4 Dicas para ser bom locutor de radio online

Quer ser bom locutor de rádio online? Nesse conteúdo vamos esclarecer tudo acerca desse mundo e te dar dicas valiosas passadas por locutores experientes no mercado

Aconselho que leia com muita atenção cada parágrafo desse conteúdo e pratique as dicas deixadas aqui, garanto que praticando com afinco em 7 dias é possível ver uma grande diferença na hora de gravar para sua rádio.

A primeira coisa que precisa entender é que para ser um bom locutor de rádio ou radialista é preciso estudar. O conhecimento teórico e prático é o divisor de águas entre os bons e os mais ou menos. 

Por este motivo vamos deixar aqui o conhecimento básico que precisa para iniciar essa jornada do desenvolvimento de uma boa locução de rádio.

O que é preciso para ser um bom locutor?

Se deseja ser o locutor da sua rádio ou futuramente encontrar oportunidades de trabalho em diversos lugares, primeiro, você precisa compreender como é essa área e qual direção pretende se especializar para ter um avanço da sua emissora de rádio. 

Uma vez que você decide se dedicar a ser um bom locutor, mesmo que não tenha a intenção inicialmente de seguir carreira, saiba que esse caminho está sendo aberto para você, então, por que não aproveitar, não é mesmo?

Nós vamos explicar tudo o que precisa saber para ser um bom locutor.

O que é locutor online?

O locutor de rádio online é um profissional com a capacidade de transmitir informações para rádio, TV, cinema e até propagandas. Quando estuda para ser locutor, você não fica restrito apenas a rádio, há muitas possibilidades dentro deste ramo.

E se você não sabe esse profissional também realiza locuções para festas, formaturas, cerimônias e celebrações. Uma função muito importante desempenhada pelo locutor é a gravação de avisos sonoros, por exemplo, a voz do metrô do Rio de Janeiro.

O locutor também pode se desenvolver nas mídias digitais, gravando peças publicitárias para vídeos online, nessa área o locutor é muito procurado. Com esses exemplos você pode enxergar que levando sua rádio online ao sucesso outras portas se abrirão.

O que é ser radialista ?

O radialista é o profissional que atua em mídias que são transmitidas por ondas, como a rádio e a TV. O radialista é um locutor, mas, também pode desempenhar outras funções como ser apresentador de TV, por exemplo.

Qual a diferença entre radialista e locutor ?

O radialista pode ser um locutor e um narrador, assim como possui outras atribuições como a possibilidade de ser apresentador de TV, já o locutor pode ser formal ou informal e fica mais restrito as áreas dentro da locução.

Como ser radialista?

Ser um radialista também é ser um bom locutor e hoje vamos deixar dicas utilizadas por profissionais renomados que vão te ajudar a iniciar essa jornada, mas há algumas coisas que preciso alertar antes.

Para ser radialista é preciso realizar uma graduação de nível superior, a faculdade de jornalismo é indicada e possui matérias apenas de rádio, a faculdade de comunicação social também é recomendada.

E após a faculdade, se você quiser ser bom no que faz e reconhecido é muito indicado os cursos de extensão e até pós-graduação que vai te certificar para alcançar cargos mais altos dentro de uma organização.

Agora vamos as dicas para ser um bom locutor e radialista?!

4 Dicas para ser bom locutor de rádio online

Abaixo deixaremos algumas dicas que vão te ajudar a ser um bom locutor e reconhecido pelo que faz, se sua meta é fazer da sua rádio ou da rádio de outras pessoas, um sucesso, se o seu objetivo é se comunicar da melhor forma com o ouvinte e fidelizá-lo então siga os passos abaixo.

1- Não precisa ter vozeirão

Se ninguém diz que sua voz é bonita ou que você não deveria ser locutor por isso, não se preocupe. Porque não se trata de voz bonita e sim de carisma e técnica, há uma técnica que ajuda você a ter uma boa dicção, essa técnica é composta pelo controle da respiração e a pronúncia clara e natural.

Vou deixar abaixo algumas dicas que vão melhorar sua dicção, saiba que é preciso treino para ter uma pronúncia clara e natural como os locutores famosos que você vê por aí.

2- Grave a sua voz

A primeira lição é pegar um conteúdo qualquer e ler enquanto grava para analisar o que precisa de melhoria, como as sílabas que você não pronúncia, fala rápida demais ou mesmo palavras que você “come” e não pronuncia na hora que está falando com alguém.

Realize testes na sua voz, falando em diferentes ritmos e expressando emoções. Análise como fica o resultado final e qual ritmo é mais fácil para você manter.

3- Qual o seu ritmo ideal?

Durante o exercício anterior você deve ter percebido qual é o seu tempo de fala, como se concentrar na pronúncia de cada sílaba e consoante, com essas informações você descobre qual o seu ritmo de comunicação, agora só precisa continuar treinando e gravando, mantendo a calma. 

O resultado não precisa sair perfeito amanhã, você só precisa dar um passo de cada vez.

4- Exercício para relaxar a voz

Há um exercício para relaxar a voz muito usado por locutores e pode ser usado por você. Ele vai te ajudar a ter uma pronúncia clara e uma boa dicção no momento de transmitir sua mensagem na rádio.

O som deste exercício transmite uma vibração que relaxa as cordas vocais e te ajuda a ter uma dicção melhor, esse é só um exercício inicial para ter uma fala clara e limpa. Nós aconselhamos que realize exercícios recomendados por um profissional de fonoaudiologia.

Veja abaixo como praticar o exercício.

Primeiro, bloqueie a entrada de ar, fechando as narinas com os dedos, depois pronuncie o som “hummmm”, como se fosse um zumbido de abelha, com a boca fechada por mais ou menos um minuto. Agora, pause para respirar e depois repita por mais duas vezes essa tarefa.

Esse conteúdo ajudou você se tornar um locutor melhor? Nós esperamos que sim, deixe seu comentário, a Taaqui possui uma plataforma de rádio web completa para que você só se preocupe em melhorar sua dicção e leve sua emissora ao sucesso.

6 Comments

  1. Cícero Luiz Pereira de Abreusays:

    Eu gostei das dicas para ser um bom locutor de radio.Preciso estudar e aprender,gosto muito de falar e comunicação não tenho medo e vergonha de falar em público. As vezes fico pensando que por ter uma idade avançada 67 anos não terei chance nenhuma nesse sonho,apesar de ser velho me considero jovem sou alegre e comunicativo procuro dalar bem português ok.

    1. Nossa que legal Cícero, fique tranquilo quanto a idade o importante é ter esse espírito jovem para está sempre em busca de melhorias e se aperfeiçoar. Vai dá tudo certo, continue acompanhando nossos materiais que iremos trazer sempre novidades bacanas 🙂

  2. Joaojacson Vieira Cavalcantesays:

    Parabéns pela tectualizaçao bem esclarecedora e de fácil compreençao informativo par que todas as pessoas possa COMPRIENDER OQUE e ser locutor e qual capacidade ele pode atingir entre as diversas inflamações há nos contextos muitos contexto que ajudará e muito as pessoas em seus a predinzado

    1. Perfeito João, ficamos super felizes por isso, continue acompanhando nossos conteúdos, estaremos sempre trazendo novidades! Desejo sucesso em sua rádio 🙂

  3. O teor é bastante esclarecedor e útil para mim, nunca fiz programa de rádio, nem se quer tenho algum curso relacionado, mas, sou apaixonado por locução e as vezes faço com o meu telemóvel só para sentir a sensação. Os meus amigos gostam de me ouvir e até alguns DJs pedem spots.

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, obrigada pelo comentário! Ficamos felizes que o conteúdo tenha sido de grande valia para você. Sucesso! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *