Locução de rádio: melhore seu vocabulário

Fazer a locução de rádio não é tão quanto parece? Você tem dificuldade com as palavras para se expressar quando a rádio está no ”AR”? Falar na rádio ao vivo pode ser bem desafiante no início, principalmente, quando dá aquele branco e mesmo com a colinha ao lado isso pode acontecer. Logo, você se sente mal e pensa que não é bom o suficiente, tô errado? Preste atenção… essas ocorrências são bem normais no início, principalmente, se fica ansioso com medo de não ter um bom desempenho.

Mas se você está lendo este artigo no século da correia em que cada dia mais as pessoas têm preguiça de ler é porque sente que seu vocabulário pode melhorar e está buscando se aperfeiçoar. Essa é a atitude que importa. Afinal de contas, somos eternos aprendizes da vida e sempre temos pontos a aperfeiçoar. E com essa atitude você não terá outro destino a ser se tornar um locutor de destaque! Vem comigo, que junto vamos mais longe e vou te ajuda.

Locução de rádio: qual é o papel do locutor?

Mesmo em meio a aceleração digital, um dos veículos de comunicação mais abrangentes e antigos do mundo, o rádio,  continua extremamente popular.

A rádio é um meio de comunicação em massa que usa, exclusivamente, a voz para entreter e passar informações. Para uma rádio ter uma audiência conectada e fiel, a comunicação verbal deve ser concisa e agradável aos ouvidos do público, já que gestos e imagens não entram nessa categoria. Tudo que se tem é o som, a voz e efeitos sonoros.

Logo, o locutor se torna o papel central da rádio, aquele tema responsabilidade de criar conexão entre a rádio e os ouvintes, transmitindo informação e emoção com objetivo de prender atenção do ouvinte a mensagem. 

A falta de gestos e imagens, faz com que a atenção do ouvinte se perca facilmente…

….principalmente, porque quem tem o costume de escutar rádio, geralmente, faz isso em conjunto com outras ações. O que quero dizer?

Bom… quem é que sente para escutar a rádio e fica olhando para o aparelho sem fazer nada? Imagine, o ouvinte parado quietinho com atenção total  na rádio, seria o mundo ideal? Mas não é assim que acontece. Normalmente, o ouvinte escuta a rádio enquanto dirige, trabalha, cozinha ou faz qualquer outra ação. Mesmo que ele esteja parado e deitado ouvindo a rádio, provavelmente, vai estar no celular, mexendo no WhatsApp ou redes sociais. Pode acreditar, falo isso porque o Brasil é 2.º em ranking de países que passam mais tempo em redes sociais.

Estou falando tudo isso porque é importante que o comportamento do consumidor esteja bem claro na sua mente para entender como driblar a concorrência pela atenção do consumidor e conectar ele com sua transmissão. 

Contudo, para diminuir o desvio de atenção do ouvinte é necessário não só clareza na comunicação, mas também técnica. Porque ela vai te dar habilidades para controlar a respiração e fazer uso consciente da própria voz, aproveitando ao máximo os seus recursos, que são muitos.

Locução de rádio: como se tornar Locutor de destaque?

Acredito que se seu objetivo é se destacar, por isso, você já chegou até a metade desse artigo, na minha terra isso se chama comprometimento consigo mesmo, seu resultado não terá como ser outro, a não ser o RECONHECIMENTO.

De antemão, para ser bom em qualquer coisa em sua vida é preciso dedicação, estudo e constância. Você também precisa se arriscar e colocar em prática tudo que aprender.

Nesse sentido, vamos começar pelo vocabulário porque não tem como você se tornar um bom locutor com um vocabulário pobre, concorda comigo? 

O seu vocabulário é o seu “arquivo de memória” de palavras e seus respectivos significados. Uma pessoa com dificuldade em se expressar pode ter poucas palavras nesse “arquivo de memória”, logo, vai encontrar dificuldade para escolher as expressões que expressem de forma concisa o que você quer transmitir e acaba se perdendo, se confundindo e deixando o ouvinte mais confuso ainda.

Mas para tudo há solução, confira abaixo como você pode melhorar seu vocabulário e se tornar um locutor de destaque.

Locução de rádio exercícios: vocabulário

Locutor, se você que mesmo ter destaque na sua rádio, seus melhores amigos a partir de hoje estão na lista abaixo. Vem comigo para te explicar como usar cada um de forma leve e gostosa de praticar, sem sofrimento.

1. O bom e velho amigo Aurélio

Sim, estou falando do Dicionário, a partir de hoje ele é seu amigo inseparável. E vai ser divertido porque não precisa ler tudo de uma vez, ou passar horas com ele. Locutor, se você ler uma palavra por dia, todo o dia – religiosamente. No período de um ano você terá aprendido 365 palavras.

Mas fala em aprender de verdade, leia e entenda o que aquela para quer dizer e tente incluir ele no seu dia, no máximo de situações que conseguir.  

2. Sinônimos

Já aprendeu sua primeira palavra do dia com o Aurélio, então, agora você irá procurar os sinônimos dela. Tente, “exercitar” pelo menos 5. Então, aquelas 365 palavras que você iria aprender dentro de um ano, se tornarão 1.825 palavras.

Wow! Isso é mágica? Não é estudo de forma inteligente, com consistência e esforço mínimo. Quer mais o quê? Se não aproveitar essa sacada é porque você só quer ser um locutor de destaque da boca para fora. Estou de olho, heim! Não deixe a procrastinação te pegar, se comprometa com suas metas. Foco, locutor, foco!

3.Leitura

Leia! Não tem como fugir, para ter um bom vocabulário e se um locutor de destaque é preciso ler. E da mesma forma que fizemos com o Aurélio. Se você ler 5 páginas de um livro por dia (não vai levar nem 20 minutos), no final de um ano você terá lido 9 livros de 200 páginas. Já está ótimo locutor, nosso foco não é ganhar o Guinness Book do maior leitor do mundo, lembra? O que queremos é expandir o vocabulário de qualidade.

Então, anote as palavras que você encontrar e não souber o significado para incluir na sua leitura diária com o Aurélio. Mas busque também aquelas palavras que você pensa que sabe o significado. Vai se surpreender como nós falamos coisas e nem sabemos, realmente, o que estamos falando.

Isso é normal, aconteceu muito comigo. O importante é evoluir. Você precisa disso para sua locução de rádio melhorar. O que achou locutor? Deixei tudo bem facilitado para você ter 80% de resultado usando apenas 20% de esforço. Se te ajudou, deixe seu comentário é muito importante para nós porque assim saberemos como te ajudar cada vez mais. Essa é nossa vontade do coração com a Taaqui.org, nossa missão!  

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *