5 Formas de Fazer Uma Abertura de Programa de Rádio

Todos os caminhos que vamos dar início em nossa vida precisam de um começo positivo, como levantar de manhã animado ou ir até uma entrevista de emprego e causar uma impressão boa nos seus entrevistadores sem ter que falar muito, coisas desse tipo. No entanto, o sucesso muitas vezes é precedido pelo bom começo. Isso também serve para abertura de programa de rádio, já que para chamar a atenção do seu público, é preciso ter uma introdução muito boa e atraente.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar sobre a importância de uma abertura de qualidade. O locutor recisa começar o programa de uma forma que prenda os seus ouvintes. Assim, se você for um locutor e está se perguntando qual a importância da abertura do seu programa ou como você pode fazer uma, acompanhe nosso artigo e aprenda 5 formas de fazer uma abertura sensacional para seu programa de rádio.

Porque fazer uma abertura para o programa de rádio? 

Sabia que, de acordo com a psicóloga e autora Susan Weinsheck, se o programa não conseguir chamar a atenção do ouvinte e prendê-lo nos primeiros 7 segundos dele, provavelmente, esse ouvinte não vai querer voltar a ouvir aquilo. Ou seja, isso mostra como a abertura no programa de rádio é importante. O programa de rádio precisa começar da forma mais atraente possível, pois só assim os ouvintes vão permanecer naquele canal por mais tempo e se interessar pelo o que está por vir no desenrolar da programação do dia.

Além disso, faz com que eles também tenham interesse no dia seguinte, o que acaba criando uma fidelidade entre o ouvinte e o programa. O que não faltam hoje em dia são programas de rádio, principalmente com a difusão da internet. Então, se quiser que o seu programa tenha destaque entre os demais, você precisa criar uma abertura única. Veja os 5 passos que vão te ajudar a criar uma abetura sensacional para seu programa de rádio

Use vinhetas

As vinhetas nada mais são do que algo parecido com uma assinatura para o seu programa ou estação. Isto é, através dos recursos de sound branding, o seu programa vai criar uma marca própria para representá-lo. Sendo assim, as vinhetas podem ser jingles curtos, cantorias, músicas ou até mesmo falada. Geralmente, as rádios fazem um mix de uma música com o anúncio do programa e isso também é usado para os anúncios de publicidade ou coisas do tipo.

A principal função das vinhetas é deixar claro para aquele ouvinte que ele está ouvindo a sua rádio, sintonizado naquela estação. Por isso, as vinhetas também devem ser fáceis de memorizar. Quando o ouvinte ouvir aquele toque, ele vai se recordar do seu programa facilmente. A credibilidade do programa vai aumentar muito ao usar vinhetas próprias nele, principalmente, se elas forem usadas durante os momentos certos, como a abertura. Veja como criar vinhetas em 8 minutos.

Inspire-se com outras aberturas de programas de rádio

Se você está enfrentando problemas em criar uma abertura ou encontrar uma vinheta interessante, sem ao menos saber como ela pode parecer, então, se inspirar agora não vai ser em vão. Assim, o melhor a fazer é buscar pelas rádios locais ou mais famosas do país e observar como elas se comportam, como elas usam as vinhetas e abertura do programa de rádio delas. Não estamos falando para você copiar a vinheta, mas sim usá-la como inspiração para sua criatividade. Veja algumas das rádios que possuem aberturas famosas no Brasil:

  • Vinheta da Jovem Pan 2 FM;
  • Band FM SP;
  • Vinheta da estação 97,7 Rock FM;
  • Abertura do programa Gil Gomes.

Existem muitas estações de rádio hoje em dia, então, basta ligar o seu rádio no seu celular e buscar algum programa local, pois, provavelmente ele também pode servir de inspiração no fim das contas. Além disso, as frases de abertura mais famosas nas rádios são aquelas que começam com algum tipo de saudação, como um simples boa noite, seguido pelo nome da estação e do programa, além, claro, do nome do locutor.

Elabore o texto

Para além das vinhetas, como já estávamos falando, estão as frases de abertura, ou seja, o texto. O texto também deve, depois de informar quem está no comando da locução, convencer o ouvinte e seduzí-lo para continuar sintonizado naquela estação. Assim como as vinhetas, o texto também precisa ter a identidade daquele programa. Por isso, observe a programação do dia do programa e a use como forma de instigar a curiosidade nos seus ouvintes, falando um pouco sobre o que vai ser debatido no programa daquele dia sem entregar o ouro, mas criando curiosidade, por exemplo.

Um exemplo disso, é caso seu programa de rádio vá…

…fazer uma entrevista com algum convidado polêmico e conhecido, então, você pode falar um pouco sobre o assunto da entrevista na sua abertura. Isso, com certeza, vai deixar muitos ouvintes curiosos para continuar ouvindo o programa até o momento da entrevista.

Outro ponto que você deve ficar atento no texto é ser o mais direto possível. Lembra que a gente falou dos 7 segundos e como eles são valiosos na abertura? Então, não é mais indicado que você fique enrolando as informações no começo do programa. Seja direto e tente deixar tudo muito bem claro nos poucos segundos de abertura. Depois que você escrever o seu texto, faça uma revisão e pense se algumas palavras realmente precisam estar ali. Aqui tem mais dicas para te ajudar a elaborar o texto para locução de rádio.

Peça Feedback sobre a abertura do seu programa de rádio

Qual a melhor forma de saber se os seus ouvintes estão ou não gostando daquela abertura? Claro que é perguntando diretamente para eles. A opinião do ouvinte deve ser tratada como algo muito valioso para a saúde do programa de rádio, então sempre dê atenção a essa parte fundamental da sua programação. Você pode fazer um rápido anúncio durante a locução perguntando se as pessoas gostaram da abertura e que podem deixar a opinião delas na caixa de mensagens da rádio, seja online ou até mesmo pelo Whatsapp. Se a sua web rádio tiver redes sociais, vai ser mais fácil ainda saber o feedback dos ouvintes.

Teste sem medo de errar

Você nunca vai saber se algo funciona ou não, se você deixar aquilo escondido para sempre. Então, teste a sua abertura do programa de rádio sem ter medo de errar, pois isso é normal. Se você errar, vai saber onde errou e quais são os pontos fortes e fracos da abertura que você escreveu. Quanto mais cedo você saber da eficácia da sua abertura, mais rápido você pode consertá-la e garantir a permanência dos seus ouvintes.

Conclusão

Agora que você viu nossas dicas, vai ficar muito mais fácil escrever o seu texto de abertura e usar as vinhetas com sabedoria. Lembre-se que você tem apenas alguns segundos para fisgar a atenção e curioso do seu ouvinte durante o começo do programa, então use-os com muita cautela e estudo. Se você conseguir dominar esses fatores, isso já vai ser um pontapé muito bom para o restante da sua transmissão e para atrair novos ouvintes.

 

10 Comments

  1. David Cabralsays:

    Quero agradecer pela dica. Sou professor e para manter os alunos atentos as aulas online criei um tipo de rádio pelo celular por podcast. A galera está adorando. Então toda ajuda será bem-vinda

    1. Que bacana David, excelente iniciativa, parabéns! Continue acompanhando, vamos está preparando sempre novos conteúdos para ajudar a você e seus alunos, conte conosco! 😀

      1. Ívonete pessoasays:

        Quero aqui agradecer as dicas ,que me ajudaram bastante ,eu já faço Rádio mas algum tempo estava afastada e estou voltando agora e as dicas de vocês mexeram um ânimo para continuar fazendo o que gosto e amo fazer , gratidão 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *