Taaqui

Vinhetas para rádio: Como criar em 8 minutos?

vinheta pata radio
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você sabia que as vinhetas para rádio são um recurso que pode te ajudar a manter o ouvinte interessado por mais tempo? O tempo médio de atenção do público no digital caiu de 12 segundos para  8 segundos, segundo uma pesquisa científica realizada pela consultoria WGSN Mindset.

Para manter o ouvinte conectado com sua rádio hoje em dia é necessário usar artifícios para manter o interesse. A vinheta começou a ser usada na Idade Média e sofreu várias atualizações, mas não perdeu sua função principal. 

Nem o efeito que causa no ouvinte, por isso é um recurso utilizado nos meios de comunicação até os dias de hoje. Aqui você irá aprender tudo que precisa para começar a fazer suas vinhetas, melhorar o engajamento do seu público e ganhar dinheiro com sua rádio também. Vamos lá?!  

O que são as vinhetas para rádio?

Só entendendo o que realmente é uma vinheta de rádio e suas funções, você conseguirá usá-la e colher os efeitos. A vinheta é uma peça que une um script (falado) e efeitos sonoros ou musicais, serve para identificar e referenciar marca, patrocinadora, inícios e saídas de programas, emissora de rádio. Sua estrutura usa frases curtas e simples com o objetivo de chama a atenção do ouvinte sobre o que ele está prestes a ouvir ou o que acabou de ouvir, 

Resumindo a vinheta marca transições. Existem alguns tipos de transições para usar as vinhetas na rádio e vamos conversar sobre ela no próximo tópico. Dura apenas alguns segundos, mas é o suficiente para quebrar o padrão, chamar a atenção do ouvinte e criar conexão.

A música causa efeitos em nosso corpo. A vinheta aproveita esses efeitos para quebrar um padrão e chamar atenção do ouvinte. Isso é importante porque geralmente os ouvintes estão fazendo outras coisas enquanto escutam a rádio e acabam perdendo a atenção fácil.

Tipos de vinhetas para rádio

Já entendemos que a vinheta marca um período de transição e pode ser usada para divulgar marcas e patrocinadores. Mas como usá-la? Bom, você pode aproveitar as vinhetas em muitos momentos. Além disso, ela vai ajudar a organizar sua programação, marcando o momento de cada evento. Veja abaixo como você pode usá-la.

Vinheta de abertura

Programada antes de iniciar o programa, é utilizada para transmitir uma mensagem rápida como nome do programa.

Vinheta de encerramento

Programada após o encerramento do programa, é utilizada para anunciar o programa ou evento encerrado.

Vinheta de passagem

Essa vinheta é utilizada para marcar os intervalos comerciais. 

Vinheta de Mídia 

Essa vinheta é utilizada para referenciar o patrocinador na abertura ou encerramento de programas. 

Vinheta de Reforço 

Essa vinheta é utilizada para reforçar o spot, para melhor identificação do produto. Ela é breve e serve para que o consumidor grave a marca do anunciante. 

 Esses são alguns tipos de vinhetas muito usadas nas rádios. Misture e escolha quais quer usar e monetizar. Não precisa fazer o uso de todas ao mesmo tempo, teste e veja como sua audiência reage. E atente-se para não deixar sua programação pesada, a vinheta tem a função de quebrar o padrão e chamar atenção, mas o uso em excesso pode ter efeito contrário. Use com bom senso.

Lei também: Como conseguir patrocínio para web rádio?

Como criar vinhetas para rádio?

Reuni 4 passos simples para te ajudar nessa tarefa. Vamos lá!

1- Para onde vamos?

Aonde você quer chegar? Qual é seu objetivo com a vinheta? Esse é o passo número um. O perfil do seu público pode te ajudar a escolher uma direção, pesquise e entenda quais são as preferências do seu ouvinte, é importante que ele se identifique com ela para criar conexão.

E adapte as suas vinhetas o que sentir de seu público, está tudo mudando o tempo todo, o coronavírus está mudando o comportamento do consumidor, então, inove e teste o que funciona melhor para seu público levando em consideração as características deles.

Por exemplo, um público de 15 a 20 anos reage igual ou público de 40 a 50 anos? Não, então é importante entender a especificidade do seu público em específico. É muito fácil, use as redes sociais, faça perguntas, enquetes e peça sugestões do seu público. Analise a concorrência, preste atenção em que os seguidores comentam, o que gostam e o que não gostam.

Dedique-se!

2-  Liberte a imaginação

Você já tem um objetivo a perseguir e recolheu informações valiosas sobre interesses dos ouvintes, agora é só liberar a imaginação. Coloque todas as ideias no papel, achando boas ou ruins. Só escreva!

Mas lembre-se: são mensagens curtas e rápidas. Não fuja do objetivo que você definiu no primeiro passo. Anote o objetivo e perfil do público no topo do papel ou arquivo em que estiver criando o roteiro. E pergunte-se se você está saindo ou não do objetivo.

Jargões, trocadilhos e figuras de linguagem são ferramentas que podem te ajudar a deixar uma mensagem curta e interessante.

3- Adapte-se durante a locução

 Já sabe para onde vamos? Então adapte o estilo da locução de acordo com os objetivos da vinheta. Lembre-se que as palavras usadas devem ser fáceis, se na hora da locução você perceber que está com dificuldade de pronunciar, troque por um sinônimo mais fácil para você.

Lembre-se use um tom contagiante e alegre

4- Um toque de emoção

A música vai te ajudar nessa missão, É hora de escolher os efeitos e músicas. Elas são capazes. Estudos já mostraram que a música pode ter efeitos no cérebro e liberar o “hormônio do prazer”(dopamina). Lembre-se de focar no gosto do público em todas as escolhas.

E de testar sempre. A melhoria tem que ser contínua, então busque sempre mudar, inovar e tentar sempre.

Como baixar vinhetas grátis? 

Algumas vinhetas para rádio você consegue baixar de graça ou comprar. Todo investimento vale a pena, mas se não puder comprar agora deixei uma vinheta gratuita para você. Use o google para pesquisar outras e encontrar mais vinhetas gratuitas. Elas vão salvar por um tempo e te ajudar a testar como seu público reage. Mas você já sabe fazer sua própria vinheta, se ficar alguma dúvida deixe no comentário.

O que achou deste artigo? Deixe nos comentários.

2 comentários em “Vinhetas para rádio: Como criar em 8 minutos?”

  1. Faça parte de uma associação comunitária que tem uma radio e vou fazer um programa com piblico alvo a nosss comunidade quero fazer um programa alegre e participativo.
    Gostaria de ser orientado.
    Obrigado
    TONINHO DE DEUS

    1. Que bacana Toninho, estamos sempre colocando conteúdos novos em nosso blog e também em nossas redes sociais. Continue nós acompanhando pois estaremos sempre com novidades, sucesso meu querido! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *