Dicas para locutores

Padrão

Quais os segredos para ser um bom locutor?

Apesar da diferença de estilos e de cada locutor ter um estilo próprio, o que torna o processo muito pessoal, é interessante dar uma olhada na lista abaixo.
São várias dicas que vão lhe ajudar a melhorar sua locução, ou até mesmo orientar os locutores de sua emissora.

1. Ouça bastante o rádio, seja um bom ouvinte. Quanto mais se ouve, mais se conhece, mais se aprende.

2. Entenda o que você está falando e verifique o conteúdo dos textos. Melhor do que a voz é o que se fala, seu conteúdo.

3. Relaxe antes do trabalho. A inspiração e expiração do ar de maneira compassada, juntamente com a contração seguida de relaxamento dos músculos das pernas e braços, ajudam bastante.

4. Livre de tensão, a voz é produzida de maneira natural.

5. Cuide com a entonação. Por exemplo: “Ele vem… Ele vem?”

6. Quanto maior o número de repetições por segundo, mais aguda a voz (crianças e mulheres) e quanto menor o número de repetições p/segundo, mais grave a voz.

7. Determinantes da voz: o físico, a emoção, a cultura, a altura, a intensidade, o timbre.

8. Voz desagradável é: a gutural, áspera, peitoral, suspirante, nasal, abafada, rouca, seguida, chorosa, etc.

9. Fale para uma pessoa particular, não para todos os ouvintes: “agora a hora certa para VOCÊ não perder seu compromisso…”, “e agora a previsão do tempo para VOCÊ se prevenir…”. E não assim: “e agora a previsão do tempo para vocês.”

10. Tenha pelo menos 7 horas de sono por dia.

11. Evite líquidos excessivamente gelados.

12. Lembre-se: quando estamos agitados e excitados, nossa respiração torna-se rápida e irregular. O oposto, traz respiração harmônica, regular, lenta e suave.

13. Na comunicação geral, seja soft, fale sorrindo, com simpatia, não de maneira austera ou autoritária. Seja sobretudo entusiasta. Muito entusiasmo!

14. Amarre o ouvinte na programação: – Daqui a pouco você vai ouvir esta música (e exibe um pedaço da música); – Logo após os comerciais, você vai ouvir Fulano de tal é um programa especial que você conhece; – Em seguida, estará chegando aquele seu programa esperado…; – Daqui a pouco uma dica de saúde…

15. Nunca tente copiar uma pessoa. Preste atenção em todos e forme o seu estilo. Não force sua natureza para copiar o estilo de outra pessoa.

16. Leia bem o texto antes de apresentá-lo no ar. Cuide com a pronúncia de nomes, numerais e já saiba onde parar para respirar. Fale o texto sem dar a impressão de leitura.

17. Não leia o texto com pressa. Procure finalizar as frases com reservas de ar. Seja cortês e respeite o ouvinte ao falar.

18. Mantenha-se sempre bem informado. Saiba o que está acontecendo: dia do que é hoje, como se pronuncia o nome que está sendo manchete na mídia do momento…

19. Não faça comentários sem autorização, muito menos se não tiver conhecimento.

20. Seja organizado no estúdio.

21. Cuide para não deixar o microfone aberto em momentos inoportunos.

22. Sempre anuncie e desanuncie um programa dizendo quando ele volta.

23. Na troca de locutores, conversas amistosas, mencione o nome do locutor, preparar previamente com descontração. Não fale coisas negativas, não ofenda ao colega e evite falar sobre o tempo. Lembre-se: o bom profissional de Rádio é avaliado pela sua originalidade, poder de síntese, criatividade, improvisação, carisma e por sua voz bem colocada.

Leave a Reply


*