5 Dicas Para Atrair Ouvintes no Google Para Seu Web Rádio!

Site para rádio, vale a pena? Bom…construir um site para rádio e esperar as pessoas chegarem só vai trazer frustração. Já percebeu, não é? O site tem sim potencial de atrair milhares de ouvintes por mês, mas para alcançar mais visitantes é necessário usar algumas estratégias para posicionar seu site no Google. Quando falo em posicionar, estou falando em aparecer na primeira página do Google – aquela que detém a maior parte do público que tem interesse no que você fala.

Nós somos a Taaqui, há 8 anos no mercado usando táticas para alcançar mais pessoas e levar o conhecimento que mudou nossas vidas. E se você chegou até aqui, é porque trabalhamos duro para te alcançar você e levar o conhecimento que vai te ajudar, como nos ajudou. Vamos lá!

Site de rádio: melhore seu site e alcance milhares de ouvintes com essas estratégias

1. Crie um site de rádio

Se você ainda não tem um site, essa dica é para você! O site da rádio é um rosto amigável da sua programação. É o seu vendedor, porta-voz e seu representante de relações públicas, capaz de transformar seus ouvintes em verdadeiros fãs e divulgadores.

Antes mesmo de criar o site, você terá, abaixo, o caminho das pedras para transformá-lo em um canal que atrai milhares de ouvintes. No site você deve destacar sua programação e pode incluir também anúncios, e cobrar por isso é claro. Ou seja, o site também pode aumentar a rentabilidade da sua rádio.

Pensa comigo, além do patrocínio na programação, você pode vender espaços no site para empresas e lojas que tenham o perfil do público que te acompanha. Mas não deixe de ver as dicas abaixo porque elas são responsáveis por tornar sites como: rádio globo e rádio rock, fáceis de serem encontrados no buscador, assim que você digita a palavra-chave rádio no Google.

2- Site rádio: publique um blog e mantenha-o atualizado

Páginas estáticas na web não funcionam. Digo isso pela lógica de funcionamento do Google. O Google que levar a maior experiência do usuário, então, apesar de ter milhares de sites para mostrar nos resultados, ele seleciona os melhores para mostrar nas primeiras páginas.

Então, não adianta só criar um site. Por isso, o blog é uma ferramenta que potencializa seu site da rádio. Nele você deve postar assuntos que seu público tem interesse com frequência. E por que fazer isso?

Esses conteúdos vão aumentar as chances de sua rádio ser encontrada pelo público que está buscando o assunto que você divulga e assim, você pode direcionar o público para sua programação ou para qualquer outro objetivo que você tenha.

No blog você pode compartilhar notícias, promover programas e muito mais! Veja alguns dos tópicos sobre os quais escrever no blog de sua rádio. E não se preocupe com o conteúdo por enquanto. O seu próprio público vai te ajudar através dos comentários e dúvidas que eles te fazem.

E se você não gosta de escrever, pode contratar um profissional. De qualquer forma, nosso objetivo é ajudar. Então, vou deixar alguns tipos de conteúdos para blogs que você pode usar em sua rádio

  • Listas
  • Entrevistas
  • Infográficos
  • Áudio
  • pesquisas
  • Postagens de convidados
  • Tutoriais
  • Vídeos

Você também pode:

  • Adicione chat ao vivo para se comunicar com os fãs em tempo real.
  • Mostrar uma cópia de sua programação semanal.

Uma coisa importante é :

Dizer aos visitantes porquê você faz o que faz. Ou apresente biografias curtas dos membros de sua equipe para criar conexão com os ouvintes. Não se esqueça de incluir a localização do seu estúdio e detalhes de contato.

Agora as próximas dicas vão te ajudar a fazer esses conteúdos aparecem na primeira página do Google, vamos lá?!

Leia também: 4 Dicas para ser bom locutor de radio online

3- Dicas site para rádio: Otimize seu conteúdo

O Google é um mecanismo de pesquisa. Dito isso, a otimização do mecanismo de pesquisa é a chave para construir um site online de sucesso porque isso vai te ajudar a entender a ferramenta para construir conteúdos que o mecanismo de pesquisa mostre no seu site quando alguém pesquisar pelo termo que você abordou no conteúdo.

No entanto, sem SEO seu site não será capaz de sobreviver neste mundo competitivo. A prática de SEO consiste em diferentes estratégias e táticas que ajudam a aumentar a visibilidade do seu site de rádio. Agora que você entende a importância, use as táticas de SEO que vou apresentar a seguir para aumentar sua visibilidade online e melhorar o desempenho de seu site.

4- Dicas site rádio: Palavras-chave 

Não adianta construir conteúdo sobre qualquer assunto, é importante saber o que seu público está procurando e como está procurando. Por isso, você precisa escolher a palavra-chave que seja relevante para o seu nicho. Essas palavras-chave ajudarão seu site de rádio a alcançar seu público-alvo e atrair ouvintes ao seu site. 

Primeiro, crie uma lista com essas palavras. Assim, você irá otimizar seu site colocando palavras-chave estrategicamente em seu site, tanto nas páginas estáticas quanto nos seus conteúdos do blog. 

Palavras-chave de cauda longa podem ser bastante úteis, pois são menos competitivas, mas muito específicas. 

5- Otimize seu site para celular

De antemão, um dos elementos mais importantes, atualmente, para ter um site de sucesso é ter um site otimizado para celular. Viver em um mundo digital significa que você precisa se adaptar às tecnologias mais recentes para ter uma vantagem sobre seus concorrentes.

Além do mais, os mecanismos de pesquisa tornaram isso uma prioridade, pois buscam fornecer aos usuários os melhores e mais atualizados sites disponíveis online. Por isso, se seu site não estiver otimizado para celular você já está a 10 passos atrás.

Portanto, certifique-se de que seu site esteja acessível nos dispositivos mobile, tanto em velocidade quanto em estrutura, como: criar uma ótima experiência do usuário.

São mais de 200 fatores que o Google leva em consideração para mostrar o seu site em primeiro lugar. Porém, com estratégias e conhecimento é possível posicionar seu site bem mais rápido. Você quer se aprofundar nessas dicas?

Então…

Deixe nos comentários para criarmos conteúdos mais aprofundados sobre o assunto. E inscreva-se na nossa lista de conteúdos para não perder as melhores dicas para rádio web.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *