Texto de propaganda para radio: como fazer em 40 minutos

Se você está começando agora neste ramo e está buscando informações sobre como fazer um texto de propaganda para rádio para desenvolver um bom projeto, este artigo é para você. Nós estamos há 8 anos vivendo de rádio, então, reunimos de acordo com as nossas experiências, as questões mais importantes sobre como se faz uma propaganda de rádio de forma rápida, sem perder a qualidade. 

É importante se atentar que o anunciante nem sempre tem clareza do que quer anunciar e o que o vendedor, geralmente, ouve é algo do tipo “ah, faz lá um anúncio vocês que têm experiência”. Por isso, vamos te ajudar nessa missão! Continue lendo e confira abaixo

Como é que se faz uma propaganda de rádio?

Os empresários sabem que a publicidade na rádio é uma forma fantástica de divulgar o próprio negócio, aumentar a notoriedade da sua marca e gerar vendas. Por isso, vamos te ensinar como fazer um texto de propaganda para vender a empresas que precisam deste serviço. Primeira coisa que você precisa ter em mente é que: seu público é seu produto.

O que quero dizer com esta afirmação? As rádios fazem renda através dos anúncios, mas para conseguir gerar esse resultado você precisa ter um público participativo (engajado) que acompanha seus programas e dicas, assim, quando você indicar alguma empresa eles vão ouvir, confiar e até mesmo fechar negócio com a empresa divulgada.

Então o foco para transformar seu sonho em ter uma web rádio rentável é criar uma boa programação, entender seu público alvo e manter contato com eles, seja por lista de transmissão no WhatsApp ou email porque assim aumenta as chances dos ouvintes lembrarem da sua rádio e criar o hábito de ouvi-la com frequência.

A relação que você tem com os ouvintes pode aumentar ou diminuir seus rendimentos. Com as mídias digitais, não adianta só criar um texto legal, o texto legal chama atenção, mas o relacionamento com os ouvintes é o fator definitivo para você ter fãs que divulgam sua rádio e compram os produtos divulgados em sua programação.

Como fazer um texto para propaganda de rádio? [Reunindo informações importantes] 

Como fazer um texto para propaganda de rádio é uma das perguntas que mais escutamos aqui, mas a pergunta mais importante que você deve responder para conseguir produzir um texto magnético na propaganda é:

Eu já conheço o público-alvo do meu cliente?

Tudo começa com essa pergunta. Primeiro, tente extrair o máximo de informações sobre o público, o que gostam? como gostam? o que sentem? 

Por que isso é importante?

Essas informações você irá usar para construir conteúdos que criam conexão e chamam atenção do ouvinte. Por exemplo, se você sabe que o gosto musical da maioria do seu público é rock, você pode fazer um conteúdo relacionando ao rock ou alguma música clássica do estilo com o produto/serviço que irá oferecer. 

Grandes comerciais são normalmente simples, diretos e honestos, e as pessoas que os escrevem e produzem não têm medo de se jogar um pouco de si na mistura para fornecer um elemento humano e aumentar seu poder de permanência. Humanizar o conteúdo é um fator bem importante nos dias de hoje.

Comerciais de vídeo exigem iluminação, câmeras e uma variedade de equipamentos, enquanto tudo o que um anúncio de rádio precisa para causar impacto é uma redação forte que gere imagens na imaginação do público e uma voz convincente.

Para te auxiliar a elaborar o texto de propaganda para radio vou deixar uma lista com perguntas sobre o público e peça para o cliente preencher ou preencha com seu cliente.

Definição público Alvo

Informações Demográficas 

  • Idade 
  • Gênero 
  • Poder Aquisitivo 
  • Estado civil 
  • Tem filhos ?
  • Profissão Cargo   

Informações comportamentais 

  • Como gasta o tempo livre? 
  • Como se atualiza?  
  • O que sente?
  • O que gosta de fazer?
  • O que gosta de ouvir?
  • O que gosta de assistir?

Informações que tangem negócio do cliente

  • Qual é o objetivo? 
  • Quais problemas o produto/serviço resolve? 
  • Diferencias que tem sobre outros produtos/serviços do mesmo ramo

Leia também: Como fazer texto para locução?

Como elaborar o texto propaganda para radio? [Mão na massa!]

Agora você tem informações valiosas em mãos para te auxiliar a elaborar o texto, mas ainda temos algumas pesquisas a fazer, coisa simples e rápida, porém, fará toda a diferença para te ajudar a elaborar um texto criativo.

Pesquise a concorrência do seu cliente e veja o que eles estão fazendo. Estão rodando anúncios nas Redes Sociais? Quais são os comentários dos seguidores? Nas dúvidas, reclamações e elogios que as pessoas deixam nos comentários costuma ter muita informação rica capaz de criar conexão com quem estará ouvindo a propaganda. Anote tudo e vamos elaborar o texto agorinha mesmo, sem mais demora!

Todo texto para passar uma mensagem clara deve ter: início, meio e fim. Então vamos dividir nosso texto para propaganda nas 3 fases.

Início do texto para propaganda de radio web

Os primeiros 5 segundos são importantes para chamar atenção do ouvinte, se ele não gostar dos 5 primeiros segundo ele nem escutará o restante. Um bom caminho é começar pelo problema que o produto/serviço resolve. 

Meio

Agora, é momento de apresentar como esse problema pode ser resolvido. É o momento de mostrar a oportunidade (produto ou serviço) que irá resolver o problema e como irá resolver. Seja específico.

Fim

E para finalizar: A chamada para ação. Você deve dizer exatamente o que a pessoa precisa fazer para adquirir a oferta explicada anteriormente.

Você já sabe como vender o espaço de publicidade para empresas?

Existem várias ferramentas que vão te ajudar nessa missão, porém, tem um ponto essencial que você precisa se atentar antes de usar as ferramentas. O que vou te falar aqui vai ajudar a identificar quais anunciantes você deve atrair para ter uma parceria duradoura e rentável. Clique e veja tudo que você precisa para começar e conseguir anunciantes para propaganda de radio.

Chegamos ao fim do aprendizado, você encheu sua memória de boas dicas, agora é hora de colocar seu perfil executar no comando e pôr em prática. Chega de só aprender dicas e assistir milhares de vídeos, estamos de olho heim! Qualquer dúvida é só deixar no comentário que respondemos sempre . 

Ahhh inscreva-se no e-mail para receber conteúdos exclusivos. Até logo!

 

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *