5 Dicas Para Atrair Ouvintes em Sua Web Rádio | Redes Sociais

Sua web rádio já tem Redes Sociais? Ela não pode ficar de fora dos canais que atraem milhões de pessoas diariamente. Mas não basta estar nessas redes, é necessário saber como usá-las e ter estratégia para não ser engolido por milhares de postagens que são feitas todo o dia. Aqui, reunimos informações que vão ser ponto de virada para você atrair centenas de pessoas até sua web rádio e tornar seu sonho de viver da sua rádio online, não só possível como real.

Você deseja isso faz tempo, não é? Estamos juntos, não desista! Vamos te mostrar o que tem dado certo para a Taaqui, que já tem 8 anos sobrevivendo no mercado. Vamos lá, leia com atenção e coloque em prática! Ahhh… e deixe um comentário para a gente no final, vai ser um prazer te conhecer melhor e saber se estamos conseguindo te ajudar.

5 dicas para atrair mais ouvintes com as Redes Sociais

As dicas que você vai encotrar aqui abaixo serve para todas as Redes Sociais, salvo algumas particularidades. Mas, não se preocupe eu vou mencionar, quando for importante. O mais importante, eu já te falo de antemão que é você por em prática. Ler 300 dicas sem colocar em prática, é só jogar tempo fora. Mas, vamos ao que interessa!

1 . Não poste sem estratégia, faça um Cronograma de Postagem

Traçar um plano para o que você irá postar a cada dia é extremamente importante. Como você está tentando se conectar com ouvintes, atuais e novos, através de suas contas de mídia social, você precisa ter certeza de que está postando de forma consistente.

Quanto aos dias e horários que são melhores para postar, muitas pesquisas foram feitas sobre os melhores horários para postar nas diferentes plataformas. No entanto, a melhor maneira de começar a entender quando você deve postar é dar uma olhada em nos dados demográficos ou, se ainda estiver aumentando seu público, pense nos dados demográficos do público que está tentando alcançar.

A maioria das Redes tem ferramentas demográficas de público para contas empresariais. Essas ferramentas fornecem informações claras sobre quando seu público está geralmente online.

Leia também: Dicas para programa de rádio 

2. Lembre-se das Hashtags

Incorporar hashtags em suas postagens, principalmente no Twitter e no Instagram, é uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu conteúdo. Você produziu e deseja que o máximo de pessoas leia, não é mesmo? Se não, você nem perderia seu tempo estudando, planejando e produzindo.

Portanto, você deve usar a hashtag das palavras-chave em suas postagens. Essas palavras devem são aquelas principais sobre seu assunto. Por exemplo, esse o título desse texto que estamos conversando aqui é Web rádio: dicas para atrair mais ouvintes com as redes sociais.

Quais são as palavras-chave (principais)?

  • Web rádio
  • ouvinte
  • redes sociais

Mas podemos usar palavras relacionadas e sinônimos. Quais são as palavras relacionadas com Rede Sociais? Instagram, Facebook, Twitter e todas as outras redes.

Quais são os sinônimos de ouvintes? Audiência, público e assim vai…

Tente limitar suas hashtags apenas às palavras mais importantes e certifique-se de que as hashtags estejam escritas corretamente,

3- Use imagens atraentes

Dependendo da Rede Social a Imagem é muito importante. No Instagram, por exemplo, foi realizada uma pesquisa que mostra como as pessoas leem os posts. Logo, é primordial entender isso se quiser chamar atenção com suas postagens.

A ordem de leitura é primeiro a foto, depois a chamada e por último a legenda. O mesmo padrão se repete no Facebook. Então, de preferência por utilizar boas fotos, que sejam chamativas e diferentes. Não esqueça de incluir seu logotipo ou nome da sua rádio.

4- Use Memes

A cultura online são dos memes. Eles são a forma como lidamos com surtos de vírus, ameaças de conflito global e uma série de controvérsias. Memes se espalham pela consciência social como um incêndio, então eles são a maneira perfeita de expandir seu alcance. Isso significa manter o controle do que é popular.

Se houver um formato de meme na moda, considere a criação de algo nesse formato relevante para o seu programa e, em simultâneo, identificável para o público.

5- Fique de olho nas tendências

Cubra tópicos de tendência e compartilhe-os em seus canais de mídia social com as tags mais populares. Se houver grandes notícias espalhando pela mídia ou um evento que está chamando muita atenção, cubra-o em suas transmissões ou dedique um artigo a ele. Você pode até dedicar um programa inteiro a ele, se estiver interessado o suficiente! Ao compartilhar esses programas em suas redes sociais, certifique-se de usar as tags relevantes e populares que estão recebendo mais tração.

O Instagram e o Twitter criam listas enormes de hashtags com links para todas as postagens feitas que as incluem. Algumas tags explodem e acabam sendo “tendência” no Twitter. Usar essas tags para compartilhar seu conteúdo pode expô-lo a pessoas famintas por tomadas e opiniões interessantes sobre eventos atuais, o que é uma ótima estratégia para conseguir novos ouvintes por meio das mídias sociais.

Também tenha em mente que, se o que está na moda não é nada que você esteja interessado, não tente usar isso em seus programas. Talvez apenas mencione rapidamente e siga. Embora seja importante ficar por dentro das novidades e tendências, se você não tem nada que valha a pena contribuir para a discussão, as pessoas vão se desligar mais rápido do que se você não tivesse dito nada.

E lembre-se…

Você não precisa de 300 dicas, você só precisa colocar uma em prática! Coloque uma em prática por dia e você verá a diferença que essa ação fará na sua rádio. Às vezes muita informação mais atrapalha do que ajuda e te deixa paralisado pensando que tem muita coisa para fazer. Já sentiu isso? Então, comece devagar, mas comece agora. Já anota em sua agenda uma dica que você irá colocar em prática amanhã e conta pra gente nos comentários, fechado?

Aguardo sua mensagem. Até logo!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *