Como aumentar a audiência da minha web rádio?

“Como aumentar a audiência da minha web rádio?” É uma das perguntas que mais ouvimos. Nós podemos resumir em 2 passos necessários: primeiro você precisa que mais pessoas saibam que sua rádio existe. Depois de fazer mais pessoas conhecerem sua web rádio você precisa fazer outra ação que trava 95% das web rádios que estão começando e impedem que elas consigam chegar ao outro lado do paraíso: ter uma rádio que gera renda.

Sim a rádio pode ser só o seu hobbie, mas e se você pudesse ganhar dinheiro fazendo uma coisa que é seu sonho e você tem prazer em fazer? Bom… mas isso é uma decisão sua. A minha parte é te mostrar o que deu certo pra Tá Aqui nesses 8 anos de estrada. Continue lendo e confira o que trava 95% das rádios online que estão começando.

Como aumentar a audiência de minha web rádio?

Vai ser mais fácil aumentar a audiência da web rádio quando aprender isso.A outra parte que trava 95% das web rádios iniciantes é entender como encantar seus ouvintes. Pense comigo, você retorna há algum lugar que não te diz nada, não é ruim, mas não tem nada de mais que te chame atenção? Você pode até voltar um dia porque um amigo te chamou, mas você não fará questão ou fará planos para voltar lá, fará?

Todos nós somos assim, incluindo os ouvintes que irão escutar sua rádio. Para que eles retornem mais e mais vezes para acompanhar sua programação, você precisa aprender como encantar seu público. A parte boa é que você está no lugar certo neste blog, temos diversos artigos para te ajudar a entender seu público e montar uma programação magnética.

Leia também: Ideias de quadros para programas de rádio e programetes que encantam o público

Como faço para divulgar a minha web rádio?

Depois de 8 anos trabalhando com rádio online, aprendemos muita coisa, testamos, erramos, mas erramos muito e hoje entendemos o que dá certo e o que não dá certo.

Divulgar sua web rádio faz parte da primeira etapa que é fazer mais pessoas conhecerem sua rádio. Existem diversas formas para divulgar, vamos focar nas estratégias online, tudo bem? Nada vai para frente sem investimento, seja de tempo ou dinheiro.

Existe a forma com menos investimento de esforço e mais investimento de dinheiro. E outra forma com muito investimento de tempo e menos investimento de dinheiro. Qual você quer aprender primeiro? Vamos lá, vou listar abaixo!

Como aumentar a audiência minha web rádio com menos investimento de esforço e mais investimento de dinheiro?

A parte boa de investir dinheiro, mesmo que seja pouco, é que você verá os resultados das suas transmissões de forma mais rápida. Você precisa entender o que funciona e o que não funciona, quanto mais ágil você entender isso, mais rápido você entenderá o que você pode e deve replicar para fazer sua web rádio um sucesso de visualizações por um longo tempo.

Isso não quer dizer que não precisará se esforçar, você precisará, a não ser que contrate alguém para fazer esse serviço, é uma opção também, se sua renda permitir. Então, vamos às ferramentas que você deve usar, as duas se trata da compra de tráfego, mas tem algumas diferenças que são primordiais para entender se não quiser jogar dinheiro fora por falta de conhecimento.

Facebook e Instagram ADS

O Facebook e Instagram são Mídias Sociais, bem diferente das plataformas que falaremos abaixo, essas duas foram feitas para conectar pessoas e socializar. Porque canais de humor bombaram tanto nas Redes Sociais?

A maioria das pessoas que estão navegando por essas redes estão em um momento de “passa-tempo”, porque elas não estão buscando nada para resolver seus problemas, atenção é mais acompanhar aquilo que elas CURTEM. Seja uma página que fala de um hobbie que ela tem, notícias, canais de músicas que elas gostam , canal de humor, etc. A lista é infinita.

Ela é um excelente canal para você atrair e se conectar com o público, entender o que eles sua rádio faz que eles mais interagem. Além de entender o que eles sentem e querem ouvir na sua rádio. Só entendendo a fundo seu público, você conseguirá criar conteúdos cada vez melhores e atrair cada vez mais pessoas sem gastar tanto porque esse os ouvintes fãs se tornarão o seu marketing e compartilharão seu conteúdo para amigos, parentes e pessoas que eles gostam.

Falei dessas plataformas juntas porque elas usam o mesmo gerenciador de anúncios. Isso significa que você usa a mesma ferramenta para fazer anúncios para o Insta e Face. A mesma coisa acontece com as plataformas que falaremos abaixo.

Google e Youtube Ads

Já o Google e Youtube são buscadores. Mas o que isso significa? Bom…quando você tem alguma dúvida, por exemplo: você precisa encontrar vinhetas para web rádio, você busca nas Redes Sociais ou no Google? 

Com certeza você respondeu Google e isso não é à toa, a função dele é ser canal onde os visitantes buscam informações que estão online. O que as pessoas que assistem sua rádio buscam? Se você está começando agora e não tem ouvintes, não se preocupe porque existe uma forma fácil de descobrir isso : analisando sua concorrência.

Analise o que eles estão fazendo e como estão fazendo isso, analise o que os ouvintes falam sobre eles, seja: elogios, dúvidas e reclamações. Essa dica é de ouro. Você tem noção que essa atitude pode fazer você aprender com os erros e acertos dos outros? Você irá economizar um tempo gigante, além de reduzir os desgastes físicos e mentais que alguns erros podem causar. 

Mas, não falo isso para te assustar, você não precisa ter medo de errar, faz parte do processo, é super normal. Inclusive você irá errar, como fizemos muito e está tudo bem. mas se puder pegar uns atalhos no caminho você chegará mais rápido. Você quer? Então aproveite a dica!

Como divulgar minha web rádio com muito investimento de tempo e menos investimento de dinheiro?

Se a renda tá curta, você pode fazer a divulgação da sua rádio usando o suor do seu trabalho. Use as Redes Sociais de forma orgânica, sem investir em anúncios, usando os grupos e montando uma página própria também. Pesquise por SEO, para posicionar seus conteúdos no Google e no Youtube.

Procure sempre novas formas, teste e tenha consistência. Essa forma é demorada porque o Google, as Redes Sociais e todos esses canais gratuitos que usamos tem como produto: os anúncios.

Isso significa que ele restringe o alcance que sua página pode atingir sem pagar porque o produto delas é o anúncio. Você paga para usar o Facebook? Não, mas eles são a 5a maior empresa do MUNDO, com faturamento de 18,7 bilhões e 90% é gerado por publicidade paga.

Como conseguir patrocínio para web rádio?

Você já sabe as ferramentas que vão te ajudar a conseguir patrocínio, não diretamente, mas quem tem uma audiência engajada (encantada) tem ouro nas mãos porque é isso que os patrocinadores procuram. Porque os artistas ganham para aparecer vestindo uma marca? Porque muitas pessoas sabem que ele existe (visibilidade) e querem seguir o que ele faz ou diz (encantamento).

Quando um artista perde o encantamento do público, ele perde dinheiro junto. Isso aconteceu com a Karol Conká, por exemplo, que perdeu quase 5 milhões de parcerias e patrocínios devido aos seus atos na participação no BBB 21. 

Agora, você entende a importância de ter um público engajado para conseguir patrocínios? Então, clique abaixo e descubra formas que vão te ajudar a atrair patrocinadores.

Leia em: Como conseguir patrocinadores para web rádio

Chegamos ao fim desse texto, mas não do nosso objetivo, que é usar nossas experiência de 8 anos acertando e errando com a rádio online para te ajudar a tirar seus planos do papel e aumentar a audiência da sua web rádio colocando-a em direção ao sucesso. Se tiver qualquer dúvida, sugestão ou críticas, deixe aí nos comentários. Estamos sempre atentos e respondemos todos os comentários.

Até logo.

2 Comments

    1. Oi Edmundo, o ideal é continuar trabalhando e achando formas de interagir mais com os ouvintes, dessa forma eles ficaram mais tempo e além disso indicaram para outros amigos. Continue acompanhando nosso blog, estaremos trazendo sempre novidades! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *