Voz de locutor: Armadilhas e dicas

Como você treina sua voz de locutor? Você também começou imitando as vozes de locutores famosos, que você admira? Esse é o caminho tradicionalmente seguido por locutores há bastante tempo. 

Mas o comportamento dos ouvintes mudou e a voz do locutor acaba escondendo algumas armadilhas que não agradam tanto os ouvidos como antes. Fazer o quê? As coisas mudam. O importante é buscar evoluir para não ficar para trás. E se você está lendo esse artigo, já mostra que você é o tipo de pessoa que está sempre buscando melhorar na sua profissão.

Então, vamos entender que armadilhas são essas e como fazer uma voz de locutor que se conecta mais com o público. Vem comigo.Por muito tempo, a voz de locutor foi padronizada por contratantes, quem não estava no que padrão não era considerado um bom locutor. Mas hoje em dia o mercado mudou.

Voz de locutor padronizada ainda faz sentido?

Por muito tempo, a voz de locutor foi padronizada por contratantes, quem não estava no que padrão não era considerado um bom locutor. Mas hoje em dia o mercado mudou. Os ouvintes preferem uma voz natural de locutor a vozes sintéticas. Embora haja um aumento na tecnologia de locução gerada por computador, há algo mais poderoso e dominante em uma voz natural de locutor.

Uma voz de locutor natural que expressão emoções mantém os ouvintes permaneçam mais tempo conectados à rádio. Mas também influencia a conexão com os anúncios.

Uma das razões pelas quais os locutores de antigamente falavam daquela maneira eram as limitações técnicas do equipamento de gravação que usavam. Esse equipamento era caro para adquirir e precisava de uma força de trabalho especializada para operar.

Hoje em dia é diferente. O equipamento de gravação de áudio é acessível. Você pode configurar sua rádio completa em casa com apenas 99,90. Seu telefone ou iPad também pode fazer o trabalho ainda melhor do que aqueles estúdios antigos.

A voz que conecta com o público de hoje

Se você ouvir a voz de um locutor dos velhos tempos e compará-la a um exemplo contemporâneo, a diferença é clara. Seguir os mesmos métodos sem se atualizar parece um bom caminho, mas acaba se tornando uma armadilha que limita o seu desenvolvimento e a conexão com o público de hoje, que se interessa e busca coisas diferentes de 30 anos atrás.

Os ouvintes querem sentir proximidade, identificação e confiança. Portanto, um bom locutor, para se conectar com o público de hoje deve ter uma técnica mais alinhada com as necessidades do mundo atual.

Armadilhas da voz de locutor padronizada

Permanecer preso no padrão antigo de voz de locutor não vai te ajudar a evoluir na profissão porque o mercado de hoje a voz de locutor está se tornando uma armadilha que te limita. Separei 2 aspectos importantes, veja abaixo:

A voz de Locutor Sintética acaba a emoção e…

…atrapalha a conexão com o público As vozes dos anunciantes modernos precisam combinar com a marca e adicionar uma dose de personalidade ao mix. A voz também precisa soar inspiradora e falar as aspirações do público-alvo.

A voz de locutor padronizada joga no lixo todo o potencial da sua própria voz

O fonoaudiólogo é um dos profissionais envolvidos no processo de formação do radialista. 

Como afirma a fonoaudióloga Karine Sandalo Nalesso, mestre pela UNICAMP e especialista em voz, “nossa voz é repleta de possibilidades. Sua produção depende da anatomia, fisiologia e funcionalidade dos pulmões, laringe, trato vocal, boca, nariz, bem como dos ajustes que fazemos com esses órgãos e estruturas. Assim, a emissão vocal de uma pessoa pode atingir graves, agudos, tons médios, além de variações de ressonância que darão características diferentes nessa voz, e permitir novas descobertas vocais que são fundamentais para atender a demanda do mercado”.

Isso significa que você está perdendo o enorme potencial que sua voz pode te proporcionar. Você pode usar a voz de locutor para te auxiliar, mas o ideal é não ficar preso a um padrão sem emoção que te distancia do seu público, explore sua voz e novas técnicas.

Como fazer voz de locutor natural que se conecta com os ouvintes?

Conheça sua voz

Antes de fazer qualquer coisa, você precisa conhecer sua voz de rádio. Você já se ouviu gravado antes? Você provavelmente parece um pouco diferente do que você pensa. Isso é comum a todos. Você precisa entender sua própria voz, conhecer suas qualidades e ouvir a si mesmo. Essa é a única maneira de começar a fazer melhorias.

Evite deixar sua voz cair

Provavelmente, se você gravou e ouviu, pode perceber que sua voz diminui no final das frases. É comum haver uma pausa ao chegar ao final de um pensamento ou ideia. Você precisa se manter constante e manter uma voz forte durante toda a frase. Da próxima vez que você ouvir apresentadores de talk shows profissionais, concentre-se em como eles falam, especialmente no final das frases. Provavelmente, você notará que eles mantêm a fluidez da voz durante toda a linha de pensamento.

Controle sua respiração

As técnicas de respiração são cruciais para controlar sua voz. Respire pelo diafragma. Mantenha os ombros e o peito imóveis enquanto inspira profundamente. Apenas seu estômago deve se contrair e expandir conforme você respira.Este exercício oferece mais controle sobre a laringe, empurrando mais ar, adicionando amplitude à sua voz enquanto você fala.

Preste atenção à sua postura

Preste atenção à sua postura, pois é a chave para controlar sua respiração. Ao fazer exercícios de respiração, você notará que é mais fácil sentar ou ficar em pé direito. A mesma mecânica pode ser transferida para a voz do locutor para torná-la mais natural.

Essas dicas vão te ajudar a tornar sua locução mais natural, assim você irá conectar o público com sua transmissão e anúncios.

Sua rádio depende da sua dedicação. Liberamos bastante conteúdo gratuito aqui. Pesquise, estude, teste e aprenda sem medo de errar. Até porque o erro pode ser um grande professor. Ahhh e deixa seu comentário ali embaixo,  é muito importante para a gente entender como te ajudar cada dia mais e mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *