Como conseguir patrocínio para web rádio? 

A sua rádio web pode se transformar em um empreendimento rentável, se você souber como conseguir patrocínio. Vou te ajudar a planejar e organizar uma estratégia para atrair patrocinadores que vão te ajudar a expandir sua web rádio.

Vamos la?!

Primeiro, vamos entender:

Por que atrair patrocínio para sua web rádio ?

Muitas pessoas ficam resistentes quando escutam a palavra anúncio pela experiência incômoda que já tiveram antes. Seja na tv, rádio e sites, mas é preciso entender que o trabalho da propaganda é transmitir uma mensagem para quem precisa dela.

Os anúncios, quando bem feitos, podem ser sutis e integrados perfeitamente de uma maneira que funcione e passe sua mensagem sem incomodar. 

Ao contrário, essa mensagem pode ajudar quem está precisando. Como assim?

Bom… imagine, se você está precisando de um serviço para reforma da sua casa e de repente você escuta o anúncio de uma empresa de reforma com promoção na sua cidade.

Isso iria te incomodar? Provavelmente não, porque era exatamente o que você já estava precisando. Incluir patrocínio na sua web rádio irá ajudar sua rádio, uma vez que você recebe recursos para expandir, mas também irá ajudar a empresa do anunciante e o espectador que estava buscando pelo serviço anunciado.

Todo mundo ganha! Isso é bom, não é mesmo? Então, vamos aprender a atrair o patrocinador.

Como atrair patrocinadores para sua web rádio?

Existem várias ferramentas que vão te ajudar nessa missão, como já falei antes, porém, tem um ponto essencial que você precisa se atentar antes de usar as ferramentas. O que vou te falar aqui vai ajudar a identificar quais anunciantes você deve atrair para ter uma parceria duradoura e rentável.

Os anunciantes desejam fazer a divulgação do próprio negócio, para isso eles precisam que o anúncio chegue às pessoas que tenham interesse nos produtos ou serviços deles. Por exemplo, se você transmite um talk show sobre futebol, então, empresas como artigos para esportes certamente terão interesse em anunciar na sua rádio.

Seu público é o produto da sua web rádio

Para atrair anunciantes você precisa conhecer bem os seus espectadores e mantê-los conectados com sua programação. Então, observe seus ouvintes, tente extrair o que eles desejam para encontrar anunciantes que eles tenham interesse em adquirir os produtos ou serviços.

Informações como idade, sexo e localização são aspectos importantes de seus ouvintes e vão te guiar. Essa dica é a mais importante para você se conectar com os anunciantes certos e conseguir manter uma parceria duradoura.

Agora sim… você vai conseguir aproveitar todo o potencial de atração das ferramentas onlines. Conheça as ferramentas a seguir.

3 ferramentas e atitudes: Consiga patrocínio para web rádio


1- Crie uma página de publicidade e deixa-a fácil de encontrar

Nessa página inclua pacotes de anúncios e apresente-os, chamando as empresas para entrarem em contato. Deixe seu contato visível e de preferência facilite a ação do anunciante incluindo o botão do WhatsApp para que ele consiga entrar em contato por apenas um clique.

Tente usar planos diferentes para atrair anunciantes em potencial com algo assim:

  • Plano inicial: anúncios pré-gravados, apenas de áudio.
  • Plano de negócios: recursos do plano de inicial + anúncio no banner do site (ou outro serviço interessante para o anunciante)
  • Plano empresarial: recursos do plano de negócios, além de anúncios por e-mail e outros serviços. Ofereça aqui um pacote mais completo.

Você entendeu a ideia? Descreva para seus anunciantes o que eles podem esperar do serviço e benefícios oferecidos. Se tiver relatos de pessoas que já anunciaram com você, inclua nesta página também. Irá passar uma sensação de um serviço confiável.

2- Contate os anunciantes diretamente

No início, os anunciantes não virão até você, normal. Especialmente se você for uma estação de rádio pequena ou de nicho. Se você deseja encontrar publicidade para sua web rádio hoje mesmo, entre em contato diretamente com os anunciantes. 

Por e-mail ou telefone, mas não vá despreparado. Isso seria um grande erro, pense como um anunciante, antecipe e prepare-se para responder a perguntas que eles possam ter. Separei alguns pontos importantes que vão te ajudar, veja:

  • O que você tem para oferecer?
  • Que tipo de ouvinte você tem?
  • Quantas escutas semanais ou mensais?
  • O que eles querem saber e o que esperam obter desse relacionamento? 

Falar diretamente com o anunciante também é uma boa oportunidade para entender o que eles querem, como: número de menções no ar, anúncios em banner no site e outros serviços.

E depois de entrar em contato, mantenha os anunciantes interessados em uma lista de e-mail ou transmissão do Whatsapp. Ela vai te ajudar a criar uma conexão com essas pessoas, aumentando as chances de fechar contrato em um futuro próximo.

A venda é um processo, não espere sair com o contrato fechado, mas garanta que você saia da reunião ou telefone com o e-mail do anunciante para que você continue se comunicando e possa quebrar algumas objeções, mostrar seu trabalho e resultados da rádio. Estude sobre e-mail marketing e estratégias de marketing, vai ajudar.

3- Use as redes sociais para atrair patrocínio para sua web rádio

As Redes Sociais foram a salvação para muitas empresas em tempos de pandemia. Todos estão conectados. Por isso, você precisa aproveitar também, compartilhe os uploads de sua demonstração em várias redes sociais, como Facebook, Twitter, Pinterest, etc. Assim, você aumenta a visibilidade do seu programa, atraindo mais público e anunciantes.

Existem ferramentas que te ajudam a replicar um conteúdo em todas as redes, mas caso não consiga estar em todas as redes, escolha uma e seja presente. Tenha constância e crie conexão com seus seguidores.

Lembre-se o que importa para os anunciantes: não é só quantidade de público, mas também qualidade. Esse público precisa estar conectado e engajado com sua rádio, as redes sociais são uma ótima forma de você entregar partes do conteúdo  e instigar o ouvinte a acessar sua rádio para ouvir o conteúdo completo.

Agora, você está limitado apenas pela sua criatividade, já sabe como conseguir patrocínio para web rádio. Então, analise o comportamento dos seus ouvintes e utilize as ferramentas de forma estratégica. Assim, você conseguirá patrocínio para expandir sua web rádio e torná-la um empreendimento rentável.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários, vamos te ajudar!

Leia também: Como aumentar a audiência da minha web rádio?

8 Comments

  1. Muito bom! vou adaptar a minha rádio e suas necessidades. Obrigado! Espero encontrar mais conteúdos assim, no site de vocês, com mais dicas empreendedoras. Deus abençoe vocês!

    1. Legal Hércules, aproveita e acompanha nosso canal do youtube, estamos trazendo muita coisa legal por lá em formato de vídeo também. Um forte abraço!

      1. Gostei das dicas. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
        Sou Pastor Evangélico e tenho minha Web Rádio. No URL não carrega o nome de uma Web Radiio, mas algo que nos chama atenção como cristãos. IXOYE.COM.BR.
        Quem vê este nome, pesquisa pela origem ou significado do mesmo. Daí eu criei uma Rádio Evangélica.
        Sinto dificuldades em conseguir anunciantes por não se tratar de uma Rádio Eclética.
        Se puder me ajudar com umas dicas neste nicho, agradeço.
        Seu site é sensacional e já faz parte da minha Lista de favoritos.
        Obrigado, que Deus te abençoe sempre.

        Att. Pastor Samuel

        1. Olá Samuel,

          Agradecemos por compartilhar sua rádio, com certeza iremos ouvir por aqui. E obrigado pelo feedback positivo, só assim sabemos que podemos continuar trazendo conteúdos de valor, caso tenha interesse, dá uma olhada em nosso canal, temos vários vídeos com dicas principal para rádios evangélicas: https://www.youtube.com/taaquiorg

          Um grande abraço, sucesso! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *