Vinhetas para rádio: Como criar em 8 minutos?

Você sabia que as vinhetas para rádio são um recurso que pode te ajudar a manter o ouvinte interessado por mais tempo? O tempo médio de atenção do público no digital caiu de 12 segundos para  8 segundos, segundo uma pesquisa científica realizada pela consultoria WGSN Mindset.

Para manter o ouvinte conectado com sua rádio hoje em dia é necessário usar artifícios para manter o interesse. A vinheta começou a ser usada na Idade Média e sofreu várias atualizações, mas não perdeu sua função principal. 

Nem o efeito que causa no ouvinte, por isso é um recurso utilizado nos meios de comunicação até os dias de hoje. Aqui você irá aprender tudo que precisa para começar a fazer suas vinhetas, melhorar o engajamento do seu público e ganhar dinheiro com sua rádio também. Vamos lá?!  

O que são as vinhetas para rádio?

Só entendendo o que realmente é uma vinheta de rádio e suas funções, você conseguirá usá-la e colher os efeitos. A vinheta é uma peça que une um script (falado) e efeitos sonoros ou musicais, serve para identificar e referenciar marca, patrocinadora, inícios e saídas de programas, emissora de rádio. Sua estrutura usa frases curtas e simples com o objetivo de chama a atenção do ouvinte sobre o que ele está prestes a ouvir ou o que acabou de ouvir, 

Resumindo a vinheta marca transições. Existem alguns tipos de transições para usar as vinhetas na rádio e vamos conversar sobre ela no próximo tópico. Dura apenas alguns segundos, mas é o suficiente para quebrar o padrão, chamar a atenção do ouvinte e criar conexão.

A música causa efeitos em nosso corpo. A vinheta aproveita esses efeitos para quebrar um padrão e chamar atenção do ouvinte. Isso é importante porque geralmente os ouvintes estão fazendo outras coisas enquanto escutam a rádio e acabam perdendo a atenção fácil.

Tipos de vinhetas para rádio

Já entendemos que a vinheta marca um período de transição e pode ser usada para divulgar marcas e patrocinadores. Mas como usá-la? Bom, você pode aproveitar as vinhetas em muitos momentos. Além disso, ela vai ajudar a organizar sua programação, marcando o momento de cada evento. Veja abaixo como você pode usá-la.

Vinheta de abertura

Programada antes de iniciar o programa, é utilizada para transmitir uma mensagem rápida como nome do programa.

Vinheta de encerramento

Programada após o encerramento do programa, é utilizada para anunciar o programa ou evento encerrado.

Vinheta de passagem

Essa vinheta é utilizada para marcar os intervalos comerciais. 

Vinheta de Mídia 

Essa vinheta é utilizada para referenciar o patrocinador na abertura ou encerramento de programas. 

Vinheta de Reforço 

Essa vinheta é utilizada para reforçar o spot, para melhor identificação do produto. Ela é breve e serve para que o consumidor grave a marca do anunciante. 

 Esses são alguns tipos de vinhetas muito usadas nas rádios. Misture e escolha quais quer usar e monetizar. Não precisa fazer o uso de todas ao mesmo tempo, teste e veja como sua audiência reage. E atente-se para não deixar sua programação pesada, a vinheta tem a função de quebrar o padrão e chamar atenção, mas o uso em excesso pode ter efeito contrário. Use com bom senso.

Lei também: Como conseguir patrocínio para web rádio?

Como criar vinhetas para rádio?

Reuni 4 passos simples para te ajudar nessa tarefa. Vamos lá!

1- Para onde vamos?

Aonde você quer chegar? Qual é seu objetivo com a vinheta? Esse é o passo número um. O perfil do seu público pode te ajudar a escolher uma direção, pesquise e entenda quais são as preferências do seu ouvinte, é importante que ele se identifique com ela para criar conexão.

E adapte as suas vinhetas o que sentir de seu público, está tudo mudando o tempo todo, o coronavírus está mudando o comportamento do consumidor, então, inove e teste o que funciona melhor para seu público levando em consideração as características deles.

Por exemplo, um público de 15 a 20 anos reage igual ou público de 40 a 50 anos? Não, então é importante entender a especificidade do seu público em específico. É muito fácil, use as redes sociais, faça perguntas, enquetes e peça sugestões do seu público. Analise a concorrência, preste atenção em que os seguidores comentam, o que gostam e o que não gostam.

Dedique-se!

2-  Liberte a imaginação

Você já tem um objetivo a perseguir e recolheu informações valiosas sobre interesses dos ouvintes, agora é só liberar a imaginação. Coloque todas as ideias no papel, achando boas ou ruins. Só escreva!

Mas lembre-se: são mensagens curtas e rápidas. Não fuja do objetivo que você definiu no primeiro passo. Anote o objetivo e perfil do público no topo do papel ou arquivo em que estiver criando o roteiro. E pergunte-se se você está saindo ou não do objetivo.

Jargões, trocadilhos e figuras de linguagem são ferramentas que podem te ajudar a deixar uma mensagem curta e interessante.

3- Adapte-se durante a locução

 Já sabe para onde vamos? Então adapte o estilo da locução de acordo com os objetivos da vinheta. Lembre-se que as palavras usadas devem ser fáceis, se na hora da locução você perceber que está com dificuldade de pronunciar, troque por um sinônimo mais fácil para você.

Lembre-se use um tom contagiante e alegre

4- Um toque de emoção

A música vai te ajudar nessa missão, É hora de escolher os efeitos e músicas. Elas são capazes. Estudos já mostraram que a música pode ter efeitos no cérebro e liberar o “hormônio do prazer”(dopamina). Lembre-se de focar no gosto do público em todas as escolhas.

E de testar sempre. A melhoria tem que ser contínua, então busque sempre mudar, inovar e tentar sempre.

Como baixar vinhetas grátis? 

Algumas vinhetas para rádio você consegue baixar de graça ou comprar. Todo investimento vale a pena, mas se não puder comprar agora deixei uma vinheta gratuita para você. Use o google para pesquisar outras e encontrar mais vinhetas gratuitas. Elas vão salvar por um tempo e te ajudar a testar como seu público reage. Mas você já sabe fazer sua própria vinheta, se ficar alguma dúvida deixe no comentário.

O que achou deste artigo? Deixe nos comentários.

4 Comments

  1. Toninho de Seussays:

    Faça parte de uma associação comunitária que tem uma radio e vou fazer um programa com piblico alvo a nosss comunidade quero fazer um programa alegre e participativo.
    Gostaria de ser orientado.
    Obrigado
    TONINHO DE DEUS

    1. Que bacana Toninho, estamos sempre colocando conteúdos novos em nosso blog e também em nossas redes sociais. Continue nós acompanhando pois estaremos sempre com novidades, sucesso meu querido! 😀

  2. Glovane Gomessays:

    Muto obrigado pelo incentivo destas dicas super importante. Tenho muita vontade de criar uma web rádio mas o que impede é as minha condições financeiras que não posso pagar um plano. Mas mesmo assim fico muito satisfeito pela consideração em me dar apoio e incentivo. Que Deus abençoe a todos que fazem a taaqui. Um enorme abraço.

    1. Ah que legal Giovane, ficamos super felizes em contribuir um pouco pelo seu desenvolvimento, conte conosco sempre. Temos certeza que chegará a oportunidade de está junto conosco e desenvolvendo sua rádio. Um grande abraço e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *