3 Dicas para Conquistar o Ouvinte de sua Rádio

A rádio permanece sendo um dos meios de comunicação mais utilizadas em nossa sociedade. De fato, a radiodifusão de ondas eletromagnéticas está aí desde o começo do século XX, e cresceu para se tornou um dos principais meios de comunicação de massa de nossa história. Contudo, com a evolução da tecnologia experimentada nesse final de século e começo do XXI, a rádio teve que igualmente evoluir e se adaptar para permanecer popular. Daí vem sua expansão para outros formatos e o uso que tem feito de outras tecnologias, como aparelhagem digital e plataformas de streaming online.

É nesse cenário que aparecem as rádios digitais e as web rádios. As rádios digitais ainda fazem uso da transmissão de ondas eletromagnéticas por meio de uma infraestrutura física, envolvendo grandes antenas, como as rádios analógicas, mas com a diferença de usarem um equipamento mais sofisticado e moderno, para a digitalização do sinal da frequência modulada, por exemplo. Isso permite uma qualidade muito maior no som.

Já a rádio online é completamente diferente. Sua transmissão é feita exclusivamente pela via da internet, sem o uso de estruturas físicas. Também faz uso de equipamentos digitais. Ou seja, toda rádio online é digital, mas nem toda rádio digital é online. Entre as principais vantagens dessa modalidade de radiodifusão está a economia com custos.

Mas, depois do surgimento da rádio online, por que a rádio digital via ondas eletromagnéticas ainda existe? Quer dizer, ela não se tornou ultrapassada? Pode-se dizer que sim, mas boa parte do público ouvinte, acredita-se que a maioria, ainda escuta as rádios por equipamentos que captam as ondas sonoras. Em suma, ainda que o formato online esteja aí para ficar é só tenha crescido nos últimos tempos, ele ainda não é popular o suficiente para desbancar o formato analógico ou digital.

Fica, assim, colocado o desafio para qualquer um que esteja querendo promover sua rádio online. Apesar do potencial de alcance ser muito maior do que uma rádio digital, já que a internet alcança virtualmente o mundo inteiro, e sem a mesma necessidade de burocracia, que no Brasil é extensa para se manter uma rádio digital em operação, ela precisa ser muito bem administrada, com um enfoque em divulgação e marketing para conquistar e fidelizar o ouvinte. Por isso, neste texto, coligimos dicas para você conseguir exatamente isso.

Dica 1 – Divulgue

Como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”. Numa web rádio não é diferente. Afinal, o ouvinte não irá saber da sua rádio de você não divulgá-la! Procure usar os meios mais variados de publicidade que caibam no seu bolso, incluindo redes sociais como Facebook e Instagram.

Expanda a operação: anuncie em sites de música, blogs, canais do YouTube e até mesmo publicações impressas. Nesse caso, quanto mais, melhor, porque assim você aumenta a exposição do seu negócio e a chance de aumentar a sua base de ouvintes.

Dica 2 – Invista em programação

Mantenha o investimento na sua programação. Como o número de rádios, tanto digitais quanto online, é muito grande no Brasil e no mundo, e só tem crescido cada vez mais, a sugestão aqui é investir em um tipo específico de programação. Crie uma rádio voltada para um nicho específico, com um público-alvo determinado. Escolha, por exemplo, um gênero musical determinado, programas de voz com temas específicos, etc.

Hoje já é possível enriquecer sua programação com programetes, que são pequenos quadros de 1 a 3 minutos com informações, notícias do brasil e do mundo, entretenimento, esporte, música entre outros, a sua programação fica mais rica de conteúdo, além de serem atualizadas diariamente, conheça um pouco de nosso conteúdo de programetes 🙂

O essencial aqui é tornar a sua rádio especial e especializada. No atual mercado em que vivemos, nesse quesito menos é mais, pois a concorrência é de fato muito grande e se você tentar atrair todos os tipos de público-alvo, com uma programação abrangente, é muito provável que não dê certo.

Receba em seu e-mail dicas de streaming, vinhetas, programetes e muitos conteúdos gratuitos!
[sibwp_form id=2]

Dica 3 – Consistência e qualidade

Por fim, para conquistar e, de fato, fidelizar o ouvinte da sua rádio, é preciso tempo. Durante esse tempo, você precisa manter um padrão consistente de qualidade. Continue investindo na programação e, para aprimorar o conteúdo, interaja com o público. Rádios online oferecem essa facilidade que as rádios tradicionais não têm. No caso das web rádios, você pode receber o feedback diretamente dos ouvintes, para ver o que funciona e o que não funciona, o que deve ser mudado e o que deve ser mantido. Use esse feedback para melhorar a relação da rádio com o ouvinte.

Gostou das dicas? Deixe seu feedback, o que tem feito para melhoria de sua rádio?
Desejamos sucesso!

10 Comments

    1. Ficamos super gratos pelo feedback, com certeza iremos está sempre postando novas dicas! Para te ajudar a fazer sua rádio ser um sucesso, forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *