Microfone para rádio: qual é o melhor para ?

Quer escolher o melhor microfone para rádio?  Alguns componentes são realmente muito importantes para te ajudar a atrair e conquistar muitos ouvintes. Esse é seu objetivo?

Então, sua preocupação em escolher o melhor microfone para rádio é o caminho para melhorar sua transmissão e ter uma rádio de sucesso. Um dos componentes mais importante para garantir que sua voz seja transmitida bem pelas ondas de rádio é o microfone. 

Mas com tantos tipos de microfones no mercado, como você pode saber qual é o mais adequado para sua web rádio? É isso que você irá entender aqui nesse artigo,vem comigo!

O Microfone para rádio é tudo a mesma coisa?

Não mesmo! Cada microfone faz sua voz soar de um jeito, sabia disso? Isso acontece devido às características e particularidades de cada um. Por isso, trago algumas recomendações para te dar uma luz sobre qual é o melhor microfone para sua rádio entregar um som de qualidade ao seu ouvinte e virar destaque.

Vamos falar sobre 2 tipos de microfones mais usados: dinâmico e condensador. De antemão, posso te dizer que um não é melhor do que o outro, mas eles são usados em situações diferentes, entenda.

Como funciona o Microfone Dinâmico?

Antes de tudo, vamos entender como o microfone dinâmico funciona porque isso vai te ajudar a entender qual os melhores ambientes para usá-lo e não ter dúvida na hora escolher o microfone para sua web rádio.

O termo “dinâmico” pode ter muitos significados, especialmente quando se trata de som e música. Entretanto, quando falamos do microfone dinâmico, esse termo refere-se ao tipo de eletromagnetismo. Microfones dinâmicos convertem o som em um sinal elétrico por meio do eletromagnetismo.O microfone dinâmico é basicamente um alto-falante reverso.No entanto, um alto falante transforma o sinal elétrico em som, já os microfones dinâmicos vão na direção contrária. 

Essa estrutura resulta em um microfone resistente (tanto na estrutura, quanto à sons no ambiente) e de custo reduzido, devido a simplicidade do dispositivo. Logo, se você está com pouca grana ou quer começar investindo pouco, essa é uma boa opção, mas tem outros aspectos que você deve levar em consideração.

MIcrofone para rádio: como escolher o melhor microfone dinâmico?

Depende do seu objetivo, veja abaixo

Você quer garantir a Redução de Ruídos o máximo possível? 

Então, verifique o padrão polar. Existem 3 característiccas que vão fazer diferença nesta questão, são: cardioide, omnidirecional ou bidirecional.

  • Cardióide capta o som em uma direção e rejeita os ruídos de fundo,logo, é o mais indicado para shows ou apresentações ao vivo.
  • Omnidirecional capta o som em todos os sentidos, sendo indicados para estúdios
  • Bidirecional capta o som em duas direções opostas (na frente e atrás), sendo mais usados em situações como entrevistas de rua

Você quer captar bem o som de diversos Instrumentos? 

Então opte por um microfone dinâmico com ampla resposta de frequência, de 80 a 15.000 Hz, já é uma excelente faixa para a captação da maioria dos instrumentos e também de vocais.

Ou objetivo é captar o som com riqueza de detalhes tanto para vocais quanto para instrumentos dos mais diversos?

 Então, prefira o microfone com sensibilidade em torno de – 55 dB.

Uma dica que pode influenciar sua decisão são os acessórios, eles variam bastante em cada modelo e marca. Alguns  possuem bolsas protetoras ou estojos. Outros já são vendidos com suportes, braçadeiras, etc. O que é mais útil para você? Análise e escolha.

Microfone para rádio: como funcionam os Microfones Condensadores?

Os microfones condensadores têm seu nome devido ao “capacitor” interno que converte energia acústica em um sinal elétrico. Essa estrutura confere aos microfones condensadores uma alta sensibilidade de som e ampla resposta de frequência. Logo, se seu estúdio tem tratamento acústico esse tipo de microfone é uma opção. Assim como o microfone dinâmico, existem microfones condensadores para os mais diversos tipos de uso: como captação de vocais, instrumentos de corda e percussão.

Existem outros aspectos que você deve levar em consideração para escolher o melhor microfone condensador para rádio. Entenda abaixo

Como escolher o melhor microfone condensador?

Existem 3 características que vão fazer diferença nesta questão, são: cardioide, unidirecional ou bidirecional. Essa característica vai influenciar na direção queo microfone capta o somm

  • Cardióide capta o som em uma direção e rejeita os ruídos de fundo, é mais indicado para shows ou apresentações ao vivo.
  • Omnidirecional capta o som em todos os sentidos, sendo indicados para instrumentos ou shows acústicos.
  • Bidirecional capta o som em duas direções opostas (na frente e atrás), mais usados em situações como entrevistas de rua

Para escolher o melhor microfone condensador vai depender do objetivo de uso.

Seu objetivo é gravar vocais com riqueza de detalhes?

É o tamanho do diafragma que você deve se atentar porque faz diferença nesse caso. Quanto maior é o diafragma, maior é a sensibilidade. Isso significa que ele capta mais detalhes no som emitido. 

Microfones com alta sensibilidade conferem mais riqueza de detalhes no som transmitido, por outro lado também são sensíveis ruídos externos. Você descobre a sensibilidade do microfone condensador de acordo com os decibéis (dB) ou milivolts (mV), que pode variar de -50 dB a -38 dB (sendo esses últimos mais sensíveis). Já a variação em milivolts vai de 2,6 mV a cerca de 16 mV. 

Seu objetivo é usar o microfone para captar o som de bateria ou percussão?

Os microfones condensadores suportam níveis de pressão sonora de 129 dB a 157 dB. O melhor para instrumentos como percussão ou bateria são os microfones que suportam altos níveis de pressão sonora, opte por aqueles que suportam pressão sonora acima de 140 dB.

E não podemos esquecer dos acessórios eles adicionam novas funcionalidades que podem te ajudar bastante. Alguns podem vir com cápsulas cambiáveis para mudar o padrão polar do seu microfone. Outros vem com suporte anti choque para aumentar a proteção do equipamento, adaptadores, entre outros acessórios. 

Analise as características para o momento que sua rádio está agora e também o ambiente que será usado o microfone, é assim que você vai escolher o melhor microfone para sua rádio. Agora, você pode fazer a melhor escolha sem medo.

Esse artigo te ajudou? Deixe nos comentários.

 

10 Comments

  1. dicas maravilhosas..
    estou amadurecendo a ideia de montar uma web radio, gostaria que se possível, vcs poderem me orientar com a lista de equipamentos que devo adquirir para tal ação.
    obs: equipamentos, modelo e marca por exemplo: mesa de som, marca tal, tantos canais, computador, quantos gb, qual o melhor..
    microfone, marca modelo e por ai vai…

  2. MARCO AURELIO AVILA CEZE NAVARRO LEITEsays:

    Boa noite!
    Gostei das informações obtidas e, gostaria de abrir uma rádio web, tenho alguns equipamentos. Têm algum sistema Site Administrável gratuito para iniciantes?

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, agradecemos seu comentário! Infelizmente não temos gratuidade, mas se quiser nos conhecer um pouco melhor, temos vários pacotes, um pode ser bom para você. Nosso contato é 21979993725 😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *