Abaixo vamos falar algumas vantagens, mas para se aprofundar clique em saiba mais.

1° vantagem 

Você pode colocar músicas, orações, divulgar livros e interagir com a sua comunidade quando eles estão em casa nos afazeres domésticos, voltando do trabalho… 

2° vantagem: 

A radio web é uma ferramenta muito funcional que pode ser ouvida em qualquer lugar com apenas um fone de ouvido. Esse recurso ajuda sua igreja a ficar mais próxima dos fiéis e trocar com eles ultrapassando a dificuldade do distanciamento social.

3° vantagem: 

Alcance aqueles que estão isolados da sua comunidade seja devido à deficiência, doença de longa duração ou distância geográfica.

4° vantagem: 

Arrecade apoio financeiro de sua comunidade da Internet para continuar seu trabalho.

5° vantagem: 

Compartilhe sua fé e mensagem através de sua estação de rádio online.

6° vantagem: 

Para montar uma rádio web gospel não é preciso uma grande infraestrutura se você pode contratar a nossa web rádio completa com site administrável, auto dj, streaming de rádio de forma muito simples, com câmera para o ouvinte, também, ser um telespectador.

E o custo não é nem 10% o valor de uma câmera apropriada.

Igrejas em todo o mundo estão optando por criar web rádio gospel, essa modalidade permite transmitir sua mensagem através da conexão com a internet em menos de 2 minutos toda a sua comunidade poder te ouvir e, além disso, atinge novos ouvintes.

O que eu preciso para criar uma rádio evangélica?

Agora vamos explicar tudo o que você precisa ter para criar sua rádio evangélica atraindo novos ouvintes e fidelizando aqueles que você já tem

Esse passo a passo vai determinar o sucesso ou fracasso da sua rádio gospel online.

Como fazer um programa de rádio evangélico

Você já decidiu qual tipo de conteúdo vai transmitir na sua rádio online? Para uma rádio dar certo, primeiro, ela precisa de uma programação. 

A sua programação vai demonstrar aos ouvintes a personalidade da sua rádio, desta forma as pessoas vão se identificar.

Nesse passo você precisa determinar o foco e a periodicidade das transmissões, vamos lá, anote num caderno na ordem abaixo:

  • Foco da sua rádio: qual é o foco da sua rádio, transmitir músicas, orações ou sermões? (você escolhe)
  • Periodicidade: quais dias e horários sua rádio vai entrar no ar?

Anote e decida como vai funcionar a programação da sua rádio evangélica e ao realizar uma transmissão sempre deixe claro os dias e horários que você estará ali, assim seus ouvintes vão reservar aquela hora do dia para estar com você.

Como transmitir sua mensagem na rádio web?

Para transmitir sua mensagem é necessário um provedor de streaming, esse provedor é o responsável por transmitir sua mensagem, músicas e toda a programação da sua rádio. 

A Taaqui possui todas as funcionalidades em um só lugar, o que facilita a vida do locutor, com o nosso gerenciamento de rádio você tem em mãos: provedor de streaming, auto dj, site administrável, diretório com músicas e tudo o que uma rádio de sucesso exige.

Seja encontrado facilmente pelos seus ouvintes e armazene suas transmissões

Registrando um domínio e hospedagem você faz um site, o site é muito funcional para uma rádio, pois, possui um endereço fixo onde seus ouvintes podem visitar e, você ainda pode armazenar suas transmissões dentro do site para que eles ouçam.

Outra funcionalidade do site é atrair mais ouvintes com a possibilidade de aparecer nas buscas do google aumentando cada vez mais sua rede de fiéis.

Para entender como divulgar sua rádio online se aprofunde em nosso artigo completo.

Equipamentos para iniciar uma rádio web gospel

  • Computador ou notebook;
  • Mesa de áudio e um microfone;
  • Programas para tratamento de áudio;

Com esses poucos equipamentos já é possível criar uma rádio web gospel.

Inicie sua rádio web gospel agora

Já está colocando a mão na massa e praticando os passos anteriores? Com tudo decidido podemos iniciar a criação de uma rádio de sucesso.

Para transmitir sua programação na rádio existem streamings pagos e gratuitos, mas, antes preciso que compreenda que se você deseja continuar evangelizando e fidelizar novos ouvintes adquira uma plataforma de rádio que vai te ajudar a trilhar esse caminho.

Ao adquirir uma plataforma de rádio como a nossa, você economiza tempo e dinheiro.

A configuração da plataforma de rádio é rápida e fácil, e você pode iniciar uma transmissão ao vivo ou automática em questão de minutos. 

Seus ouvintes podem sintonizar seu conteúdo imediatamente, você possui um site administrável feito por nós, Auto Dj e um diretório de músicas para usar durante suas transmissões.

1° passo para montar uma rádio comunitária evangélica

Para montar sua rádio comunitária evangélica, primeiro, você precisa da documentação. Vou explicar como funciona.

Para iniciar sua rádio comunitária é preciso responder um formulário no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Depois de enviado é preciso esperar seu município ser aceito, o resultado sai no Diário Oficial da União na seção “Avisos de Habilitação”.

Se o seu município for aceito eles encaminharão os próximos passos a serem seguidos para concluir a documentação.

Se você for aprovado vai ter direito há uma licença de 10 anos para o funcionamento da sua rádio. 

Sua rádio web gospel online hoje!

Você gostou das dicas e conseguiu compreender tudo o que precisa para montar uma rádio evangélica hoje mesmo? 

Nosso objetivo é ajudar você a criar uma rádio online de sucesso, assim como estamos auxiliando diversas igrejas a manter seus fiéis ativos durante o coronavírus, por este motivo saímos na matéria da Gospel Prime.

Se você quer assim como estas igrejas superar a crise que o distanciamento social trouxe, conheça nossa plataforma de rádio web completa onde você tem tudo o que precisa para uma rádio web dar certo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *