Como criar spots para rádio em minutos

Quer saber como criar spots para rádio em minutos? Hoje vamos explicar o passo a passo para criar spot de rádio. Se você não sabe o que é um spot de rádio, não se preocupe, vamos explicar o que é e como fazer.

Se você está disposto a ter uma rádio de sucesso e lucrativa, aconselho que leia atentamente todo o conteúdo, coloque as dicas que deixaremos aqui em prática e depois nos conte seus resultados.

Agora, entenda o que é spot de rádio.

O que e spot de rádio 

Ao entrar no mundo da rádio online você começa a ouvir esse nome e outros profissionais vão dizer que precisa realizar um spot na sua rádio, vamos entender o que é esse recurso e como utilizá-lo com eficiência para alavancar sua emissora?

O spot é uma gravação feita para promover uma mensagem, é geralmente uma peça publicitária, como é composto? O spot é composto por uma ou duas vozes, música de fundo e efeitos sonoros.

Também chamado de spot comercial é utilizado quando a emissora de rádio deseja transmitir uma mensagem de venda, ou seja, essa peça publicitária é montada com o objetivo de chamar a atenção do ouvinte para que ele compre algo.

Como usar esse recurso com eficiência dentro da sua emissora? 

Agora que já sabe qual o objetivo de um spot comercial, sabe que no momento de criar um spot comercial deve realizar um texto de propaganda objetivo para convencer e levar esse ouvinte a uma venda.

Nós vamos te ajudar no processo de criação, a teoria e prática precisam estar bem alinhadas na hora de criar um spot de rádio comercial.

Como criar spots para rádio 

Você já sabe que para criar spot para rádio é preciso transmitir uma mensagem objetiva capaz de captar a atenção do ouvinte e até torná-lo um ouvinte fiel ou cliente. Afinal, o spot para rádio possui um objetivo que é vender, pode ser uma idéia ou um produto.

Nós vamos te ajudar a criar um spot para rádio indicando todo o passo a passo para montar seu texto de propaganda.

Mesmo que sua rádio seja web é possível gravar um spot de qualidade, com apenas algumas ferramentas básicas, para criar spot para rádio, primeiro, você precisa saber o tópico abaixo.

Como fazer um texto de propaganda 

Aprenda aqui como fazer um texto de propaganda de sucesso para criar seu spot comercial, primeiro, é preciso se atentar ao que dissemos. 

Seu texto deve ser objetivo, rápido e pequeno, um spot possui em média 30s, podendo durar 60s, 90, e até 15s.

Seu texto precisa encaixar perfeitamente nesse intervalo de tempo, e dentro desse texto de propaganda você precisa dizer:

  • O nome da emissora de rádio, empresa ou instituição;
  • Diga o que a pessoa vai ganhar se ouvir sua publicidade até o final;
  • Utilize uma linguagem direta e objetiva, você tem pouco tempo e algo muito importante para transmitir;
  • O que seu comercial promete ao ouvinte? Essa deve ser a primeira frase.

Estes são apenas alguns itens obrigatórios na hora de criar um spot para rádio de sucesso. 

Agora vamos á prática, vamos te explicar como criar um texto de propaganda e seu spot de rádio com um método simples e rápido.

1° passo na hora de criar um texto de propaganda

Use linguagem objetiva, uma técnica simples para começar a escrever seu texto de propaganda para criar um spot é anotar em ordem todos os itens obrigatórios na hora de transmitir seu spot.

Crie um tópico com cada item e preencha embaixo de cada tópico, no tópico: linguagem direta e objetiva, escreva tudo o que gostaria de dizer aos seus ouvintes.

Exemplo: 

  • O nome da emissora de rádio, empresa ou instituição 

Rádio taaqui

  • Diga o que a pessoa vai ganhar se ouvir sua publicidade até o final;

Crescer sua rádio e torná-la uma rádio de sucesso.

  • Utilize uma linguagem direta e objetiva, você tem pouco tempo e algo muito importante para transmitir;

A plataforma de rádio web completa da Taaqui é para pessoas que estão dispostas a ter uma rádio de sucesso.

  • O que seu comercial promete ao ouvinte? Essa deve ser a primeira frase.

Uma rádio web de sucesso com baixo custo

Após tudo anotado leia em voz alta unindo cada tópico como se fosse um texto completo, conecte os tópicos um no outro e vá cortando as frases grandes e enrolações desnecessárias.

Agora, pegue um cronômetro, pode ser o do seu celular e leia o texto cronometrando, veja em quanto tempo conseguiu transmitir a mensagem, se estiver grande, diminua o conteúdo deixando apenas o mais importante, e continue cronometrando enquanto lê, até bater os exatos 30 segundos.

É possível gravar spot comercial para outras rádios veicularem, esse serviço custa um valor para a quantidade de segundos, sendo 15s, geralmente, com valor mais barato. 

Então, fique atento se deseja colocar publicidade em outra emissora.

Esse é um exercício que vai te ajudar a gravar um spot que prenda atenção do seu ouvinte e o fidelize, na primeira vez pode não ficar bom, mas não desista. 

Este método é utilizado por radialistas profissionais e vai te poupar horas tentando escrever um texto de propaganda que capta a atenção do seu público alvo.

2° passo: criando um spot para rádio

Defina as informações mais importantes (frases de impacto), a música de fundo e efeito sonoro. 

Lembre-se que seu ouvinte, provavelmente, está realizando alguma tarefa enquanto escuta você, essa é uma das vantagens da rádio,você precisa ter em mente que seu spot deve captar a atenção dessa pessoa que está distraída.

Defina bem todo o conjunto do seu spot e monte de uma forma que vai causar impacto e prender a atenção do ouvinte para fidelizá-lo ou vender um produto.

Fale com seu ouvinte como se estivesse falando com seu amigo

Para impactar o ouvinte, uma das técnicas que o envolve com a sua publicidade é falar com ele como se estivesse falando com seu melhor amigo, escreva seu texto dessa forma. 

E se estiver com muita dificuldade, passe o conteúdo para o seu melhor amigo e pergunte a ele: eu falo com você assim?

Pode ter certeza que utilizando estes conhecimentos básicos você vai conseguir criar um spot para rádio de sucesso, há profissionais que se dedicam a criar este tipo de publicidade, se estiver com muita dificuldade procure por um profissional.

Mas garantimos que colocando tudo o que ensinamos em prática é possível criar seu spot de rádio comercial em minutos.

Esse conteúdo ajudou você a criar seu spot de rádio? Deixe seu comentário estamos dispostos a lhe ajudar em todo o passo a passo.

2 Comments

    1. Olá Aline, depende muito da produtora onde irá produzir, cada empresa tem uma forma diferente de cobrar. Então não consigo lhe apresentar uma média de preço, mas obrigado por comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *