4 dicas para minimizar danos as cordas vocais

Muitos profissionais, como, por exemplo, os radialistas, dependem muito de suas cordas vocais para desempenharem bem o seu trabalho. Porém, como o constante uso das cordas, estão sujeitos a problemas se não se atentar aos devidos cuidados para minimizar danos às cordas. 

Se esforçar para a prevenção de problemas seja em qual for o campo de atuação ou em qualquer parte do corpo é o melhor investimento.

Com a adoção de alguns hábitos é possível minimizar danos às cordas e preservar o instrumento de trabalho. Além disso, pelo fato dos radialistas muitas vezes trabalharem todos os dias, além de exigir as cordas vocais diariamente, é necessário adotar os hábitos diariamente também.

Que cuidados os radialistas devem ter com a voz?

A voz se trata de um dos aspectos mais atraentes da comunicação. É um cartão de visita que revela nossa natureza pessoal, aspectos físicos (se a pessoa é saudável), aspectos psicológicos (se estamos mais zangados, se somos mais agressivos) e aspectos sociais (o padrão de voz da classe social em vez de identidade). Portanto, a voz traz ao ouvinte um resumo de quem somos e confirma nossa identidade.

Pesquisas atuais mostram que o perfil de voz do locutor tem características mais óbvias, como alta intensidade, tom baixo, velocidade de fala suficiente, qualidade de som limpa, pronúncia precisa, pausas e ritmos repetitivos.

Com este conhecimento e ressaltando que o locutor tem grande versatilidade em suas atividades, pois, como comunicador, por atuar em um mercado de trabalho amplo e diversificado, a voz do profissional deve ser adequada à função que desempenha. Portanto, as emissoras não precisam poupar esforços para fornecer cuidados de voz, seja em termos de saúde sonora ou outros aspectos que envolvam a locução.

O uso de voz profissional sem preparo especial sobrecarrega o canal sonoro e causa problemas de vocalização, pois o único canal de transmissão de rádio é o som, o que sobrecarrega a função de transmitir emoções e intenções de comunicação. Ressalta-se que o cuidado com a voz e os hábitos para minimizar danos às cordas vocais depende das atividades e particularidades de cada pessoa, o que leva à necessidade de encontrar profissionais.

A fonoaudiologia tem como objetivo prevenir, orientar, aconselhar e tratar, e prevenir o aparecimento de patologias que causam danos ou impedem o locutor de sua ocupação devido a comportamentos vocais inadequados. Em termos de vocalização, o fonoaudiólogo ajuda o locutor a cuidar de sua postura, pronúncia, respiração, voz, organização e forma de expressar pensamentos. Em suma, não apenas a voz do locutor é eficaz, mas toda a linguagem falada também é eficaz.

Hábitos que deve adotar para minimizar danos às cordas vocais

Aqueles que dependem da voz para trabalhar, como é o caso dos radialistas, podem sofrer consequências desagradáveis ​​e prejudiciais do uso excessivo e ininterrupto das cordas vocais. Rouquidão, dor de garganta e desconforto são sinais que parecem avisos de que é necessário mais cuidado com as cordas.

Portanto, para se tornar um bom radialista, além de dominar as habilidades, é preciso evitar problemas nas cordas vocais, isso impossibilita até que o profissional realize suas atividades profissionais.

Por isso, radialistas, locutores e demais profissionais devem considerar o investimento na prevenção. A seguir estão alguns hábitos diários, se você adotar esses hábitos, certamente irá minimizar danos às cordas.

Leia também: 4 Dicas para ser bom locutor de radio online

Beber bastante líquidos

Beber água da maneira e quantidade correta ajuda a manter sua voz saudável. Não é à toa que, quando uma pessoa continua falando sem pausas, a boca fica seca, o que pode até prejudicar as palavras.

Outra dica para minimizar danos às cordas vocais é evitar beber líquidos quentes ou frios. O ideal é escolher um líquido morno e em temperatura ambiente.

Nutrientes 

Comer também pode interferir na vibração das cordas vocais, secreção de muco e produção da voz. Portanto, para pessoas que querem regular a garganta, os alimentos mais recomendados são alimentos com propriedades adstringentes, principalmente maçãs e frutas cítricas. Ao mesmo tempo, frutas cítricas podem ser prejudiciais para pessoas que sofrem com refluxo.

Nesses casos, para garantir os nutrientes necessários à voz sem problemas de estômago, vale a pena investir em uma variedade de vitaminas, ricas em vitamina C e antioxidantes, que podem estimular a secreção de saliva, lubrifica o trato vocal e relaxar os músculos da garganta .

Por outro lado, bebidas alcoólicas, refrigerantes, gorduras e alimentos picantes devem ser evitados, pois, podem alterar a movimentação das cordas vocais, aumentar a secreção de muco e dificulta a pronúncia.

Aquecimento da voz

A reparação da voz para o dia de trabalho é outro hábito importante a se desenvolver ao trabalhar no rádio, pois pode proteger a voz, minimizar danos às cordas e evitar o tratamento da rouquidão e outros problemas.

Geralmente, é recomendado aquecer as cordas vocais por cerca de 30 minutos antes de iniciar a sessão de transmissão. Alguns dos principais exercícios que devem ser feitos durante o aquecimento são: tremor de língua, tremor de lábios, repetição de trava língua e trabalho com palavras.

Leia também: Aquecer a voz: 4 exercícios para locutores de rádio

Pausas   

O apresentador de um programa de rádio deve preservar sua voz o máximo possível. Portanto, é muito importante que esses profissionais repousam as cordas vocais fora do trabalho.

Uma boa dica é ficar em silêncio por algumas horas durante o dia. Esse hábito é importante para restaurar a voz cansada e evitar problemas futuros após um dia agitado. O descanso é muito importante para quem deseja minimizar danos às cordas vocais.

Sendo assim..

Como vimos, os hábitos para minimizar danos às cordas, são muito importantes para quem segue carreira de radialista, de locutor ou de qualquer outro profissional que use a voz frequentemente. Pois, são cuidados essenciais para a preservação da voz e da saúde das cordas vocais.

Um profissional que usa a voz para trabalhar diariamente, quando passa por problemas nas cordas pode ser muito frustrante, pois problemas como rouquidão, são verdadeiros vilões para quem trabalha neste campo. Veja que, não adianta esperar surgir os problemas, pois a recuperação é demorada, busque adotar os hábitos que citamos para prevenção dos problemas e conservação de sua tranquilidade ao trabalhar.

Leia também: Voz de locutor: Armadilhas e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *