Taaqui

Como escrever um texto para locução de rádio?

Como escrever um texto para locução de rádio?
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O locutor é a chave principal da rádio, ele é a voz principal que vai interagir com os ouvintes. Tem pessoas que escutam ou deixam de escutar uma rádio devido ao locutor.

Nada afastará seu público mais rápido do que um locutor que fala sem parar ou se perde com frequência durante a transmissão. 

Cada segundo é importante, e se bem aproveitado vai levar sua rádio ao sucesso. O texto para locução de rádio vai te ajudar na missão de aproveitar melhor o tempo e aumentar a audiência, em simultâneo.

Ele serve para guiar o locutor e ajudá-lo a entregar conteúdos que  manterão seus ouvintes conectados por mais tempo, até que sua rádio faça parte da rotina deles.

Nossa missão é ajudar você a ter uma rádio sucesso que agrade seus ouvintes, por isso, nesse artigo reunimos tudo que você precisa para escrever um texto de locução de rádio que conecta seus ouvintes e aumenta a audiência.

Aqui você irá aprender:

  • Como escrever um texto para o rádio?
  • Como fazer uma abertura de rádio? 
  • O que um locutor deve falar na rádio? 
  • Como fazer um texto para propaganda de rádio? 
  • Como terminar um programa de rádio?

Está pronto? Então vamos lá!

Como escrever um texto para o rádio?

Ao escrever um roteiro para o rádio, a primeiro coisa que você deve ter sempre em mente é: o ouvinte. Você é está escrevendo para ouvintes – não para leitores. Os ouvintes só ouvirão seu texto uma vez e eles precisam entender isso imediatamente, sem esforço.

Se os ouvintes tropeçam em palavras desconhecidas ou não conseguem seguir sua linha de pensamento, você perde a atenção dele.

Porque, geralmente, o ouvinte está escutando a rádio e fazendo outras tarefas em simultâneo, ele não vai parar tudo que está fazendo para consultar o dicionário e entender o que o locutor está querendo dizer.

Imagine, você está dirigindo o carro e escutando um programa que te interessou e o locutor começa a falar umas palavras que você não entendeu e perdeu a linha de raciocínio.

O que você faz? A tendência é que se o locutor continuar nesse ritmo falando de forma que você não está assimilando, você irá trocar de rádio, concorda?

Se você não quer aborrecer seu público, afastá-lo e possivelmente arruinar sua reputação, você deve montar o texto para a rádio com antecedência. Levando em conta 5 fatores que vou te ensinar agora.

1- Escreva como se estivesse falando

2- Mantenha a linguagem simples, informal e objetiva

4- Escreva sentenças curtas

5- Escreva como se tivesse falando com uma pessoa só

Temos um artigo mais completo sobre esse assunto com dicas e exemplos para você montar um roteiro que vai aumentar sua audiência, confira aqui.

Como fazer uma abertura de rádio? 

A abertura da rádio serve para apresentar os anfitriões ou dar uma prévia do que está por vir, como os convidados no estúdio, o tema da discussão, quadros e outras informações importantes que prendam a atenção do ouvinte e apresenta a programação.

A intenção é inserir o máximo de informações em pouco tempo, sem sobrecarregar o ouvinte. 

Para te ajudar a montar um abertura de excelência, vamos listar 3 pontos principais de como fazer uma abertura de rádio. 

Esses são os itens que não pode faltar em uma abertura que prende o espectador.e faz ele virar fã da sua rádio.

Instigue a curiosidade do ouvinte

Lembre-se o locutor tem poucos segundos para chamar a atenção do espectador antes dele se entediar, como já falei, cada segundo é determinante para prender ou afastar o ouvinte. Então, na abertura da rádio é primordial instigar a curiosidade do espectador. Mas como fazer isso?

Não é difícil, se você parar, pensar e analisar o conteúdo do seu programa, levando em consideração o ouvinte. Encontre ali o que chama atenção do seu público, mas não dê todas as informações para gerar curiosidade.

Por exemplo: seu programa irá falar de algum assunto polêmico? Que tal colocar na abertura? 

A intenção é antecipar informações interessantes que estão por vir.

Não perca tempo, seja direto e persuasivo

A abertura da rádio não é momento de perder tempo com rodeios ou discorrer sobre o assunto completo. Ele deve durar de 10 a 60 segundos. Esse é o momento de introduzir o que está por vir, maiores informações o ouvinte terá se continuar assistindo a programação.

Formule frases com palavras simples e de fácil entendimento, de forma que gere curiosidade ao leitor e possam ser transmitidas em um curto espaço de tempo. Já ouviu falar sobre gatilhos mentais? Eles podem te ajudar a criar chamadas que prendem o espectador.

Aproveite músicas e efeitos

O som é capaz de transmitir sensações e conectar as pessoas, ele vai te ajudar a construir um ambiente agradável e persuasivo. Além de ajudar na transição da programação.

O foco aqui é levar a melhor experiência ao ouvinte. Analise seu público e escolha qual tipo de som eles se identificam ou que transmitam a sensação que você deseja, como músicas leves e relaxante, jazz, rock, etc.. são alternativas interessantes, mas a escolha depende do seu público,

O que um locutor deve falar na rádio? 

Recebemos muita dúvidas de pessoas que montam a rádio e fica em dúvida sobre o que o locutor deve falar na rádio.

Bom…primeiro ponto é entender o qual é o público que você quer atingir, o que eles gostam, o que eles acham interessante? Uma boa programação é o que seus ouvintes querem ouvir.

Depois pergunte a si mesmo que tipo de conteúdo deseja transmitir e com que frequência? 

Todos esses elementos o guiarão para produzir conteúdos que geram conexão com o ouvinte.

Concentre-se em estudar muito o rádio, não só ouvindo, mas lendo livros, sites e vendo vídeos. 

Tudo se resume a fundir e equilibrar a identidade da sua estação (ou a mensagem que você deseja transmitir), com o que o público deseja. 

A Taaqui oferece materiais de programas e programetes sobre notícias, esporte, músicas e outros para enriquecer a programação, além da facilidade de baixar músicas de forma simples e sem complicações, confira aqui.

Como fazer um texto para propaganda de rádio? 

A essa altura você já sabe que a rádio é um meio viável e acessível para pequenas empresas que procuram se promover, mas como fazer um texto de propaganda de rádio que gera resultados para o anunciante?

Como acontece com qualquer propaganda, um anúncio de rádio só será eficaz se for escrito e desenvolvido da maneira certa..

Aqui estão 5 dicas de especialistas sobre como escrever e produzir um anúncio de rádio que trará clientes para as empresas que anunciam com sua rádio.

1- Não ultrapassa mais de 30 segundos

2- Chame atenção primeira linha. (Começar com uma pergunta ajuda a chamar atenção)

3- Escreva frases curtas, concisas e fáceis de entender.

4- Não soe como todo mundo, faça algo diferente

5- Faça uma chamada para ação 

6- Inclua informações de contato facilmente acessíveis online.

7- Use linguagem ativa e não passiva.

8- Não esqueça de usar efeitos ou música.

Mas, não acaba por aí, veja um passo a passo sobre como fazer um texto de propaganda para rádio em poucos minutos, confira aqui 

Como terminar um programa de rádio? 

Não é só a abertura, como terminar um programa também tem gerado muitas dúvidas. O encerramento é muito importante para fidelizar o ouvinte e dar informações para que ele volte no próximo programa da rádio. Veja o que não pode faltar no fechamento do programa.

1- Termine o programa alegre, assim como fez na abertura.

2- Informe sobre o fechamento do programa e agradeça aos ouvintes pela participação

3- Anuncie qual é o próximo programa e quem irá apresentá-lo

4- Diga quando o seu programa volta com dia e horário

5- Antecipe o que terá no próximo programa de forma breve e interessante.

O segredo é o locutor ser agradável, como uma boa companhia. Além de  informar o que vem a seguir e também quando a programação dele volta.

Chegamos ao fim, agora é hora de pôr em prática tudo que aprendeu aqui. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos, nosso objetivo é te ajudar a ter uma rádio de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *