Divulgar web rádio no Instagram: 6 ações essenciais

O Instagram agora tem mais de 1 bilhão de usuários, faz parte da rotina das pessoas, então, porque você não irá divulgar sua sua web rádio lá? Faz sentido? Se você quer alcançar mais ouvintes, você precisa entender como divulgar sua estação. Dessa forma é possível ter uma rádio que se auto sustenta e até mesmo gera uma renda extra, basta estudo e dedicação. 

Nosso suporte não acaba depois que você assina a plataforma. Inclusive assinante ou não, queremos te ajudar a transformar sua rádio em um hobbie e por isso investimos em conteúdo de qualidade e atualizado para te ajudar nessa missão. Listamos 6 dicas, veja abaixo! Ahhh, deixe seu comentário no final, sempre respondemos.

1. Já tem conta no para sua web rádio no Instagram?

Se você não tiver uma, será necessário criar uma conta no Instagram para sua estação. A inscrição leva apenas alguns minutos! Basta colocar o logotipo do seu rádio como a foto do perfil, informações sobre o seu rádio na descrição e está tudo pronto para começar!

Sei que essa parte sempre dá vontade de pular, quem nunca né? Mas é importante ter informações claras sobre a rádio, horário, missão, valores, programação, etc. Então, preencha todas as informações, é rapidinho.  

2. Produzir conteúdo para divulgar sua web rádio no Instagram

Depois de ganhar vida no Instagram da sua web rádio precisa ser alimentada. Isso significa que você precisará se acostumar a separar conteúdo, fotos e vídeos relacionados a sua rádio, notícias, informações, programação etc. 

Outro tipo de conteúdo que costuma ter uma boa resposta do público em qualquer nicho é o bastidores. O que acontece durante a gravação, sem edição, você trabalhando, fazendo tudo acontecer. 

Também pode ser os bastidores de entrevistas, fotos do estúdio, lugares ou shows com os quais você criou parcerias… você pode postar tudo no Instagram! Você não precisa criar sempre novos conteúdos, utilize cortes da sua programação no Instagram, aproveite as partes mais interessantes e use-as para chamar atenção e criar curiosidade nos ouvintes.

Publique regularmente. Três postagens por semana, no mínimo, irão ajudá-lo a vencer o algoritmo do Instagram. Você acha que isso não é suficiente? É melhor postar três vezes por semana durante seis meses, em vez de duas vezes por dia durante 15 dias; você corre o risco de não acompanhar e desistir facilmente. 

3. Escolha as melhores hashtags

Hashtags como rótulos que você coloca no final das descrições de suas postagens ou nos comentários, elas indicam sobre o que você está falando. E quem segue aquela hashtag irá receber os conteúdos que foram “rotulados”.

Quais hashtags devo usar? Você deve usar algumas hashtags gerais para definir o tema. Em seguida, você deve escolher algumas outras que sejam mais precisas e diretas como 

4. Crie uma bio para divulgar sua rádio web no Instagram

Use o espaço Bio de forma eficiente. A primeira coisa que as pessoas notam é a descrição da sua conta. Portanto, mantenha-o clara. Forneça links de seus perfis do Facebook, Twitter, blogs e outros canais! Aproveite a formatação e o suporte emoji para dar uma vantagem à sua biografia.

5. Aproveite o Stories do Instagram 

400 milhões de pessoas usam o Stories do Instagram. Como o Snapchat, as histórias do Instagram permitem que você mostre os destaques dos bastidores, como a produção do programa ao longo do dia e os diferentes papéis desempenhados pela equipe de produção. 

Aproveitar o Instagram para divulgar sua web rádio também pode apoiar seus outros programas de áudio, como podcasts da sua estação e as pessoas que contribuem com o seu. 

Os usuários podem percorrer seu feed não apenas para descobrir o que você está fazendo e o que eles podem esperar, mas também para obter informações sobre o conteúdo que você cria. Dessa forma, você consegue desenvolver uma rede ponto a ponto e talvez receba destaque nas histórias de outras pessoas em troca.

6. Organize competições e enquetes

O Stories do Instagram não é utilizado apenas para divulgar sua web rádio, mas também para entender seu público e encorajar interação entre seus seguidores. Mas como fazer isso? Através da competições e enquetes.

Você está tentando decidir qual banda é melhor? Pedindo opiniões sobre assuntos atuais? Que tal a pergunta final para uma próxima entrevista? Pesquise as opiniões do seu público para entender o que eles mais gostam. Você pode aproveitar esse feedback para melhorar seu conteúdo ou anunciar os resultados no ar, criando uma experiência geral mais envolvente.

Além disso, o Instagram pode ser uma ferramenta eficaz na promoção de prêmios nas redes sociais, pois é aqui que a maioria das pessoas encontrará competições para participar. A página do Instagram da sua estação deve dar algo que seja relevante para o seu público (como mercadoria de marca ou um produto de um anunciante ou convidado) em troca de um curtir, compartilhar ou marcar.

Promova competições em outros lugares online, mas certifique-se de incluir o link no perfil e  ou descrição de sua estação no Instagram, já que os usuários não podem clicar diretamente para um URL se ele estiver em uma legenda.

E, como sempre, aumente o anúncio em seu programa. Você quer mais ouvintes ao vivo? Este é um grande incentivo para as pessoas sintonizarem. Veja nossas principais dicas para realizar um concurso de rádio para obter mais inspiração e ideias.

Divulgar web rádio: elementos básicos de como…

Esses são os elementos básicos de como o Instagram pode ser um recurso valioso na promoção de sua estação de rádio na Internet e no engajamento de seus seguidores, com muitos recursos para explorar. Comece com o Instagram hoje, para criar uma pegada para sua marca e alcançar centenas de pessoas.

Ter uma audiência que interage e acompanha seu programa é o que você precisa para tornar sua rádio lucrativa, fazendo ela se pagar e até mesmo gerar uma renda extra. Só depende de você. 

Os conhecimentos, pode deixar com a gente, aproveitar e cadastrar-se em nosso e-mail porque enviamos novos artigos, promoções e novidades lá. 

Leia também: Como divulgar minha web radio sem gastar: 5 ideias 

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *