Taaqui

Roteiro de Rádio: Como Fazer? (e 2 Erros Que Matam Seu Programa)

Roteiro de rádio é uma das primeiras dificuldades que um radialista ou roteirista enfrenta no início da jornada. A maioria das pessoas que está nessa situação não sabe por onde começar, como desenvolver e, por fim, aplicar no ar.
O fato é que o script do que será feito em um noticiário, boletim ou musical determinará se seu programa será sucesso ou não. Isso porque um dos objetivos do roteiro é prender atenção do ouvinte.

Prender atenção em terras de internet e conteúdo audiovisual tornou-se uma tarefa difícil para quem trabalha com rádio. Por essa razão, desenvolver um bom roteiro, antes indispensável, é obrigatório para qualquer um que trabalha em rádio. Sendo assim, neste artigo você vai aprender a importância de um roteiro, como desenvolver e aplicar no ar.

Além disso, conhecerá os 2 Erros Que Iniciantes Cometem e Matam o Programa.Ao final dele, terá acesso a um modelo simples de um roteiro. Baixe e aproveite.

A importância de roteiro de rádio

Como falamos, o roteiro é importantíssimo para o sucesso de um programa em uma rádio.
Sem ele, não é possível ter…

  • …organização
  • …clareza sobre o que será tratado
  • …foco
  • …domínio sobre imprevistos
  • …objetividade

Organização

Em qualquer programa de rádio, organização é indispensável. Uma das maneiras mais práticas e certas de se organizar um programa é desenvolver um script. Ele ajuda o locutor a saber qual o tempo de cada notícia, música, intervalo e anunciantes durante a transmissão.

Gostando do Artigo? Coloque seu e-mail para receber gratuitamente atualizações de nosso blog.

Domínio sobre imprevistos

Se Faustão que está há muitos anos à frente de um programa ao vivo e passa por imprevistos, quem dirá nós mortais. Por essa razão, ter um roteiro bem desenvolvido é uma ótima rota de fuga em casos de situações não previstas durante a transmissão ao vivo.

Objetividade

Com a agilidade da internet, a maior parte das pessoas busca pela mesma intensidade em outros veículos de comunicação. Dessa forma, não há como ficar “enchendo linguiça”, pois afastará a audiência. O script dá ao locutor o caminho para onde ele deve ir com objetividade e clareza.

Como fazer roteiro de rádio

Para desenvolver o roteiro de rádio, é necessário definir primeiro esses três aspectos:

  • Formato
  • Assunto
  • Objetivo

Comece definindo qual tipo de formato é o seu programa: entrevista, noticiário, boletim, musical, etc. Depois, estabeleça o assunto que será tratado durante a transmissão. Se for uma entrevista, formule as perguntas e anote.

Agora, se for um boletim, veja quais notícias interessam mais ao seu público. No musical, pesquise e monte uma playlist que combine com o dia em questão e o público de sua rádio. E por aí vai…

Posteriormente, defina um objetivo. O que você quer, por exemplo, ao informar as notícias? Promover interação ou debate?

Monte esta estrutura:

Formato:____________________________________
Tema: ______________________________________
Objetivo:____________________________________

Roteiro de programa de entrevistas

Pesquise todas as informações sobre o entrevistado. Depois, desenvolva perguntas que interessem ao público e não, necessariamente, você.

Roteiro de programa de notícias

Apure as informações e veja quais interessam aos seus ouvintes. Seja imparcial e opte por uma linguagem simples e frases curtas, mas que ilustrem bem o conteúdo.

Roteiro de programa de músicas

Com base na preferência do seu público, monte playlists especiais, como as 10 Mais Pedidas. Colocar canções aleatórias afasta a audiência. Além disso, pesquise sobre as músicas que serão tocadas, conte curiosidades sobre o cantor e da composição.
Agora que entendemos a importância de um roteiro e como desenvolver, está na hora de saber quais são os 3 Erros Que Iniciantes Cometem.

2 Erros Que Matam o Programa

É comum iniciantes cometerem esses erros listados abaixo.
Eles parecem bobos, mas podem afastar a audiência e, como consequência, “matar o programa” fazendo-o sair do ar. Por essa razão, é importante evitá-los.

Não Estudar o Roteiro

Cair no “ééééééé… deixa eu ver aqui… só um minuto” é assinar o atestado de óbito. Por isso, além de desenvolver o roteiro, estude-o e memorize-o. Não confie em seu cérebro. Se puder, leia e releia pelo menos umas cinco vezes em voz alta. Leia como se estivesse no ar.

Ser um robô

Outro erro de iniciante é demonstrar que está lendo o roteiro. Dessa forma, a fala sai superficial e robótica. Nesse caso, para evitar “ser um robô”, escreva o roteiro como se estivesse falando. Veja um exemplo abaixo:

Caso não tenha tempo de desenvolver todas as falas, escreva palavras-chaves capazes de te lembrar sobre o que falar. Essa opção é mais indicada para quem tem habilidade de improvisar.

Como prometido, abaixo segue um modelo simples em branco para você realizar o seu próprio roteiro de rádio.

Neste artigo, você aprendeu que o roteiro de rádio é importante porque…

  • …traz objetividade ao locutor;
  • …organiza o tempo de cada música, participação, notícia e intervalo no momento da transmissão ao vivo;
  • …proporciona domínio em situações inesperadas;

Sem contar os erros que precisam ser evitados, como…

  • …confiar no cérebro e não estudar o roteiro
  • …ler o script como robô

Por essa razão, o roteiro de rádio é tão importante para o seu programa.
Gostou do artigo? Se ficar com dúvidas, comente-as abaixo.

6 comentários em “Roteiro de Rádio: Como Fazer? (e 2 Erros Que Matam Seu Programa)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *