Como montar uma rádio comunitária 

Quer montar uma rádio comunitária, mas ainda não sabe por onde começar e como legalizar?

Neste artigo vamos explicar tudo o que precisa saber para iniciar a sua rádio com economia e garantia do sucesso de sua emissora.

A rádio comunitária tem tido um grande crescimento a cada dia que passa, tanto em fidelizar ouvintes quanto em novas estações que estão surgindo. 

Com a chegada do distanciamento social a rádio ganhou força, nunca houve melhor momento para iniciar sua própria estação de rádio comunitária na internet.

O grande impulsionador da adoção de rádios comunitárias é o aumento do uso de celulares – O advento de dispositivos como smartphones e tablets está criando uma era de ouro para o rádio. 

Sintonizar seu rádio favorito não se restringe mais a só ouvir em casa.

Os ouvintes podem se conectar à sua estação de qualquer lugar do mundo conforme sua conveniência.

Com 91% dos brasileiros ouvindo rádio por mês, exclusivamente, por meio de seus laptops, tablets e dispositivos móveis é o impulso que você precisa para criar sua rádio.              

Aqui vamos explicar tudo o que precisa saber para montar sua rádio comunitária, veja abaixo:

  • Como montar uma rádio comunitária legalizada               
  • Como montar uma rádio comunitária evangélica 
  • O que precisa para montar uma rádio comunitária               
  • Equipamentos para montar uma rádio comunitária   
  • O que uma rádio comunitária não pode fazer?
  • Qual a diferença entre a rádio comunitária e a comercial?

Como montar uma rádio comunitária legalizada

O primeiro passo para legalizar uma rádio comunitária é criar uma Associação Comunitária com todos os cargos determinados e um comitê para cuidar da administração da rádio.

Essa associação será mantenedora do projeto, a regra é que seja sem fins lucrativos seguindo a legislação brasileira.

Criou a Associação? Agora vamos para o próximo passo.

2- O segundo passo para legalização é enviar os documentos para o Ministério das Telecomunicações, primeiro, é necessário fazer download do formulário no site do Ministério das Comunicações (http://www.mc.gov.br/radio-comunitaria/formulariospegue)

Nesse documento você precisa enviar os dados da Associação e realizar o pedido de inclusão da sua rádio comunitária.

3- Agora é preciso aguardar a publicação do “Aviso de habilitação” no Diário Oficial da União ou na Página do Ministério das Comunicações.

Lá você vai ter a informação sobre os municípios que serão aceitos. 

No Diário Oficial aparecerão os nomes das entidades que fizeram o pedido inicial, após este primeiro aviso outras Associações poderão entrar em concorrência para a habilitação da rádio comunitária. 

Se sua rádio estiver na lista, no prazo estipulado pelo Ministério das Comunicações apresente os documentos que serão solicitados.

4- A documentação enviada será analisada pelo Minicom e eles decidirão quais associações terão a habilitação para iniciar a Rádio Comunitária. 

O Ministério da Comunicação publica no Diário Oficial da União uma lista das rádios autorizadas a funcionar, segundo a legislação ainda é preciso aguardar a decisão da Casa Civil e o Congresso Federal para operar legalmente.

5- O Congresso analisa e autoriza a emissora a iniciar a rádio comunitária, esse processo pode ser demorado, porém, válido para aqueles que desejam representar sua comunidade de forma genuína.

Como montar uma rádio comunitária evangélica 

Monte uma rádio comunitária evangélica para entender o processo de montar uma rádio comunitária evangélica do zero, clique no link acima e veja como funciona.

O que precisa para criar uma rádio comunitária

Antes da Internet, criar uma estação de rádio comunitária era um processo caro e confuso. 

Felizmente, os avanços na tecnologia significam que hoje a criação de sua própria estação de rádio comunitária pode ser feita de forma incrivelmente rápida e com o mínimo de barulho.

Para montar sua rádio comunitária online é preciso alguns equipamentos, veja a seguir quais são os equipamentos ideais.

Microfone

Você sempre pode começar com um microfone mais barato até encontrar a configuração certa para você, mas se quiser ter uma estação de rádio comunitária com som profissional, vale a pena investir em um bom microfone. 

O microfone que você escolher tem um grande efeito na qualidade do áudio e seus ouvintes irão apreciar isso.

Se você está procurando começar imediatamente com uma configuração barata e alegre, experimente um microfone USB,é uma ótima maneira de começar, pois, é plug and play.

Computadores, laptops ou qualquer dispositivo conectado à Internet

Você pode transmitir sua estação de rádio comunitária de praticamente qualquer dispositivo, seja um laptop, computador desktop, tablet ou qualquer outro dispositivo conectado à Internet.

Se você deseja transmitir uma estação de som profissional, pode ser benéfico verificar se o dispositivo que você está usando para fazer suas transmissões tem uma boa placa de som. 

Quanto melhor for a placa de som, melhor será o som da transmissão para os ouvintes.

Plataforma online de rádio

Agora que você já tem os equipamentos básicos para montar uma rádio comunitária online o próximo passo é ter uma plataforma para armazenar todo o seu conteúdo e servir de “vitrine” para atrair novos ouvintes.

Com uma plataforma de rádio completa como a da Taaqui sua rádio ganha um site próprio, Autodj, músicas, nós reunimos tudo o que precisa em um só lugar saiba mais.

São medidas que facilitam o ouvinte a se conectar com a sua emissora através do celular e encontrar a sua rádio através do Google.

Como você pode perceber a rádio online tem vantagem sobre a rádio tradicional que necessita de diversos equipamentos profissionais e caros, se o dinheiro está escasso e deseja ter sua rádio, uma plataforma de rádio online é a melhor opção para iniciar.

O que uma rádio comunitária não pode fazer?

Emissoras de rádio comunitárias não podem veicular qualquer tipo de propaganda ou receber patrocínio comercial de acordo com a Lei nº 9.612 /98 que institui o serviço de radiodifusão comunitária no Brasil.

Qual a diferença entre a rádio comunitária e a comercial?

O objetivo da rádio comunitária é servir a comunidade, atendendo todos os gostos.

A diferença da rádio comercial e comunitária é sua restrição a ser explorada comercialmente.

A rádio comercial é habilitada a reproduzir propagandas desde que não infrinja a legislação vigente, além disso, a rádio comercial possui um alcance maior que a rádio comunitária, mas isso não impede que você tenha uma rádio comunitária de sucesso.

Desde que realize programações para fidelizar seus ouvintes, não terá problema sua rádio ter um alcance menor.

Nosso objetivo é ajudar você a ter uma rádio comunitária de sucesso que agrade seus ouvintes por isso criamos a plataforma de rádio web completa para te ajudar nesse processo.

Este conteúdo esclareceu suas dúvidas sobre criar uma rádio comunitária? Deixe seu comentário é muito importante para nós.

 

8 Comments

        1. Olá Dinho, geralmente em rádios comunitárias podem ter anúncios, apenas prefeitura e projetos sociais se não estou enganado é que não há custos para divulgar. Mas dá uma pesquisada, sempre bom realmente entender a lei, para não ter nenhum problema jurídico. Um forte abraço e sucesso! 💙

    1. Olá Cláudio, o blog é apenas uma forma de trazermos conteúdo de uma forma mais simplificada, nosso telefone é apenas para comercialização de nosso produto de criação de rádios online, caso deseje conversar com nossa equipe comercial pode entrar neste link: https://zap.taaqui.org

    1. Camila Corrêasays:

      Olá, agradecemos pelo seu comentário! Você pode ter parcerias com lojas e lucrar com divulgação. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *