Taaqui

Curso locutor de radio: vale a pena para sua web rádio?

curso de locutor de radio
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A dúvida sobre fazer um curso de locutor de radio está em sua mente? Você sonha em fazer parte deste meio de comunicação  que atinge milhares de pessoas? Seja para melhorar a transmissão na sua rádio ou uma estação em que você tem o sonho de trabalhar.

Uma ótima maneira de melhorar sua transmissão é aprendendo as técnicas em uma curso de locutor de rádio, mas será que é isso mesmo que você quer? A melhor forma de descobrir se é uma boa escolha para você é entendendo melhor o que um curso de locutor de rádio pode agregar em sua vida. Esse conteúdo está aqui só para te explicar isso de forma que você consiga clarear a mente e entender o que é melhor no seu caso. Vamos lá!

Qual é a diferença entre radialista e locutor de radio?

Esses dois termos se tornam um para quem não é do mundo da rádio. Mas, eles não são a mesma coisa. É importante você entender para não ter suas expectativas frustradas durante o curso. Nosso objetivo é trazer uma visão sem fantasias, pé no chão, que vai te levar em direção a colocar seus sonhos e planos em ação, sem perder mais tempo assistindo os outros conquistarem os próprios desejos.

Agora, você irá focar em parar de assistir os outros e comandar sua própria vida. Com conhecimento muito do que você deseja é possível.

Então, vamos entender a diferença entre radialista e o locutor da rádio. Radialista é como qualquer profissional de mídia transmitida por ondas, como rádio e TV, são chamados. Isso significa que o Produtor de TV é radialista, assim como o locutor e o apresentador de TV.

Já o locutor de rádio é o profissional que trabalha transmitindo a mensagem através da sua voz, como peças audiovisuais e propagandas.

O que é preciso para ser locutor de radio?

Olha, depende de onde você quer chegar. Você pode usar o curso para melhorar sua locução, mas com ele também é possível trabalhar como radialista. Para trabalhar em emissores a preferência é por quem tem curso superior em jornalismo, comunicação e áreas correlatas.

Os melhores caminhos para quem está começando são as rádios comunitárias e rádios online porque esses setores estão em expansão por todo o Brasil. É o momento de aproveitar.

Um curso de capacitação vai te ajudar a ter ferramentas para começar em rádio de pequenas ou de médio porte, assim, você ganha experiência. E, se decidir fazer um curso superior já terá noção do que é trabalhar em uma rádio. Logo, poderá decidir de forma mais acertada.

No entanto…

Não existe curso que forma especificamente o locutor de rádio, você precisa unir uma série de cursos e experiência que te ajude a alcançar a primeira vaga.

Porque os requisitos educacionais para locutores variam. Os locutores de rádio normalmente precisam de um diploma de bacharel em jornalismo, radiodifusão ou comunicação, junto com a experiência de trabalho adquirida em estágios ou trabalhando em sua estação de rádio ou televisão universitária.

Os programas de transmissão da faculdade oferecem cursos, como voz e dicção, para ajudar os alunos a melhorar suas qualidades vocais. Além disso, esses programas preparam os alunos para trabalhar com o computador e equipamentos de áudio e software usados em estúdios de rádio e televisão.

Mas, se quiser usar o curso de locutor de rádio para te ajudar na sua própria transmissão de rádio, também é um bom caminho porque sabemos que uma boa programação é ideal, mas o locutor também tem um peso importante e define se os ouvintes vão voltar ou não a assistir sua rádio.

Leia também: 4 Erros que Locutores Amadores Cometem ao Transmitir Rádio Ao Vivo

Habilidades importantes que um curso de locutor de radio vai te ajudar a desenvolver:

Conhecimentos de informática. 

Quem busca avançar como locutor de rádio, seja para a sua web rádio ou como carreira,  deve ter bons conhecimentos de informática e ser capaz de usar computadores, equipamento de edição e outros dispositivos relacionados à transmissão.

Habilidades interpessoais. 

Os locutores de rádio devem ser capazes de entrevistar convidados e atender ligações no ar.

Persistência

O ingresso nesta ocupação é muito competitivo, e muitos testes podem ser necessários para uma oportunidade de trabalhar no ar. Muitos locutores de rádio iniciantes precisam estar dispostos a trabalhar para uma estação pequena e ser flexíveis para se mudar para um mercado pequeno para garantir seu primeiro emprego.

Habilidades de pesquisa

Os locutores de rádio  devem pesquisar os tópicos importantes do dia para ter conhecimento suficiente para comentá-los durante o programa.

Habilidades de fala

Os locutores devem ter voz agradável e bem controlada, bom timing e pronúncia excelente.

Habilidades de escrita

 Os anunciantes precisam de boas habilidades de escrita porque normalmente escrevem seu próprio material.

Quanto tempo dura um curso de locutor de radio?

Depende do curso, alguns curso de locutor de radio têm até 300h de aulas, que devem durar cerca de 2 a 6 meses dependendo da frequência de aula.

Um curso de locutor de radio pode me ajudar a melhorar minha transmissão?

Sem sombra de dúvidas, se você tem uma rádio web e faz a locução da sua rádio, um curso de locutor só tem a somar boas habilidades em pouco tempo. Além disso, o curso vai acrescentar em networking na área, o que é de extrema importância para qualquer um que deseja ter um negócio de sucesso.

Mas me diga uma coisa…

Restou alguma dúvida sobre o curso de locutor de rádio? Valer a pena, vale. Qualquer ação que te ajude a evoluir no seu objetivo é válida, ainda mais quando vem acrescido com a oportunidade de fazer boas parcerias. Mas, o nosso objetivo é te ajudar a ter uma rádio de sucesso ou atingir seu sonho de ser locutor de rádio. Pensando nisso, estamos à disposição para tirar qualquer dúvida que você precisar, é só deixar nos comentários porque sempre respondemos.

O próximo passo…

Cadastre-se em nossa lista de conteúdo, estamos sempre enviando dicas, novidades na área de web rádio e promoções. Preencha o formulário abaixo e cadastre-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *