Taaqui

Como colocar uma web rádio no Facebook: 7 passos importantes

como colocar web rádio no facebook
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Como colocar uma web rádio no Facebook ainda é uma pergunta bem frequente. Primeiro, se quer colocar sua web rádio em qualquer plataforma digital com o intuito de divulgar sua programação é importante se atentar às mudanças no algoritmo que acontecem o tempo todo.

O Facebook já teve um alcance incrível, ate que anunciou mudanças no algoritmo da plataforma, que agora prioriza o conteúdo de amigos em vez de empresas, ficou muito mais difícil. Porém, isso não quer dizer que sua estação de rádio ainda não possa aproveitar o poder do Facebook, usando-o para beneficiar você e seu público. Trouxemos algumas maneiras rápidas de promover sua estação de rádio. Vamos lá!

 2,7 bilhões de usuários ativos mensais

Não, o Facebook não morreu, mas ele tem um público geralmente diferente de outras plataformas. É importante entender a característica de público de cada rede. As dicas a seguir darão uma ideia de como colocar uma web rádio no Facebook. promover sua programação.

1- Simplifique ao colocar uma web rádio no Facebook

Garanta que sua página de rádio do Facebook seja fácil de encontrar e contenha todas as informações importantes para seus ouvintes. Tenha uma página  bem otimizada e completa de informações para colocar sua web rádio no Facebook. Informações como:

  • Uma descrição envolvente
  • Informações de contato adicionais, como o link para o site da sua estação
  • O endereço do estúdio (se tiver)
  • Links para outras Redes Sociais
  • Informações sobre os próximos eventos
  • Informação sobre programação

Quanto mais informações você tiver em sua página do Facebook, maior será a chance de sua página ser o primeiro resultado nas classificações de pesquisa. Sua estação deve ser fácil de ser encontrada se quer alcançar mais ouvintes.

2- Verifique suas configurações colocar uma web rádio no Facebook

Para garantir que as pessoas possam interagir com sua página, você deve verificar as configurações da página. Em “Geral”, você encontrará configurações para compartilhamento de postagens, postagens de visitantes e marcação, para citar alguns. 

Em última análise, cabe a você decidir como gostaria de usar sua página e como gostaria que outras pessoas interajam com ela. Porém, recomendamos que você ative todo o compartilhamento de postagem e permita que as pessoas e outras páginas marquem sua página.

Certifique-se de revisar todas as suas configurações, pois as configurações da página são diferentes das configurações da conta.

3- Coloque sua página do Facebook em sua estação de rádio

Por último, mas não menos importante, certifique-se de colocar o link para sua nova página do Facebook na página de perfil da sua estação! Dessa forma, ouvintes fiéis podem conferir sua nova criação, enquanto novos visitantes saberão onde podem se conectar com sua estação.

Você também pode colocar links para seu site e outras Redes Sociais. 

4 – Encontre notícias para compartilhar

Se sua estação de rádio online for voltada para notícias, você precisará descobrir uma estratégia para planejar suas notícias antes de o programa ir ao ar. Uma maneira de fazer isso é inscrever-se nos feeds RSS de todos os blogs e sites de notícias que você costuma seguir e reuni-los em um só lugar. Dessa forma, você terá todo o material de que precisa em um só lugar.

Existem também algumas ferramentas online que você pode usar para essa finalidade.

  • O Tweetdeck também é uma ferramenta útil para coletar conteúdo do Twitter, permitindo que você insira diferentes termos de pesquisa e veja todo o conteúdo relacionado a esses termos de uma vez.
  • O Alerta do Google funciona de maneira semelhante, permitindo que os usuários se inscrevam para receber alertas de termos de pesquisa específicos, embora sejam entregues por e-mail. Você também pode ajustar a frequência desses alertas para atender às suas necessidades.

5 – Use o Facebook Live Audio

Semelhante à versão atual do Facebook Live, mas sem o componente de vídeo. Isso significa que você pode transmitir ao vivo sem uma câmera de vídeo. O ponto principal é a simplicidade.

Tudo o que você precisa é de um smartphone e do aplicativo do Facebook para começar. E com um clique de alguns botões, já pode começar a falar com seus fãs.

6- Colocar uma web rádio no Facebook significa construir

Uma mentalidade valiosa que você precisa ter é que você precisa investir na sua divulgação e imagem.  Para isso você pode contar com anúncios comprados ou micro influenciadores online. Use a mídia social para pesquisar influenciadores em seu nicho, sejam relacionados à música ou programação da sua rádio web.

Existem várias maneiras de alavancar influenciadores para promover sua estação. Pode-se marcar uma entrevista para conectar sua estrela com o influenciador. Isso tem a vantagem de que o influenciador provavelmente compartilhará a entrevista em seus próprios canais de mídia social, direcionando seus seguidores para sua (s) página (s). 

Enquanto a entrevista está passando, você também pode tweetar ao vivo algumas citações interessantes e marcar a conta do influenciador no Twitter, maximizando suas chances de ser compartilhado com seus fãs.

Leia também: Criar web rádio: o que é preciso?

7- Planeje ao colocar uma web rádio no Facebook

Quando você estiver planejando a entrevista com antecedência, certifique-se de ser criativo com os tópicos que irá discutir e tente não se concentrar muito no seu próprio programa. Você pode ter uma entrevista com o proprietário de uma casa de shows local, por exemplo, onde você pode falar sobre a evolução da música na área e os próximos shows.

Ouvir a palavra “influenciador” hoje geralmente traz à mente modelos do instagram com centenas de milhares de seguidores. Mas um “influenciador”, no que diz respeito à sua estação, é qualquer pessoa em seu nicho que seja uma autoridade nela. Pode ser qualquer um, de bandas locais a blogueiros e personalidades da televisão local. Pense fora da caixa!

Mas no final de tudo, a verdade é que…

Uma vez que você colocou a rádio web no Facebook, sua divulgação só não dará certo se não houver constância e melhoria contínua em tudo que se faz. Você não precisa se preocupar com a aparência do seu cabelo ou se há iluminação suficiente, já que você não aparecerá no vídeo.

Portanto, quer você prefira ter um roteiro é essencial para colocar uma rádio web no Facebook e manter a audiência acompanhando sua rádio. Esse conteúdo te ajudou? Deixe abaixo nos comentários.

Leia também: Web rádio: 5 dicas para atrair mais ouvintes com as redes sociais

2 comentários em “Como colocar uma web rádio no Facebook: 7 passos importantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *