Taaqui

TRANSMISSÃO ao vivo para web rádio: primeira vez DESCOMPLICADA

A transmissão ao vivo para web rádio é uma transmissão digital ou online bem conhecida, que transmite por Streaming em tempo real pela Internet. A grande vantagem das web rádios é que elas funcionam totalmente online de forma simples, usando servidores que realizam transmissões ao vivo ou programas já gravados. 

Esta é a estratégia usada por muitas rádios tradicionais para sobreviver ao avanço tecnológico. Muitas estações de rádio AM ou FM conhecidas também finalmente lançaram seus próprios programas na Internet, o que garante que suas programações diárias tenham um público mais amplo.

Porém, para quem está iniciando, as coisas podem ser um pouco complicadas, pois, muitas vezes não se tem o conhecimento necessário de como fazer suas transmissões ao vivo ou não sabe quais são os equipamentos e softwares certos para usar. 

Com isso, alguns problemas podem ocorrer, como carência de programação, travamentos causados por equipamentos ou internet insuficiente, softwares que não atendem sua demanda, etc. Mas, para quem vai fazer a sua primeira transmissão ao vivo, trouxemos um artigo a seguir com todas as informações necessárias para prepará-la.

Como fazer uma transmissão ao vivo?

Para fazer uma transmissão ao vivo de web rádio atualmente, nem é preciso mais possuir muitos equipamentos, basta possuir um celular, que esteja conectado a uma boa internet e com um aplicativo para a transmissão instalado. Mas, caso sua intenção seja montar uma web rádio completa para mais qualidade de transmissões e com maior facilidade para operar, alguns equipamentos serão necessários.

Portanto, para fazer uma transmissão, primeiro, deve-se escolher os equipamentos e software corretos, ou seja, que atendam bem as suas demandas e ofereçam qualidade de serviço. Deve-se também, criar uma boa programação e conteúdo para chamar a atenção de seu público.

2 coisas que você precisa organizar para transmitir seu programa ao vivo

Como já adiantamos anteriormente, 2 coisas são muito importantes para uma boa transmissão ao vivo, os equipamentos e softwares. Eles, com quem está transmitindo, são os fatores mais importantes para que a transmissão seja de qualidade. Veja mais informações sobre esses 2 fatores importantes a seguir.

Softwares

Os softwares de rádio digital são responsáveis pela captura e transmissão dos sinais sonoros. No entanto, antes de selecionar e instalar um programa, é importante entender como o áudio é reproduzido.

Se o som for produzido por um dispositivo externo (como uma placa de som), você precisará conectá-los ao computador. Nesse caso, use um software de transmissão de áudio. No entanto, se a transmissão não for de um dispositivo externo, é recomendável usar um programa de gerenciamento de transmissão de rede além do acima. Os provedores de Streaming também precisam enviar dados pela Internet e transmitir programas ao vivo para o público.

Equipamentos

Alguns equipamentos são a base dos estúdios de transmissão, sejam virtuais ou tradicionais. Entenda o propósito de cada um deles:

    • Computador: é recomendável que você tenha um computador com boa memória para que a web rádio possa reproduzir áudio, fazer a leitura de notícias, etc. normalmente;
  • Internet: no que diz respeito à rádio na Internet, você transmitirá inteiramente pela Internet, por isso é necessário ter uma conexão de alta qualidade e uma alta taxa de upload;
  • Fones de ouvido: os fones de ouvido são usados ​​como feedback para que a emissora ouça o que está sendo transmitido e faça ajustes, como aumentar ou diminuir o volume, para que fique na posição correta;
  • Mesa de som: este dispositivo é opcional, mas adequado para rádios maiores, e sua programação requer uma qualidade superior de mixagem de áudio e tecnologia de controle de microfone;
  • Microfone: não só para tocar música, mas também para ter um locutor para fazer entrevistas, reportar notícias, etc., o que é indispensável para as rádios.

Leia mais: Equipamentos para rádio online: quais são os melhores?

5 Dicas para uma boa programação Ao Vivo

Para quem sente dificuldade na montagem da programação de web rádio para uma transmissão ao vivo, preparamos algumas dicas para você ter eficiência.

Duração do programa

Ao fazer programas de rádio, determinar com antecedência a duração das atrações é outro fator importante. Saber o que será dessa vez é fundamental para definir quais informações serão entregues, como serão entregues e, se for uma sessão de música, também ajudará na seleção das músicas.

Gênero da rádio

O tipo de gênero da rádio deve ser claramente definido. Você pode explorar diversos temas musicais como música pop, rock, música universitária e gospel, ou ser mais ousado e investir em mais rádios de notícias para conquistar seu espaço no dia a dia de quem gosta de ser informado.

Tema principal

Não importa qual projeto você deseja iniciar, ele precisa ser cuidadosamente projetado. Se o objetivo é fazer um programa de rádio, não é diferente. Anote qual é a real intenção deste plano: manter as pessoas informadas, divertir o público, promover um momento de animação ou reflexão?

Assim que terminar, é mais fácil continuar o processo de criação de um canal. Seja em uma emissora externa ou na própria transmissão online, uma definição clara desse assunto é essencial para podermos transmitir essa atração.

Público-alvo

Quando você aborda o assunto do programa e sua própria emissora ou o tipo de emissora que buscará para veicular a atração, a definição do público-alvo merece atenção e precisa ser feita.

Conheça os perfis dessas pessoas! Procure pesquisas de comportamento do consumidor ou dados anteriores divulgados por estações de rádio como inspiração. Você também pode usar a mídia social como o Facebook para iniciar suas próprias pesquisas e criar um conteúdo mais direcionado.

Roteiro dos blocos

Os blocos devem ser também programados com antecedência. Spots e vinhetas customizadas devem fazer parte da programação, ajudando a rentabilizar seu novo negócio e tornar a transmissão mais profissional.

Nunca se esqueça que para produzir um programa de rádio com sucesso é preciso produzir com qualidade, respeitar o público-alvo e seguir o plano. Seguindo essas dicas, você estará pronto para ter sucesso na programação.

Como vimos, apenas conhecimento de transmissões ao vivo ou de planejamento de programação não são suficientes para um bom funcionamento de uma web rádio, os softwares e equipamentos são necessários também. 

Da mesma forma, os softwares e equipamentos não são suficientes sem um bom plano de programação. Sendo assim, é muito importante se atentar a todos os detalhes e se dedicar para que a sua transmissão ao vivo seja uma das melhores disponíveis na internet.

Leia também: 4 Erros que Locutores Amadores Cometem ao Transmitir Rádio Ao Vivo

Tags
Compartilhe esse Post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *