Web rádio Marketing: mudanças para alcançar mais ouvintes

Web rádio marketing: como está o marketing da sua web rádio? Sua rádio aparece no Google?  Se ainda não calma, que dá para começar a divulgar e otimizar seu site (fazer mudanças) para aparecer na primeira página do Google. Apenas a página que milhares de pessoas visualizam todos os dias!

Se sua rádio não está lá, vamos dar o primeiro passo para resolver seu problema agora. Abaixo vou explicar por que o marketing é tão importante para a sua web rádio, vantagens e como você pode utilizar as otimizações de SEO para alcançar mais ouvintes.

Web rádio Marketing: Vantagens

Entre as vantagens de fazer marketing para rádio, é que você pode fazer a rádio se auto sustentar. Sim é possível, primeiro você precisa estar nas redes sociais (instagram e facebook) é uma das melhores ferramentas para começar a fazer a divulgação da sua web rádio.

Porque falamos isso, se você pensar hoje todas as pessoas estão conectadas em uma rede social.
Vamos analisar se todas as pessoas estão conectadas, o seu público também, e para ser lembrado você precisa ser visto.

Então o primeiro passo que você precisa fazer é criar o perfil da web radio no Instagram e Facebook em poucos passos é possível já criar a sua conta e começar a divulgar o seu trabalho.

Não podemos esquecer que além das mídias sociais, você precisa do site para direcionar seu público para lá, pois temos outro canal muito importante e que não deve ser ignorado: os mecanismos de pesquisa.

Assim como seus ouvintes provavelmente visitam o Facebook regularmente e Instagram , eles também frequentam sites como Google, Yahoo! E Bing. Então não ignore o poder da otimização de mecanismos de pesquisa para alcançar mais ouvintes e assim a sua web rádio se auto sustentar.

Leia também: Como colocar uma web rádio no Facebook: 7 passos importante

Web rádio Marketing: preciso de SEO?

Sim, afinal você gostaria que a sua web rádio fosse alcançada por milhares de Pessoas? Então, o SEO pode ser uma ponte para te levar a pessoas que já estão procurando rádio como a sua. Porém, quando vcocê pesquisa no Google você passa da primeira página ou clica nos primeiros resultados da primeira página?

É eu sei, pode ser até que você vá até a segunda ou terceira página, no máximo. Mas é bem raro. Geralmente você já clica nos primeiros resultados, certo? Não é só você. A maioria das pessoas se comportam da mesma forma a pesquisar no Google.

E geralmente não vão além da primeira página de resultados para encontrar o que estão buscando no Google. Já imaginou criar um conteúdo e depois de um tempinho receber mais de 10000 visitas  porque as pessoas estão encontrando sua rádio na primeira página do Google? Isso seria perfeito não é mesmo? E com uma boa estratégia de SEO é possível ter esse resultado.

Eu digo 10000 vistas, mas é apenas ilustrativo porque a quantidade de acessos irá depender do seu mercado. E pode ser muito mais.

Web rádio Marketing : SEO mais claro que água

Vamos dar um exemplo de como o SEO bem feito é poderoso agora:

atrair ouvinte para rádio web

Cada termo tem um volume de busca que você pode alcançar se estiver na primeira página. Na imagem de exemplo você confere as QUANTIDADE DE VEZES que o TERMO rádio online foi buscado no Google.

Este é apenas um exemplo de como o SEO pode ajudar a atrair mais ouvintes para sua radio e consequentemente melhorar os resultados financeiros da sua web rádio. Você deve ter o mesmo cuidado com os mecanismos de busca que toma com as redes sociais; ambos podem direcionar uma enorme quantidade de tráfego para o site da sua estação quando usados ​​corretamente.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) significa Otimização de mecanismo de pesquisa que é simplesmente a arte de fazer com que seu conteúdo apareça nos resultados de mecanismos de pesquisa, como o Google. Assim, mais pessoas encontram a sua rádio de forma fácil e rápida.

Você já pesquisa no Google, e ele te mostra orgânicos (não pagos) e resultados de patrocinados (pagos). Quando nos referimos a SEO, estamos falando sobre fazer o site da sua estação aparecer nos resultados orgânicos.Você também pode ouvir o termo “Search Engine Marketing” (SEM).

SEM é um termo abrangente que inclui SEO. SEM também inclui outras táticas, como publicidade Pay-Per-Click (PPC). A publicidade PPC é o que coloca sua estação nos resultados do mecanismo de pesquisa pago. Você “NÃO PRECISA” otimizar o site, é só pagar que o Google te mostra nos primeiros resultado.

E sabe porque coloquei que você não precisa otimizar o site entre aspas? Porque até no trafego pago se otimizar pode melhorar seu resultado com o público.

Porque fazer SEO não é apenas colocar seu site na primeira página do Google, mas pensar na experiência do usuário para que o visitante entre no seu site, encontre o que precisa com facilidade, qualidade e permaneça no seu site a ponto de retornar com frequência.

Web rádio marketing: como funciona o Google?

Mecanismos de busca como o Google querem que as pessoas encontrem o que procuram. Se um usuário do Google não encontrar o que está procurando, parará de usar o site e irá para um mecanismo de pesquisa diferente. Portanto, o Google tem interesse em garantir que o conteúdo mais relevante seja colocado no topo de seus resultados.

Por isso é importante ter conteúdo de qualidade no site da rádio.

O Google usa um algoritmo para fazer isso. Esse algoritmo é um segredo bem guardado, muito parecido com a fórmula da Coca-Cola. O Google também ajusta esse algoritmo de vez em quando.

Portanto, em vez de tentar burlar o algoritmo do Google, sua melhor aposta é simplesmente criar um conteúdo atraente que as pessoas pesquisem.

Quanto mais conteúdo de alta qualidade você criar, mais tráfego na web os mecanismos de pesquisa como o Google enviarão para você.

Se você criar um conteúdo que não seja muito bom, o Google não vai querer colocá-lo no topo de seus resultados de pesquisa. O Google procura sinais de que o conteúdo que coloca no topo dos resultados de pesquisa seja relevante e de alta qualidade.

Leia também: Abertura de Programa de Rádio: 5 formas de fazer uma abertura

Por que é importante utilizar estratégias de SEO?

Para obter o tráfego orgânico que você precisa, o conteúdo publicado em seu site deve ser relevante para alguém. Então para montar a sua estratégia de SEO, tudo começa com um planejamento:

  • Quais os resultados que você espera alcançar com o SEO, quem você quer alcançar?
  • Como pretende chegar lá.

Essas perguntas abriram caminhos para montar uma boa estratégia de SEO, além disso você deve saber que os resultados são a médio e longo prazo. Mas vale a pena, pode ter certeza! Não espere o tipo de retorno imediato, que pode vir de anúncios e links patrocinados. Mas em contrapartida com o SEO você vai conseguir um retorno mais sustentável a longo prazo.

Conclusão

Sabendo de tudo isso você pode começar hoje mesmo a colocar o seu plano de marketing e SEO para funcionar, comece a ler as dúvidas do seu público para fazer conteúdos relevantes, pesquise no Google para saber o que as pessoas estão buscando, assim você pode otimizar os seus conteúdos para o mecanismo de busca. E isso irá direcionar mais tráfego para o seu site.

O próximo passo…

para aparecer no Google é nos responder nos comentário se você que  um passo-a-passo para fazer SEO no site e atrair mais ouvintes a longo prazo? Deixe “Eu quero” abaixo nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *