Meios de Divulgação para Sua Rádio (FM, AM e Web Rádios)

No momento atual em que vivemos, neste primeiro quarto de século XXI, a rádio segue sendo um dos canais de comunicação mais populares que temos. Criada no final do século XIX e utilizada muito no século seguinte, anterior ao nosso, a rádio cresceu tanto que acabou se tornando um dos principais meios de comunicação de massa, junto com a televisão e, mais atualmente, a internet.


(Vídeo de complemento ao material deste artigo)

Contudo, a rádio não se tornou algo obsoleto e ultrapassado, como muitos imaginam. Não só ainda existem muitos ouvintes das rádios por receptores, analógicos ou digitais, de ondas eletromagnéticas, como uma parte desses ouvintes e das emissoras migrou totalmente para o ambiente virtual, com as rádios online. Apesar dessa migração e do crescimento do número de internautas no Brasil (e no mundo), a maioria dos ouvintes permanece na rádio via ondas eletromagnéticas. Nesse cenário, como angariar ouvintes o suficiente para manter uma rádio online? No presente texto, iremos apresentar algumas alternativas e meios de divulgação para sua web rádio.

Rádio online ou web rádio

Como você já deve saber, a rádio online ou simplesmente web rádio é uma forma de radiodifusão totalmente digital, feita por meio de uma plataforma de streaming. O bom desse formato em relação ao antigo é a simplicidade: cortam-se os custos com pessoal, equipamentos, burocracia etc. Os únicos gastos para manter uma rádio online são com o servidor de streaming e o provedor de internet.

De fato, essa parece ser uma das principais vantagens da rádio online em relação ao formato anterior, o qual, embora tenha se repaginado com aparelhagem digital, ainda faz uso de infraestrutura física para a transmissão de ondas eletromagnéticas. Além do mais, a web rádio é um formato ainda muito recente no Brasil, sendo portanto um segmento mercadológico muito pouco explorado. Muitas rádios online brasileiras são também rádios no formato de ondas sonoras, o que é uma estratégia de ampliar o público ouvinte.

O alcance potencial da rádio online é muito maior do que a rádio no formato antigo. A internet é um canal de comunicação internacional, contando com usuários de todas as partes do globo terrestre. A rádio por ondas eletromagnéticas, apesar de ter um alcance limitado, ainda tem um público-alvo muito grande, já que muitas pessoas não têm acesso à internet ou, se tem, não acessam as rádios online.

Anunciando em redes sociais

Mas, tratando-se de uma web rádio, os melhores meios de divulgação estão na própria internet. De fato, quem administra uma operação de rádio online deve fazer uso da publicidade através da World Wide Web. Com a popularização estrondosa das redes sociais nos últimos anos, essa parece ser uma forma muito boa de divulgar a sua rádio online.

Redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube oferecem variadas opções de você anunciar seu material. O bom é que essa propaganda é direcionada para os usuários que já têm um perfil que se relaciona com a sua marca. Por exemplo, se você tem uma rádio online de rock, o anúncio será direcionado para usuários que acompanham páginas de rock. Assim, a publicidade é mais específica e tem muito mais chances de atrair os ouvintes desejados.

Receba em seu e-mail dicas de streaming, rádio, vinhetas, programetes e muitos conteúdos gratuitos!
[sibwp_form id=2]

Blogs e sites de nicho

Outra forma muito eficaz de anunciar é através de blogs e sites específicos do nicho da sua rádio online. O Google também pode ser usado como uma ferramenta de publicidade, através do chamado AdSense. Contudo, caso você queira atingir seus ouvintes em potencial de maneira mais direta e, talvez, tendo que investir um pouquinho mais, uma ótima forma de fazer isso é procurar blogs e sites populares com temática relacionada à da sua rádio, para anunciar neles e aproveitar o grande tráfego online.

Alguns sites já é possível divulgar sua rádio gratuitamente, além de atingir o público regional, consegue atingir muitos que ainda não conhecem o estilo de sua rádio, dê uma conferida em uma pequena lista que preparamos de alguns sites de divulgação gratuitos para sua rádio:

  • Radios.com.br: São dezenas de Rádios AM, FM e Web Rádios cadastrada, além de crescimento em vários locais do país, você consegue verifica se sua rádio está sendo bem ouvida na sua região e é mais um meio de divulgação, clique aqui para cadastrar.
  • CX Radio: Um portal com muitas rádios do Brasil todo e do mundo, cadastre sua rádio, clique neste link para cadastrar.
  • Online Rádio: Uma ferramenta destinada para as Rádios Online, poderá cadastrar qualquer estilo, pois todos são permitidos, clique aqui para cadastrar.
  • Rádios Online: Cadastre quantas rádios quiser, sem limitação de cadastro, clique aqui para cadastrar.

Cadastrando em…
3…
2…
1…

😆😆😆

Dessa forma, você amplia a exposição da sua web rádio e amplia as chances de aumentar a sua base de ouvintes. Se, de fato, a alma do negócio é a propaganda, no caso da sua rádio online não será diferente. Por isso, é importante ver os custos com divulgação não como gasto, mas como investimento, em alguns casos como os exemplos acima, você pode cadastrar gratuitamente. Através da publicidade que você vai aumentar o seu público, o que irá, por seu turno, ampliar as chances de você lucrar com sua web rádio.

Gostou? Deixe seu Feedback.
Tem um meio de divulgação diferente do que foi citado? Gostaríamos de conhecer sua forma de divulgação, deixe seu comentário.

Desejamos sucesso, um forte abraço!

6 Comments

    1. Verdade Joaquim, quanto mais meios o seu ouvinte conseguir encontrar sua rádio melhor. Sendo assim acaba encontrando diversos ouvintes em plataformas distintas, levando todos a sua rádio 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *