Taaqui

3 Dicas para Conquistar o Ouvinte de sua Rádio

A rádio permanece sendo um dos meios de comunicação mais utilizadas em nossa sociedade. De fato, a radiodifusão de ondas eletromagnéticas está aí desde o começo do século XX, e cresceu para se tornou um dos principais meios de comunicação de massa de nossa história. Contudo, com a evolução da tecnologia experimentada nesse final de século e começo do XXI, a rádio teve que igualmente evoluir e se adaptar para permanecer popular. Daí vem sua expansão para outros formatos e o uso que tem feito de outras tecnologias, como aparelhagem digital e plataformas de streaming online.

É nesse cenário que aparecem as rádios digitais e as web rádios. As rádios digitais ainda fazem uso da transmissão de ondas eletromagnéticas por meio de uma infraestrutura física, envolvendo grandes antenas, como as rádios analógicas, mas com a diferença de usarem um equipamento mais sofisticado e moderno, para a digitalização do sinal da frequência modulada, por exemplo. Isso permite uma qualidade muito maior no som.

Já a rádio online é completamente diferente. Sua transmissão é feita exclusivamente pela via da internet, sem o uso de estruturas físicas. Também faz uso de equipamentos digitais. Ou seja, toda rádio online é digital, mas nem toda rádio digital é online. Entre as principais vantagens dessa modalidade de radiodifusão está a economia com custos.

Mas, depois do surgimento da rádio online, por que a rádio digital via ondas eletromagnéticas ainda existe? Quer dizer, ela não se tornou ultrapassada? Pode-se dizer que sim, mas boa parte do público ouvinte, acredita-se que a maioria, ainda escuta as rádios por equipamentos que captam as ondas sonoras. Em suma, ainda que o formato online esteja aí para ficar é só tenha crescido nos últimos tempos, ele ainda não é popular o suficiente para desbancar o formato analógico ou digital.

Fica, assim, colocado o desafio para qualquer um que esteja querendo promover sua rádio online. Apesar do potencial de alcance ser muito maior do que uma rádio digital, já que a internet alcança virtualmente o mundo inteiro, e sem a mesma necessidade de burocracia, que no Brasil é extensa para se manter uma rádio digital em operação, ela precisa ser muito bem administrada, com um enfoque em divulgação e marketing para conquistar e fidelizar o ouvinte. Por isso, neste texto, coligimos dicas para você conseguir exatamente isso.

Dica 1 – Divulgue

Como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”. Numa web rádio não é diferente. Afinal, o ouvinte não irá saber da sua rádio de você não divulgá-la! Procure usar os meios mais variados de publicidade que caibam no seu bolso, incluindo redes sociais como Facebook e Instagram.

Expanda a operação: anuncie em sites de música, blogs, canais do YouTube e até mesmo publicações impressas. Nesse caso, quanto mais, melhor, porque assim você aumenta a exposição do seu negócio e a chance de aumentar a sua base de ouvintes.

Dica 2 – Invista em programação

Mantenha o investimento na sua programação. Como o número de rádios, tanto digitais quanto online, é muito grande no Brasil e no mundo, e só tem crescido cada vez mais, a sugestão aqui é investir em um tipo específico de programação. Crie uma rádio voltada para um nicho específico, com um público-alvo determinado. Escolha, por exemplo, um gênero musical determinado, programas de voz com temas específicos, etc.

Hoje já é possível enriquecer sua programação com programetes, que são pequenos quadros de 1 a 3 minutos com informações, notícias do brasil e do mundo, entretenimento, esporte, música entre outros, a sua programação fica mais rica de conteúdo, além de serem atualizadas diariamente, conheça um pouco de nosso conteúdo de programetes 🙂

O essencial aqui é tornar a sua rádio especial e especializada. No atual mercado em que vivemos, nesse quesito menos é mais, pois a concorrência é de fato muito grande e se você tentar atrair todos os tipos de público-alvo, com uma programação abrangente, é muito provável que não dê certo.

Receba em seu e-mail dicas de streaming, vinhetas, programetes e muitos conteúdos gratuitos!

Dica 3 – Consistência e qualidade

Por fim, para conquistar e, de fato, fidelizar o ouvinte da sua rádio, é preciso tempo. Durante esse tempo, você precisa manter um padrão consistente de qualidade. Continue investindo na programação e, para aprimorar o conteúdo, interaja com o público. Rádios online oferecem essa facilidade que as rádios tradicionais não têm. No caso das web rádios, você pode receber o feedback diretamente dos ouvintes, para ver o que funciona e o que não funciona, o que deve ser mudado e o que deve ser mantido. Use esse feedback para melhorar a relação da rádio com o ouvinte.

Gostou das dicas? Deixe seu feedback, o que tem feito para melhoria de sua rádio?
Desejamos sucesso!

Tags
Compartilhe esse Post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

10 comentários em “3 Dicas para Conquistar o Ouvinte de sua Rádio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *