15 Ideias de Frases Para Iniciar e Finalizar o Programa de Rádio

Os programas de rádio continuam sendo meios de comunicação muito ouvidos e consumidos, embora haja uma tendência cada vez maior de meios de comunicação voltados à internet. 

Por isso mesmo, os programas de rádio tem se reinventado para oferecer aos seus ouvintes conteúdos de qualidade, inclusive com frases criativas para rádio para chamar a atenção dos ouvintes, e se tornar o bordão do programa.

Além disso, muitos outros fatores devem ser considerados ao começar um programa de rádio além do conteúdo de qualidade, como as frases criativas para iniciar e finalizar o programa, temáticas que engajem o público-alvo, ideias criativas que os ouvintes gostem, e temáticas que engajem um público novo. 

Quer saber o que é preciso para fazer um programa de rádio, o que falar e frases criativas para iniciar e finalizar o programa? Então, não deixe de conferir o artigo.

Como fazer um programa de rádio?

Inicialmente, para fazer um programa de rádio é preciso definir quem vai ser o público-alvo e quais temáticas serão apresentadas no decorrer dos programas. 

Desse modo, ao escolher o público-alvo as temáticas abordadas no programa devem ser determinadas pensando se atrairia esse público, mas só com o tempo é possível perceber o que atrai e fideliza esse público.

Em seguida, é preciso organizar o programa para rádio, ou seja, é necessário planejar o projeto do que será abordado, quais os recursos utilizados nos segmentos técnicos e administrativos, e definição da equipe, conforme o perfil do programa de rádio.

Logo após, é preciso desenvolver pautas importantes para os ouvintes, pois para fidelizar ouvintes é necessário que ele saiba que o conteúdo abordado na rádio é relevante.

Além disso, importante considerar que sem ouvintes, não há programa, logo as demandas da audiência devem ser consideradas, por exemplo, se o seu público gosta de ouvir notícias jornalísticas, e esses ouvintes são fixos, não deixe de colocar essas notícias.

Por fim, considerando o que seus ouvintes gostam, não quer dizer que você deve apenas abordar essas temáticas, gradualmente explore inovações na programação, por exemplo, você pode passar notícias jornalísticas e incrementar com comentários de humor no fim e ver o que o seu público achou.

O que falar no programa de rádio? 

O que falar em um programa de rádio, vai variar de acordo com o segmento do programa, o público-alvo, as pautas e temáticas definidas, contudo, há aspectos de fala comuns em todos os programas de rádios.

Inicialmente, o que deve ser falado no programa de rádio são frases criativas para rádio que se tornem o bordão do programa, aquilo que o ouvinte lembrará sempre que ouvir o nome do programa, ou algo relacionado a rádio. Essa frase deve ser simples e acompanhada de saudações como “olá” “oi” “opa”.

Em seguida, partimos para a estrutura do que será falado na rádio em geral, nesse momento, os conteúdos serão voltados para o público-alvo, seus ouvintes, ou seja, pode ser temas jornalísticos, esportes, músicas, signos, fofocas.

No decorrer do programa, ocorrem comerciais naturais de todo programa de rádio, contudo, nesse momento, você deve instigar seus ouvintes a não saírem dali, para isso você deve revelar o que virá logo após, serão tocadas músicas? Ou vai falar de esportes? O importante é fazer com que seus ouvintes se interessem e não deixem de ouvir o programa.

Por último, você deve finalizar o programa, mais uma vez aposte em frases criativas para rádio e que aprofundaremos a seguir.

Leia também: Como escrever um texto para locução de rádio?

15 Frases criativas para iniciar o programa de rádio

Para iniciar o programa é interessante trazer frases criativas para rádio, por isso, traremos algumas dicas:

  1. Bom dia, bom dia, bom dia, estamos de volta e queremos desejar um ótimo dia para você;
  2. Boa tarde, queridos ouvintes, partir de agora, você poderá conferir na rádio X, o programa Y;
  3. Boa noite, está começando agora o programa Y, o melhor programa de rádio onde você fica bem informado;
  4. Bom dia, você está na rádio X;
  5. Seja bem-vindo esta é rádio X;
  6. Bom dia, mais um dia aqui na rádio X, onde você fica bem informado;
  7. Se tá na rádio X, tá na boa;
  8. Aonde quer que você esteja, saiba que está muito bem sintonizado na rádio X;
  9. Essa é a rádio X, que alegria ter você conosco mais um dia;
  10. Aqui na rádio X, só tocamos as melhores;
  11. Eu e você, vamos juntos na rádio X até as 12 horas;
  12. Você está acompanhando a programação 10 do seu rádio;
  13. Que bom ter você conosco mais um dia, aqui na rádio X;
  14. Esta é a sintonia mais gostosa do seu rádio;
  15. Eu sou o locutor Y e continuo com você na rádio X.

Frases para finalizar o programa 

As frases para finalizar o programa, são tão importantes quanto as do início e devem ser frases criativas para rádio e chamar a atenção dos seus ouvintes para que retornem ao programa no dia seguinte. Segue as dicas de frases para finalizar o programa:

  1. Estamos encerrando o programa Y, na rádio X;
  2. Boa noite queridos ouvintes, está chegando ao fim o programa Y, nos vemos amanhã;
  3. Tenham um ótimo dia, e até amanhã;
  4. Nos vemos amanhã, nesse mesmo lugar e nesse mesmo horário;
  5. Até amanhã, queridos ouvintes, te espero nesse mesmo lugar e nesse mesmo horário;
  6. Boa tarde, que seu dia seja iluminado, não esqueça que amanhã temos um encontro marcado.

Sendo assim…

Estruturar um programa de rádio requer a consideração de diferentes fatores como público-alvo, temáticas abordadas, pautas e frases criativas para rádio para iniciar e concluir o programa. Enfim, são aspectos importantes que devem ser pensados previamente.

Além disso, o locutor deve saber cativar o público com a entonação da voz, as frases ditas, as chamadas entre um comercial e outro, abordando as temáticas/programas apresentados a seguir, para que o público continue engajado e escutando o programa de rádio.

Por fim, o programa deve ser concluído com uma frase criativa que os ouvintes possam reconhecer o programa, ao ouvir essa frase.

Leia também: Abertura de Programa de Rádio: 5 formas de fazer uma abertura

9 Comments

  1. sergio mendes de souzasays:

    Gostaria de receber Frases românticas para serem Inceridas como Vinhetas no meu programa de radio FM

    1. Olá Sergio, acredito que no Google você consiga encontrar muito material para utilizar na sua rádio, tendo novidades iremos colocar em nosso blog 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *