Taaqui

Toda web rádio precisa veicular conteúdo jornalístico?

O conteúdo jornalístico se trata de abordar temas atuais, como notícias nacionais e internacionais sobre finanças, saúde, futebol, entretenimento. É interessante mencionar que devido a tantas inovações tecnológicas, os meios de comunicação como um todo tiverem que se reinventar para cumprir as novas exigências do público, como, por exemplo, estar disponível em celulares, online e trazer temas atuais e de qualidade.

Ademais, os programas de rádio, geralmente costumam trazer temáticas variadas com notícias jornalísticas de temas diversificados, até porque a legislação de radiodifusão destaca que emissoras de rádio devem contar com pelo menos 5% de seu horário para trazer temáticas jornalísticas.  Quer conhecer mais sobre essa temática de conteúdo jornalístico? Então, confira o artigo.

Como fazer um bom programa jornalístico?

Para fazer um bom programa jornalístico, é necessário, inicialmente trazer conteúdo jornalístico de qualidade e de acordo com o público-alvo do programa.

O público-alvo será definido de acordo com o seu conteúdo jornalístico, porque não adianta você definir que irá trazer um conteúdo de notícias de esportes, se o seu público está mais interessado em jogos. Obviamente, um programa de rádio não trará apenas conteúdo de esporte ou de jogos, há uma diversificação, o que ajuda a manter a audiência consistente, mas também trazer novos ouvintes. 

Quanto ao conteúdo de qualidade, não adianta trazer qualquer coisa, é necessário procurar sites confiáveis, com informações seguras, relevantes a seus ouvintes e que agregue valor para os mesmos.

Além disso, o trabalho sobre conteúdos e pautas abordadas no programa deve ser sempre acompanhada, a audiência aumentou, baixou, o que aconteceu. Muitas vezes, para fazer um bom programa jornalístico, é necessário estar em equilíbrio com o conteúdo consistente e que fixa um público mais específico e um conteúdo inovador que atrai outro público ao seu programa.

Toda rádio precisa veicular conteúdo jornalístico?

A legislação de radiodifusão não traz que é obrigatório que programas tragam conteúdo jornalístico especificamente, contudo, traz um destaque para que emissoras de rádio e televisão coloquem pelo menos 5% de sua programação diária para transmitir serviços de notícias. 

Então, essas notícias jornalísticas se tratam de informes sobre relatos ou acontecimentos atuais de importância e interesse para sociedade, e de forma a ser compreendido pelo público. 

4 Dicas de como criar uma estrutura de rádio jornalística 

Defina o público-alvo e a temática jornalística

Inicialmente, é importante definir o público-alvo que o programa deseja atingir e isso pode ser determinado de acordo com o conteúdo jornalístico trazido, porque, como mencionado acima esse conteúdo pode ter uma temática mais ampla, desde acontecimentos atuais sobre saúde, a conhecimentos atuais sobre futebol.

E embora, um programa de rádio trate sobre temáticas diversas, é necessário definir uma mais específica para ter um público mais consistente. 

E dependendo do público que se deseja alcançar algumas coisas terão que ser adaptadas  como a linguagem, por exemplo, não adianta definir um público que gosta de estar informado, mas não tem conhecimentos de termos técnicos e científicos, e trazer esses termos rebuscados, a linguagem deve ser clara e acessível ao público.

Desenvolva pautas importantes para o público

As pautas que seu programa trará deverá ter um conteúdo jornalístico de qualidade é importante para seu público-alvo, até porque isso chamará sua atenção e fidelizará os mesmos, uma vez que saberão que ao ligar o rádio em seu programa terão acesso a conteúdos de qualidade e que agrega valor em sua vida.

Por exemplo, se uma rádio sabe que seu público-alvo inclui pessoas que andam de carro e caminhão, trarão coberturas de trânsito em cidades específicas, visto que sabem que esse conteúdo é relevante e agrega valor para seus ouvintes.

Manter a constância e regularidade nessas situações é essencial, mas também é possível avaliar os feedbacks de seu público.

Organize o seu programa para rádio

Para gerar um conteúdo jornalístico de qualidade é preciso planejamento, ou seja, organizar o projeto é essencial, assim como determinar os recursos que serão usados nos segmentos administrativos ou técnicos.

Nesse sentido, é preciso definir a programação que será ao vivo, a que será gravada até porque envolverá investimentos, sua equipe, deverá ser escolhida conforme o perfil da programação abordada em sua rádio, pois eles serão responsáveis também por sintonizar seus ouvintes.

Outra parte fundamental da organização é determinar a linguagem utilizada, independente, ela deverá ser clara, objetiva e breve.

Considere as demandas da audiência

Sua audiência é seu norte, então, é preciso considerar as demandas da audiência. Em dado momento, é possível que uma rádio queira aumentar seu alcance, mas é preciso tomar cuidado para não perder a audiência já fixa.

Por exemplo, se no sábado a noite a rádio transmite um programa para ouvintes que curtem música eletrônica e já tem um audiência considerável que gosta desse conteúdo, e de repente muda para transmissão de conteúdos futebolísticos, é bem provável que percam esse público consistente.

Inove sua programação

Como mencionado acima, considerar as demandas da sua audiência e quem é seu público-alvo, mas isso não quer dizer que não deve trazer inovações. No mundo atual, as mudanças têm sido mais veloz, e para se manter nos meios de comunicação, principalmente depois da chegada da internet é preciso se reinventar, inovar.

Por exemplo, se você promove conteúdos jornalísticos em seu programa, e percebe que há abertura para trazê-las de forma mais despojada e divertida, isso pode ser um grande destaque no meio.

Uma web rádio é um meio de comunicação que se adequou às novas exigências do mercado e dos ouvintes, desse modo, para fazer um bom programa de rádio é preciso trazer conteúdo jornalístico de qualidade, atrativo ao público e confiável.

Entre manter um público consistente e ganhar novos ouvintes, é preciso planejamento e cautela, para não perder o público já existente e trazer novos conteúdos que chamem novos ouvintes a ouvir seu programa e ao mesmo interesse os que já estão estabelecidos.

As inovações devem sempre estar presentes, e, ao mesmo tempo, é preciso sempre ouvir as demandas e feedbacks dos ouvintes da sua rádio.

Então é isso espero que vocês tenham gostado deste conteúdo e se ficou com alguma dúvida é só deixar abaixo nos comentários.

Leia também: Está com dificuldades para manter a audiência da sua rádio?

 

Tags
Compartilhe esse Post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *