Mesa de som para rádio: qual é a melhor?

Está buscando a melhor mesa de som para rádio? Seja para a igreja, estúdio ou rádio, esse é um item que gera o questionamento, se é necessário ou não. De fato em uma web rádio a mesa de som não é um item indispensável, mas com certeza tem muitas utilidades que só vão ajudar a aprimorar sua transmissão.

E aprimorar sua transmissão vai atrair mais anunciantes para tornar sua rádio uma fonte de renda sólida, quanto mais profissional for a sua entrega, mais alta será a probabilidade disso acontecer. Então, vamos entender melhor.

Mesa de som para rádio profissional

A mesa de som para rádio em relação às mesas de baixo custo, são bem diferentes. A diferença é que ela é totalmente preparada para a rádio. Isso significa que ela vai ter controles voltados para as necessidades de emissoras de rádio, como: sistema híbrido para receber ligações, método de cue, ou audição de uma fonte, sem colocá-la na cadeia de programação, potenciômetros, controle de volume, sistema A e B para colocar os programas no ar. 

As fontes precisam ser ‘testadas’ ou indicadas para serem transmitidas, algumas precisam ser enviadas para processadores externos ou gravadas. As necessidades da mesa de som para emissora de rádio são muitas, variadas e bastante únicas.

Logo, ela se torna o coração da estação de rádio e, como tal, não é simplesmente uma ferramenta que varia os níveis de som ou equalização. Deve ser também o local onde todas as várias fontes do programa são controladas. 

No entanto, vamos focar em mesas mais simples e com custos acessíveis para web rádio, igreja, rádio comunitária e estúdio.

O que é importante entender para escolher a melhor mesa de som para rádio?

Seja para igreja, rádio comunitária, web rádio ou estúdios, o importante de se entender na hora de comprar uma mesa de som para rádio. Existem mesas grandes ou pequenas, que possuem a possibilidade de gravação. Mas, a diferença fundamental que você deve se atentar em uma mesa de som, independente do tamanho é:

O número de canais

Existem canais de entrada e de saída. Os canais de entrada recebem o sinal e fazem a mixagem de som. E os canais de saída são estéreos, pegam o resultado da mixagem e levam para amplificadores ou gravadores.

O número de auxiliares 

Os auxiliares vão dizer os retornos que você vai ter dos seus instrumentos, como: fones, caixa de retorno, monitor ou efeito você consegue conectar à sua mesa. Essa é uma característica bem importante de se pensar antes de comprar sua mesa. Quantas dessas ferramentas você vai precisar ligar nessa mesa? Faça um levantamento antes de comprar sua mesa.

E o número de prés.

Os prés são as saídas onde você vai plugar os microfones ou instrumentos que vem de direct box.

Qual a melhor mesa de som para rádio?

Você já sabe que a mesa de som para estúdios de web rádio pode profissionalizar sua transmissão. Diferente da mesa de som para rádio profissional, vamos falar aqui de mesas mais limitadas, logo, algumas adaptações precisam ser feitas se você quiser incluir alguns controles, como: atendimento de ligações.

No entanto, elas possuem qualidade para deixar sua transmissão da sua web rádio bem melhor! Vamos falar de 3 tipos de mesas:

Mesas analógicas

Bem versáteis, as mesas analógicas são comuns de serem encontradas em transmissões, gravações, shows, etc. Elas têm um custo baixo e podem ser usadas em um computador com auxílio um cabo adaptador.

Mesas analógicas USB

Com as mesas de som analógicas USB nós damos adeus aos cabos auxiliares. Contudo, além de uma montagem de estética mais clean, uma vez que os cabos são desnecessários. Você ganha em resultado, com um som mais limpo, menos ruído e interferência.

Quais são as mesas analógicas USB mais usadas?

  • Behringer USB: essa é bem queridinha, adorada por sua versatilidade, baixo nível de ruído, preço acessível e modelos variados.
  • Yamaha USB MGXU: a Yamaha dispensa apresentações no mundo musical, sinônimo de qualidade e durabilidade. Existem ofertas variadas de modelos, como falamos acima antes de tudo faça o levantamento de tudo que vai precisar conectar na sua mesa de som, anote e qualquer uma dessas duas marcas são opções sem erro.
  • Mesa de Som Analógica Soundcraft 16 Canais SX 1602FX USB: de antemão, podemos falar que essa mesa é um mixer analógico de última geração, que além de oferecer vários recursos tem um bom custo-benefício. Equipada com reprodução de arquivos em MP3 via USB, algumas incluem gravar em wav via a porta do tocador MP3 e saída de gravação em RCA.

Mesas digitais

Quando o assunto é mesa de som para rádio, as mesas digitais são ótimas, apesar do valor mais alto. Porém, vai depender do seu uso, o manuseio delas requer mais cuidado para não gerar a necessidade de manutenções  recorrentes. No entanto, dispensam o uso de compressores, equalizadores e outros equipamentos. De antemão, posso dizer: são ótimas para gravações e eventos.

Qual é a melhor mesa digital?

Mesa de som Presonus STUDIOLIVE 16.0.2: para quem busca o melhor custo-benefício, essa mesa de som digital oferece interface de áudio, DSP integrados, oferece gravação de presets e tem o seu manuseio bem simples comparado às outras mesas digitais do mercado.

Atenção: Esse é um artigo bem básico sobre mesa de som, nosso objetivo é que tenha informações úteis para escolher a melhor mesa de som para rádio. Portanto, você já sabe 3 coisas importantes que você deve ter na cabeça antes de comprar sua mesa: quantidade de auxiliares, canais e prés.

Mas para saber a quantidade necessária de cada um desses itens para você é necessário parar analisar, escrever –  isso mesmo rabisque um pouco no papel te ajuda a organizar o pensamento e não deixar nada importante de fora. 

Com essas informações analisadas e escritas você está pronto para comprar a melhor mesa de som para rádio que atendam suas necessidades. E aí é hora de pesquisar sua mesa sem preocupação.

O que achou do artigo? Nossa missão é te ajudar a ter uma web rádio de sucesso. Por isso, seu comentário é importante para que saibamos o que está achando e assim vamos conseguir te ajudar cada vez mais e mais.

 

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *