15 de Agosto – Dia da Informática

Você sabia que anualmente o Dia de Informática é comemorado no dia 15 de Agosto? Não?
Conheça um pouco os motivos desta data te sido marcada como o dia da informática.

Origem do Dia da Informática:

A exatamente 72 anos atrás em 1946, surgiu o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer), em português Computador Integrador Numérico Eletrônico, foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.

Criado por dois cientistas note-americanos, ambos da Universidade da Pensilvânia na cidade de Filadélfia, chamados de John Eckert e John Mauchly. 🤗👏👏🙌🙌 (ambos na foto ao lado direito, retirada do site ComputingHistory)

A ideia do computador era efetuar cálculos balísticos para utilização do Exército dos Estados Unidos, na época envolvidos com a Segunda Gerra Mundial, nesta época o ENIAC ganhou o apelido de o “cérebro gigante” pelo nível tecnológico inimaginável que funcionava a uma velocidade mil vezes superior aos maquinários da época.

O ENIAC era tão grande em tamanho que precisava de praticamente uma sala inteira para que ele fosse instalado, pesava cerca de 30 toneladas e ocupava uma área de 180m². Foram gastos cerca de 500 mil dólares pela sua construção, apesar de ser exposto em 1946 ele apenas foi acionado pela primeira vez em 1947, um ano após a criação.

Então hoje comemoramos 72 anos da ENIAC o primeiro computador digital eletrônico, data que celebra a grande importância da informática e dos seus profissionais, que trouxeram vários benefícios, facilidade e comunicação de diversas pessoas em diversos países em toda humanidade.

👏👏👏👏👏👏👏👏

Gostou? Comente, dê seu feedback!
Um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *